Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16410
Tipo do documento: Tese
Título: O primeiro governo Vargas (1930-1945) e o ensino de Geografia: os livros didáticos e a construção nacional
Título(s) alternativo(s): The first Vargas government (1930-1945) and the teaching of Geography: textbooks and national construction
Autor: Araujo, Isabella Belmiro 
Primeiro orientador: Sampaio, Monica Machado
Primeiro membro da banca: Antunes, Charlles da França
Segundo membro da banca: Couto, Marcos Antonio Campos
Terceiro membro da banca: Maia, Eduardo José Pereira
Quarto membro da banca: Moreira, Ruy
Resumo: No Brasil, a Geografia institucional se fortaleceu a partir da década de 1930, justamente coincidindo com as políticas públicas do primeiro governo do então Presidente Getúlio Dornelles Vargas (1930-1945). Tais ações não foram despropositais, uma vez que a consolidação do Estado Nacional estava em voga e, como já estudado por alguns autores, a Geografia possuía, e ainda possui, saberes estratégicos para tal consolidação. Além disso, apesar da disciplina escolar Geografia já estar presente nos currículos escolares há mais de um século, é a partir da década de 1930 que a educação brasileira passa a se configurar como um sistema de ensino nacional e também como um poderoso meio de difundir ideologias que pudessem contribuir para a propaganda governamental. Nesse contexto, os livros didáticos se apresentaram como o meio propício de propagar a ideia de construção nacional via processo formal de educação. Por isso, destacamos as obras didática de dois renomados autores: Carlos Miguel Delgado de Carvalho e Aroldo de Azevedo. Essa escolha deveu-se pela influência que ambos tinham no cenário institucional, editorial e escolar, além da grande influência do eixo Rio-São Paulo sobre a produção e comercialização de manuais escolares para todo o Brasil. Para isso, realizamos a pesquisa em arquivos à procura de fontes primárias, assim como nos amparamos em autores que já possuem contribuições para o campo da História da Geografia.
Abstract: In Brazil, institutional geography was strengthened from the 1930s, precisely coinciding with the public policies of the first government of then President Getúlio Dornelles Vargas (1930-1945). Such actions were not unreasonable, since the consolidation of the National State was in vogue and, as already studied by some authors, Geography had and still has strategic knowledge for such consolidation. In addition, despite the fact that the school discipline Geography has been present in school curricula for more than a century, it is from the 1930s that Brazilian education started to be configured as a national education system and also as a powerful means of spreading ideologies. that could contribute to government propaganda. In this context, textbooks were presented as the propitious means of spreading the idea of national construction through the formal process of education. For this reason, we highlight the didactic works of two renowned authors: Carlos Miguel Delgado de Carvalho and Aroldo de Azevedo. This choice was due to the influence that both had in the institutional, editorial and school scenario, in addition to the great influence of the Rio-São Paulo axis on the production and commercialization of school manuals for the whole of Brazil. For this, we carry out research in archives looking for primary sources, as well as we rely on authors who already have contributions to the field of History of Geography.
Palavras-chave: Geography teaching
Vargas government
Didatic books
Ensino de Geografia
Governo Vargas
Era Vargas
Construção Nacional
Geografia – Estudo e ensino – Brasil
Geografia – História
Livros didáticos
Brasil – Política e governo – 1930-1945
Brasil – História – 1930-1945
National Construction
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA::GEOGRAFIA URBANA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citação: ARAUJO, Isabela Belmiro. O primeiro governo Vargas (1930-1945) e o ensino de Geografia: os livros didáticos e a construção nacional, 2020. 300f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16410
Data de defesa: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Isabella Belmiro Araujo - 2020 - Completa.pdf5,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.