Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16417
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Narrativas de experientes professores de inglês sobre a aula particular: campo frutífero para a observação de práticas centradas no aprendiz |
Título(s) alternativo(s): | Experienced English Teachers’ stories about one-to-one English classes: a fruitful field to observe student-centered teaching practices |
Autor: | Silva, Tessi Carvalho da ![]() |
Primeiro orientador: | Cardoso, Janaina da Silva |
Primeiro membro da banca: | Arantes, Poliana Coeli Costa |
Segundo membro da banca: | Carmo, Aline Cristina Oliveira do |
Resumo: | Este estudo investiga o processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua es-trangeira por meio de aulas particulares. Objetiva-se pesquisar como professores particulares de inglês avaliam as necessidades dos seus alunos, selecionam a maneira de ensiná-los e o material didático que será utilizado nas aulas particulares. Entre os temas abordados estão: ensino de inglês como língua estrangeira, métodos e abordagens de ensino de inglês como língua estrangeira, pós-método, ensino de inglês para fins específicos e análise de necessidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa para a qual foram selecionados como participantes professores de inglês que possuem vasta experiência em lecionar este idioma por meio de aulas particulares. Entrevista semiestruturada e narrativas de si foram as técnicas escolhidas para a coleta de dados. Como suporte teórico, contou-se com o embasamento de diversos autores, entre eles: Brown (2007); Gaskell (2002); Hutchinson e Waters (1987); Kumaravadivelu (2003, 2006, 2009); Oliveira (2014); Rajagopalan (2013); Rocha (2004); Richards e Rodgers (1993, 2001) e Wilkins (1994) |
Abstract: | This study investigates the teaching/learning process of English as a foreign language in the context of one-to-one classes. Therefore, its aim is to research how private English teachers evaluate their students’ needs, select the soundest way to teach them and the best didactic material to use in their private classes. Among the topics covered are: teaching Eng-lish as a foreign language, methods and approaches of English teaching as a foreign language, post-method, teaching English for specific purposes and needs analysis. This is a qualitative research in which English teachers who possess vast experience in teaching one-to-one classes were selected to take part in. Semi-structured interview and autobiographical narratives were the techniques chosen for data collection. As a theoretical support, several authors were researched, among them: Brown (2007); Gaskell (2002); Hutchinson e Waters (1987); Kumaravadivelu (2003, 2006, 2009); Oliveira (2014); Rajagopalan (2013); Rocha (2004); Richards e Rodgers (1993, 2001) e Wilkins (1994) |
Palavras-chave: | Aulas particulares Análise de necessidades Ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira Pós-método One-to-one classes Needs Analysis Teaching English as a foreign language Post-method Língua inglesa - Estudo e ensino Professores de inglês - Avaliação Língua inglesa - Métodos de ensino |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Tessi Carvalho da. Narrativas de experientes professores de inglês sobre a aula particular: campo frutífero para a observação de práticas centradas no aprendiz. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16417 |
Data de defesa: | 31-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Tessi Carvalho da Silva - 2019 - Completa.pdf | 814,69 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.