Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16417
Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas de experientes professores de inglês sobre a aula particular: campo frutífero para a observação de práticas centradas no aprendiz
Título(s) alternativo(s): Experienced English Teachers’ stories about one-to-one English classes: a fruitful field to observe student-centered teaching practices
Autor: Silva, Tessi Carvalho da 
Primeiro orientador: Cardoso, Janaina da Silva
Primeiro membro da banca: Arantes, Poliana Coeli Costa
Segundo membro da banca: Carmo, Aline Cristina Oliveira do
Resumo: Este estudo investiga o processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua es-trangeira por meio de aulas particulares. Objetiva-se pesquisar como professores particulares de inglês avaliam as necessidades dos seus alunos, selecionam a maneira de ensiná-los e o material didático que será utilizado nas aulas particulares. Entre os temas abordados estão: ensino de inglês como língua estrangeira, métodos e abordagens de ensino de inglês como língua estrangeira, pós-método, ensino de inglês para fins específicos e análise de necessidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa para a qual foram selecionados como participantes professores de inglês que possuem vasta experiência em lecionar este idioma por meio de aulas particulares. Entrevista semiestruturada e narrativas de si foram as técnicas escolhidas para a coleta de dados. Como suporte teórico, contou-se com o embasamento de diversos autores, entre eles: Brown (2007); Gaskell (2002); Hutchinson e Waters (1987); Kumaravadivelu (2003, 2006, 2009); Oliveira (2014); Rajagopalan (2013); Rocha (2004); Richards e Rodgers (1993, 2001) e Wilkins (1994)
Abstract: This study investigates the teaching/learning process of English as a foreign language in the context of one-to-one classes. Therefore, its aim is to research how private English teachers evaluate their students’ needs, select the soundest way to teach them and the best didactic material to use in their private classes. Among the topics covered are: teaching Eng-lish as a foreign language, methods and approaches of English teaching as a foreign language, post-method, teaching English for specific purposes and needs analysis. This is a qualitative research in which English teachers who possess vast experience in teaching one-to-one classes were selected to take part in. Semi-structured interview and autobiographical narratives were the techniques chosen for data collection. As a theoretical support, several authors were researched, among them: Brown (2007); Gaskell (2002); Hutchinson e Waters (1987); Kumaravadivelu (2003, 2006, 2009); Oliveira (2014); Rajagopalan (2013); Rocha (2004); Richards e Rodgers (1993, 2001) e Wilkins (1994)
Palavras-chave: Aulas particulares
Análise de necessidades
Ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira
Pós-método
One-to-one classes
Needs Analysis
Teaching English as a foreign language
Post-method
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores de inglês - Avaliação
Língua inglesa - Métodos de ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SILVA, Tessi Carvalho da. Narrativas de experientes professores de inglês sobre a aula particular: campo frutífero para a observação de práticas centradas no aprendiz. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16417
Data de defesa: 31-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Tessi Carvalho da Silva - 2019 - Completa.pdf814,69 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.