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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16426
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Alfama, Mouraria e Bairro Alto:distintas territorialidades e a constituição de processos diferenciados de territorialização do fado na cidade de Lisboa |
Título(s) alternativo(s): | Alfama, Mouraria and Bairro Alto: different territorialities and the constitution of differentiated processes of territorialization of the fado in the city of Lisbon |
Autor: | Souza, Ricardo Nicolay de ![]() |
Primeiro orientador: | Corrêa, Aureanice de Mello |
Primeiro membro da banca: | Jesus, Gilmar Mascarenhas de |
Segundo membro da banca: | Andrade, Julia Santos Cossermelli de |
Terceiro membro da banca: | Fernandes, Cíntia Sanmartin |
Quarto membro da banca: | Barbosa, Jorge Luiz |
Resumo: | O fado, canção popular urbana cujas origens remontam ao século XIX português, semiografa, atualmente, distintos territórios culturais na cidade de Lisboa. Neste trabalho, procurou-se compreender e analisar os processos iidentitários, as territorialidades e os movimentos de territorialização–desterritorialização e reterritorialização– engendrados pelo fado em três bairros tradicionais da capital portuguesa, nomeadamente Alfama, Mouraria e Bairro Alto, e que propiciam a criação de geossímbolos, novas territorialidades e outras identidades, além de reforçarem a ideia já consagrada destes bairros como os territórios culturais do fado por excelência. A partir desta análise, foram produzidos mapas temáticos dos territórios do fado em Lisboa. Com base na Geografia Humana, em especial na Geografia Cultural, foi adotado um viés teórico-conceitual que relaciona a discussão entre território, territorialidades, paisagem sonora e conivente, como também a representação identitária. O percurso metodológico foi pensado com base em uma abordagem qualitativa, definindo o estudo de caso como delineamento principal da pesquisa, e objetivando compreender o fenômeno estudado dentro de seu contexto. Para tal, foram levados em conta três fontes de dados: a pesquisa documental; a observação direta e participante; e a entrevista, fundamentada na história oral. Além dos métodos clássicos citados anteriormente, foram utilizados a história do fado e também a de seus personagens, bem como os poemas, que serviram para ilustrar os pontos levantados ao longo do trabalho com o intuito de reforçar identidades e trazer à tona lembranças e memórias. O suporte histórico proposto se dá a partir de 1974, ano que se deflagrou a Revolução dos Cravos, até a atualidade, levando em consideração a importância da data tanto para a história de Portugal quando para a própria história do fado. |
Abstract: | The fado, urban popular song whose origins go back to the 19th century Portuguese, semiografa, currently, different cultural territories in the city of Lisbon. In this work, we seek to understand and analyze the identity processes, territorialities and movements of territorialization -deterritorialization and reterritorialization -engendered by fado in three traditional neighborhoods of the Portuguese capital, namely Alfama, Mouraria and Bairro Alto, which creation of geosymbols, new territorialities and other identities, besides reinforcing the already consecrated idea of these districts as the cultural territories of fado par excellence. From this analysis, thematic maps of the fado territories were produced in Lisbon. Based on Human Geography, especially in Cultural Geography, a theoretical-conceptual bias was adopted that relates the discussion between territory, territorialities, soundscape and conniving, as well as identity representation. The methodological course was designed based on a qualitative approach, defining the case study as the main outline of the research, and aiming to understand the phenomenon studied within its context. To do so, three sources of data were taken into account: documentary research; direct and participant observation; and the interview, based on oral history. In addition to the classic methods mentioned above, the history of fado and also of its characters, as well as the poems, were used to illustrate the points raised throughout the work in order to reinforce identities and bring up me mories and memories. The historical support proposed is from 1974, the year that the Carnation Revolution began, to date, taking into account the importance of the date both for the history of Portugal and for the history of fado itself. |
Palavras-chave: | Landscape Territory Territoriality Identity process Fado Paisagem Território Territorialidade Processos identitários Geografia humana – Portugal Paisagem cultural – Portugal Territorialidade humana – Portugal Identidade cultural – Portugal |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | NICOLAY, Ricardo. Alfama, Mouraria e Bairro Alto: distintas territorialidades e a constituição de processos diferenciados de territorialização do fado na cidade de Lisboa. 2018. 199 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16426 |
Data de defesa: | 20-Jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Geografia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Ricardo Nicolay de Souza - 2018 - Completa.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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