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Tipo do documento: Dissertação
Título: Verdadeiro Deus & verdadeiro homem: Calcedônia e receptividade cristológica em 451
Título(s) alternativo(s): True God & true man: Chalcedon and christological receptivity in 451
Autor: Silva, Claudio Mota da 
Primeiro orientador: Ferreira Neto, Edgard Leite
Primeiro coorientador: Cruz, Bruna Dutra De Oliveira Soalheiro
Primeiro membro da banca: Bueno, André da Silva
Segundo membro da banca: Teixeira, Claudia Barbosa
Resumo: O estudo sobre a formação da linguagem cristológica no Concílio de Calcedônia, em 451, propôs um itinerário que atravessou momentos importantes para a estruturação do pensamento cristão. O contato com a documentação das atas conciliares de Calcedônia apontou três circunstâncias que foram relevantes para formulação da cristologia calcedônica. A primeira ocorre com os registros do Sínodo de Constantinopla, em 448, onde é relatada a participação de eclesiásticos e não-eclesiásticos julgando temas relacionados à acusação e condenação do monge Eutiques e de seus ensinamentos cristológicos. A segunda com os registros do Concílio de Éfeso realizado em 449, em que as questões relacionadas à cristologia de Eutiques, à sua reabilitação e à deposição de personagens de referência tornaram-se centrais. A terceira trata diretamente com os eventos que fizeram parte do Concílio de Calcedônia. Observamos os debates acerca da linguagem cristológica mediados pelos oficiais da corte imperial ao presidirem as sessões conciliares sob os interesses do imperador Marciano, uma relação intercambiável entre os representantes eclesiásticos ocidentais e orientais para elaboração de uma fórmula cristológica alinhada aos seus interesses e a existência de uma história da cristologia que aponta em um recorte temporal específico os vestígios de um mundo cristão dividido.
Abstract: The study on the formation of the Christological language at the Council of Chalcedon, in 451, proposed an itinerary that went through important moments for the structuring of Christian thought. The contact with the documentation of the conciliar minutes of Chalcedon pointed out three circumstances that were relevant for the formulation of Chalcedon Christology. The first occurs with of the registries Synod of Constantinople, in 448, where it reports the participation of ecclesiastics and non-ecclesiastics judging themes related to the accusation and condemnation of the monk Eutiques and his Christological teachings. The second with the registries of the Council of Ephesus held in 449, in which the issues related to the Christology of Eutiques, its rehabilitation and the deposition of reference characters became central. The third deals directly with the events that were part of the Council of Chalcedon. We observe the debates about the Christological language mediated by the officers of the imperial court when presiding over the conciliar sessions under the interests of the Emperor Marciano. It‘s in interchangeable relationship between the Western and Eastern ecclesiastical representatives for the elaboration of a Christological formula aligned to their interests and the existence of a history of Christology that points in a specific time frame traces of a divided Christian world.
Palavras-chave: Council of Chaledonia
Christology
Church
Byzantine State
Historia
Concílios ecumênicos
Jesus Cristo – Personalidade e missão
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA, C.M. Verdadeiro Deus & verdadeiro homem: Calcedônia e receptividade cristológica em 451. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16432
Data de defesa: 24-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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