Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16435
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A construção de histórias em quadrinhos na evolução dos modelos atômicos: uma proposta de aprendizagem significativa |
Título(s) alternativo(s): | The construction of comics in the evolution of atomic models: a meaningful learning proposal |
Autor: | Silva, Josineide Alves da ![]() |
Primeiro orientador: | Almeida, Lidiane Aparecida de |
Primeiro membro da banca: | Porto, Cláudio Maia |
Segundo membro da banca: | Merçon, Fabio |
Terceiro membro da banca: | Godinho, Cresus Fonseca de Lima |
Resumo: | Essa Dissertação apresenta uma proposta para o ensino do tema Evolução dos Modelos Atômicos para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Tal proposta envolve o uso da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) para promover uma aprendizagem significativa, em que o aluno é sujeito do processo e o professor, mediador do conhecimento. A pesquisa foi realizada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) em turmas do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, auxiliada de mapas mentais, que foram aplicados antes e depois das atividades envolvendo as HQs. A proposta de pesquisa objetivou motivar o estudante a buscar novos conhecimentos através das HQs, as quais foram construídas coletivamente entre alunos e professor. O produto indicado é um guia para professor com caminhos que auxiliem o trabalho docente com o recurso pedagógico das HQs. |
Abstract: | This dissertation presents a proposal for teaching the theme Evolution of Atomic Models for students in the 9th grade of elementary school. Such proposal involves the use of the language of Comics to promote meaningful learning, in which the student is the subject of the process and the teacher, mediator of knowledge. The research was conducted at the Fernando Rodrigues da Silveira Application Institute (CAp-UERJ) in 9th grade classes of Elementary School. The research methodology was qualitative, aided by mental maps, which were applied before and after the activities involving the comics. The research proposal aimed to motivate the student to seek new knowledge through comic books, which were built collectively between students and teacher. The indicated product is a guide for teachers with paths that help the work with the pedagogical resource of comic books. |
Palavras-chave: | Chemistry teaching Meaningful learning Comics Química – Estudo e ensino Aprendizagem – Histórias em quadrinhos – Ensino de química Aaprendizagem significativa Histórias em quadrinhos |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira |
Programa: | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Citação: | SILVA, Josineide Alves da. A construção de histórias em quadrinhos na evolução dos modelos atômicos: uma proposta de aprendizagem significativa. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16435 |
Data de defesa: | 27-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao - Josineide Alves da Silva - 2020 - Completa.pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.