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Tipo do documento: Tese
Título: Impressões do Amazonas (1851 a 1910): memória gráfica e o desenho do circuito de comunicação impressa
Título(s) alternativo(s): Impressions of Amazonas (1851-1910): graphic memory and the design of the printed communication circuit
Autor: Pereira, Rômulo do Nascimento 
Primeiro orientador: Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
Primeiro membro da banca: Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros
Segundo membro da banca: Freire, José Ribamar Bessa
Terceiro membro da banca: Páscoa, Márcio Leonel Farias Reis
Quarto membro da banca: Mesquita, Otoni Moreira de
Resumo: A motivação para a realização desse trabalho partiu da identificação, pelo autor, da oportunidade de se avançar em pesquisas sobre a produção gráfica na Amazônia como contri- buição para a história do design e da cultura material brasileira. Pretendeu-se, especificamente, descrever o processo de instalação e desenvolvimento da atividade de produção gráfica no Amazonas de 1851 a 1910. A base metodológica adotada inspira-se nos estudos que vêm sendo produzidos pelo grupo Memória Gráfica, a partir dos quais foram aprimorados procedimentos e técnicas de coleta, análise e fichamento dos artefatos estudados. A maior parte dos produtos impressos analisados são jornais, além de edições e folhetos governamentais, revistas, almana- ques, anúncios e efêmeros. A despeito da heterogeneidade dos artefatos encontrados e do amplo recorte temporal, procurou-se unificar o modelo de registro para preservar os diferentes dados sobre a sua produção gráfica e o circuito profissional ao qual pertencem. O que permitiu à in- vestigação, junto a diversas referências e trabalhos, articular o estudo em três arcos que buscam caracterizar melhor as etapas de desenvolvimento da atividade gráfica amazonense, a saber: (I) nascente impressa – fase inicial com os primeiros marcos desde a instalação da pioneira oficina tipográfica (1851) e o surgimento dos primeiros agentes do circuito de comunicação impressa até a fixação de atividade e início da diversificação do produto impresso tendo como marco o registro de uma das primeiras edições literárias do Amazonas (1869); (II) o estabelecimento tipográfico em dois tempos – etapa observada a partir de um número maior de fontes dispo- níveis, quase sempre jornais, e neles os anúncios, notas e informações gráficas a partir de 1870 até 1889, que propiciaram uma narrativa mais detalhada sobre os profissionais gráficos, e a expansão e modernização do circuito, apesar da permanência de antigas limitações; (III) im- pressões da belle époque – período de intensas trocas comerciais e de grande progresso material em Manaus com reflexos direto na ampliação, modernização e especialização da atividade gráfica a partir do uso de novos processos de impressão, composição e reprodução da imagem, que exigiram maior planejamento dos produtos impressos publicados com grande perícia e melhor acabamento de 1890 a 1910. A tese propiciou ainda a organização e visualização de cenários e informações produzidas a partir dos registros nas fichas e de apontamentos tomados de outras fontes, como o extenso uso da plataforma da Hemeroteca Digital da Biblioteca Na- cional. Ao se estudar a memória gráfica e o desenho do circuito de comunicação impressa no Amazonas observou-se a ampliação e diversas mudanças na paisagem tipográfica e na cultura impressa local no intervalo de apenas 60 anos. Um movimento que o trabalho captou em diver- sas impressões que também fazem a crônica do desenvolvimento econômico, social e cultural da região amazônica.
Abstract: The motivation for carrying out this work came from the identification, by the author, of the opportunity to advance in research on graphic production in the Amazon as a contribution to the history of Brazilian design and material culture. It was intended, specifically, to describe the process of installation and development of the graphic production activity in Amazonas from 1851 to 1910. The methodological basis adopted is inspired by the studies that have been produced by the group Memória Gráfica, from which they were improved procedures and techniques for collecting, analyzing and filing the studied artifacts. Most of the printed products analyzed are newspapers, in addition to government editions and leaflets, magazines, almanacs, advertisements and ephemera. Despite the heterogeneity of the artifacts found and the wide time frame, we tried to unify the registration model to preserve the different data on their gra-phic production and the professional circuit to which they belong. This allowed the investi-gation, together with several references and works, to articulate the study in three arcs that seek to better characterize the stages of development of the graphic activity in Amazonas, namely: (I) source print – initial phase with the first milestones since the installation from the pioneering typographic workshop (1851) and the emergence of the first agents of the printed communication circuit to the establishment of activity and the beginning of the diversification of the printed product with the landmark of registering one of the first literary editions of Amazonas (1869); (II) the typographic establishment in two times – a stage observed from a greater number of available sources, almost always newspapers, and in them the advertisements, notes and graphic information from 1870 to 1889, which provided a more detailed narrative about the graphic professionals and the expansion and modernization of the circuit, despite the existence of old limitations; (III) impressions from belle époque – a period of intense commercial exchanges and great material progress in Manaus with direct consequences for the expansion, moderni- zation and specialization of the graphic activity through the use of new printing, composition and image reproduction processes, which required greater planning of printed products published with great expertise and better finishing from 1890 to 1910. The thesis also provided the organization and visualization of scenarios and information produced from the records in the forms and notes taken from other sources, such as the extensive use of the platform of the digital collection from Biblioteca Nacional of Brazil. When studying the graphic memory and the design of the printed communication circuit in Amazonas, it was observed the expansion and several changes in the typographic landscape and in the local printed culture in the interval of just 60 years. A movement that the research captured in several impressions that also chronicle the economic, social and cultural development of the Amazon region.
Palavras-chave: Design history
Brazilian Graphic Memory
Cultural Memory of Amazonas
Printed
Graphic design
Graphics
História do Design
Memória gráfica brasileira
Memória Cultural do Amazonas
Impressos
Design gráfico
Artes gráficas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: PEREIRA, Rômulo do Nascimento. Impressões do Amazonas (1851 a 1910): memória gráfica e o desenho do circuito de comunicação impressa. 2020. 607 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16438
Data de defesa: 16-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

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