Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16443
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas culturais em escolas públicas: um estudo de caso nas escolas estaduais da Regional Serrana I
Título(s) alternativo(s): Cultural practices in public schools: a case study in state schools of Regional Serrana I
Autor: Corbett, Luis Felipe Quaresma 
Primeiro orientador: Santos, Myrian Sepúlveda dos
Primeiro membro da banca: Garchet, Helena Maria Bomeny
Segundo membro da banca: Azevedo, Lia Calabre de
Resumo: Como as escolas públicas lidam com as atividades culturais e artísticas dentro de suas práticas educativas? Esta é a principal questão que se propõe a responder. Para atingir este objetivo dispõe-se de um referencial teórico de educação, principalmente a teoria dos quatro pilares da educação, e sociológico sobre cultura; dados estatísticos que dão suporte, em diversos níveis de percepção, a um diagnóstico das condições de infraestrutura das escolas, bem como hábitos e usos da cultura por alunos e professores; e, por fim, entrevistas de aprofundamento das temáticas, realizadas junto a professores. Como principais diagnósticos verificou-se que há uma grande disparidade regional na disponibilidade de equipamentos e instalações para usos culturais, tanto em comparações entre estados, quanto, no caso do estado do Rio de Janeiro, entre seus municípios. Já em relação às práticas culturais propriamente ditas, ainda que pese um relato de grandes dificuldades e barreiras, os professores entrevistados indicam sua extrema importância em três atividades: a cultura como elemento de integração dos conteúdos com a tecnologia, a cultura como elemento de enriquecimento das práticas didáticas dento de cada disciplina e, principalmente, a cultura como elemento de integração e suporte para atividades multidisciplinares.
Abstract: How do public schools deal with cultural and artistic activities within their educational practices? This is the main question that is proposed to answer. To achieve this goal we have a theoretical reference of education, especially the theory of the four pillars of education, and sociological about culture; Statistical data that support, at different levels of perception, a diagnosis of the infrastructure conditions of schools, as well as habits and uses of culture by students and teachers; And, finally, interviews of deepening of the thematic ones, realized with teachers. As main diagnoses, there was a great regional disparity in the availability of equipment and facilities for cultural uses, both in comparisons between states and, in the case of the state of Rio de Janeiro, among its municipalities. Regarding the cultural practices themselves, despite an account of great difficulties and barriers, the teachers interviewed indicate their extreme importance in three activities: culture as an element of integration of contents with technology, culture as an element of enrichment of the Educational practices within each discipline and, especially, culture as an element of integration and support for multidisciplinary activities.
Palavras-chave: Art
Culture
Education
Public school
Interdisciplinarity
Ciências Sociais
Arte
Educação
Escolas públicas
Cultura
Interdisciplinaridade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: CORBETT, Luis Felipe Quaresma. Práticas culturais em escolas públicas: um estudo de caso nas escolas estaduais da Regional Serrana I. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16443
Data de defesa: 29-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luis Felipe Quaresma Corbett - 2016 – Completa.pdf1,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.