Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16444
Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação pública nas Atas da Câmara Municipal de Duque de Caxias (1947-1958)
Título(s) alternativo(s): Public education in the Proceedings of Duque de Caxias City Council (1947-1958 )
Autor: Rodrigues, Angélica de Sá de Oliveira Bauer 
Primeiro orientador: Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
Primeiro membro da banca: Borges, Angélica
Segundo membro da banca: Oliveira, Claudia Maria Costa Alves de
Resumo: A pesquisa está inserida no campo da História da Educação com ênfase em história local. A ideia central é investigar como o município de Duque de Caxias organizou o ensino primário público e o seu magistério a partir da instalação do poder político local (1947), através da análise das Atas da Câmara Municipal no período de 1947 a 1954. A escolha pelo uso dessa fonte ocorre, porque além das Atas permitirem o mapeamento das iniciativas do poder público municipal (executivo e legislativo) em matéria educacional, possibilitam ainda o exame de nuances das disputas de poder envolvidas neste processo, das condições das escolas, da constituição do magistério e de aspectos da história local. Para tanto buscamos apreender de que forma e com qual finalidade a rede regular desse nível de ensino foi instituída. Dessa forma, procura-se mapear a constituição da rede de escolas primárias neste território, identificando as ações executivas e legislativas do poder público municipal e dos movimentos sociais em matéria de criação e oferta de escolas primárias. Pretende-se examinar também os processos de constituição do magistério primário municipal. Nesse sentido, cabe ressaltar que o ensino municipal público era regulado também pelo poder estadual. O marco inicial do recorte temporal é o ano de instalação da Câmara Municipal (1947), que ocorreu quatro anos após a emancipação do município. E utilizamos ainda dados de 1958, quando uma obra oficial escrita em decorrência do aniversário da cidade informa dados relevantes sobre as escolas de Duque de Caxias. Neste estudo compreendemos a região como um lugar social e politicamente construído, conforme propõe Faria Filho (2009). Adotamos indicações teórico-metodológicas de Faria Filho e Bertucci (2009) como norteadores da nossa investigação dos processos de escolarização. As reflexões sobre profissão docente seguemos apontamentos de Antonio Nóvoa (1991) que nos direcionam a investigar como o poder público municipal (prefeitura e legislativo) atuava sobre o processo de seleção e atuação profissional do magistério primário de Duque de Caxias.
Abstract: The current research belongs to the History of Education field and emphasizes local history. Its main aim lies on investigating how Duque de Caxias County organized its public primary education and teaching process by implementing local political power (1947). The research was based on the analysis of City Council Minutes drawn up from 1947 to 1954. This documentary source was selected because, in addition to allow mapping local government initiatives (executive and legislative) in educational matters, Minutes enable examining little details in power disputes involving this process, as well as analyzing the school conditions, teaching profession establishment and local historyaspects. The current study investigated how, and for what purpose, the regular network at this education level was established, mapped the primary school network structure in Duque de Caxias County, identified executive and legislative actions taken by the local government and social movements to establish and launch primary schools, and analyzed local primary teaching establishment. It is worth emphasizing that local public education is also regulated by the State. The City Council was implemented in 1947, four years after the county’s emancipation; it was the starting point for the herein analyzed time frame. The study also analyzed relevant data from 1958, which are available in an official document written to celebrate the county’s anniversary. Based on Faria Filho (2009), the investigated region is a socially and politically constructed place. Theoretical and methodological indications by Faria Filho and Bertucci (2009) were used as guidelines to investigate schooling processes. Reflections about the teaching profession were based on notes by Antonio Nóvoa (1991), which enabled investigating how the local public power (city hall and legislative authorities) acted in the selection and professional performance of primary teaching professionals in Duque de Caxias County.
Palavras-chave: Public primary education
Teaching profession
Ensino primário público
Magistério
Duque de Caxias (RJ)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: RODRIGUES, Angélica de Sá de Oliveira Bauer. A educação pública nas Atas da Câmara Municipal de Duque de Caxias (1947-1958). 2020. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16444
Data de defesa: 6-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Angelica de Sá de Oliveira Bauer Rodrigues - 2020 - Completa.pdf1,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.