Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16457
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Secularização à brasileira: um estudo sobre as relações entre cultura popular religiosidade afro-brasileira e laicidade da escola pública |
Título(s) alternativo(s): | Brazilian secularization: a study about the relation between popular culture, Afro-Brazilian religiosity and laicity of the public school |
Autor: | Fiori, Eneida da Silva ![]() |
Primeiro orientador: | Sangenis, Luiz Fernando Conde |
Primeiro membro da banca: | Sepulveda, José Antônio Miranda |
Segundo membro da banca: | Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier |
Terceiro membro da banca: | Moraes, Marcelo José Derzi |
Resumo: | Nosso objetivo é o de analisar o processo de secularização da cultura e da sociedade brasileira, a fim de compreender as dificuldades que impactam o processo de laicização da escola pública, importante instância do estado. Para isso, buscamos discutir criticamente as teorias da secularização/desencantamento em contextos brasileiro e latino-americano. O sincretismo, fenômeno presente na religiosidade brasileira, hegemonicamente cristã e católica, ainda que sob a influência de religiões de matrizes africanas, é um importante conceito que lançamos mão para elucidar a realidade de sociedades híbridas, mestiçadas (foco desta pesquisa) como as da América Latina e do Brasil. Muito cara à nossa discussão, a teoria da secularização de Weber norteia a reflexão que traçamos em torno das modernidades múltiplas de Eisentadt, e dos seus impactos no mundo secular. Apresentamos defensores e detratores da teoria da secularização weberiana, considerando divergências teóricas de diversos autores. Analisamos os processos de sincretismo que remodelam as religiões afro-brasileiras, o catolicismo e o neopentecostalismo. No mais, esta pesquisa pretende instigar a discussão sobre a religiosidade popular e sua capacidade de afetar o dinamismo do processo de secularização da sociedade brasileira, da laicização do estado e das suas instâncias, a exemplo da escola pública. Não vivemos em uma sociedade suficientemente laica, e isso muitas pesquisas já demonstraram. Desta forma, na presente pesquisa, há uma tentativa de responder às perguntas: por que a sociedade brasileira tem dificuldades em se laicizar? Quais causas tornam o processo de secularização de nossa sociedade peculiar e diverso? As respostas podem ser encontradas nas galerias mais profundas da formação da cultura brasileira. Razão pela qual travamos um diálogo profícuo entre o campo da educação, a história cultural, a sociologia da religião e a antropologia cultural. |
Abstract: | Our objective is to analyze the process of secularization of Brazilian culture and society, in order to understand the difficulties that impact the laicization process of the public school, an important instance of the state. For this, we seek to critically discuss the theories of secularization / disenchantment in Brazilian and Latin American contexts. Syncretism, a phenomenon present in Brazilian religions, hegemonically Christian and Catholic, even if under the influence of African-based religions, is an important concept that we use to elucidate the reality of hybrid, mixed-race societies (focus of this research) like those of Latin America and Brazil. Very relevant to our discussion, Weber's theory of secularization guides the reflection we have drawn on Eisenstadt’s multiple modernities, and their impacts on the secular world. We present defenders and detractors of the theory of Weberian secularization, considering theoretical divergences from different authors. We analyze the syncretism processes that reshape Afro-Brazilian religions, Catholicism and Neo-Pentecostalism. In addition, this research intends to instigate the discussion about popular religiosity and its capacity to affect the dynamism of the secularization process of Brazilian society, the laicization of the state and its instances, like the public school. We do not live in a sufficiently secular society, and this has been demonstrated by many researches. Thus, in this research, there is an attempt to answer the questions: why does Brazilian society have difficulties in laicize itself? What causes make the secularization process of our society peculiar and diverse? The answers can be found in the deepest galleries of the formation of Brazilian culture. That is why we have a fruitful dialogue between the educational field, cultural history, the sociology of religion and cultural anthropology. |
Palavras-chave: | Secularization Laicity Syncretism Multiple modernities Afro-Brazilian Religions Public school Secularização – Sincretismo (Religião) – Escolas públicas – Secularização Laicidade Sincretismo Modernidades múltiplas Religiões afro-brasileiras Escola pública |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Citação: | Fiori, Eneida da Silva. Secularização à brasileira: um estudo sobre as relações entre cultura popular religiosidade afro-brasileira e laicidade da escola pública. 2021. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16457 |
Data de defesa: | 29-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Eneida da Silva Fiori - 2021 - Completa.pdf | 415,38 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.