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Tipo do documento: Tese
Título: Usabilidade de ícones em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma análise pela ótica da neurociência e da experiência do usuário
Título(s) alternativo(s): Usability of icons in Learning Management Systems: an analysis from the perspective of neuroscience and user experience
Autor: Santos, Fernanda Mendes de Vuono 
Primeiro orientador: Freitas, Sydney Fernandes de
Primeiro coorientador: Sato, João Ricardo
Primeiro membro da banca: Medeiros, Ligia Maria Sampaio de
Segundo membro da banca: Oliveira, André Ribeiro de
Terceiro membro da banca: Formiga, Eliana de Lemos
Quarto membro da banca: Mariño, Suzi Maria Carvalho
Resumo: Este estudo apresenta a análise da usabilidade de ícones em ambientes virtuais de aprendizagem, sob a ótica da neurociência e da experiência do usuário. A pesquisa foi realizada com base na Design Science Research, sendo, portanto, pautada em revisões sistemáticas da literatura de todos os temas abordados, obedecendo o rigor da metodologia proposta. Foi avaliada por meio de testes de usabilidade, como a avaliação heurística e a avaliação cooperativa, a carga cognitiva do usuário durante a utilização da plataforma de ensino a distância (EaD) da Fiocruz, e sua interação com a iconografia da interface. A contribuição da neurociência para esta pesquisa se deu durante a realização da avaliação cooperativa com a utilização do eye tracker e da espectroscopia funcional de infravermelho próximo (fNIRS) para mensurar a carga cognitiva do usuário, como sua atenção e seu engajamento, durante a interação com a interface e sua iconografia. Como resultado, tem-se a proposição de um conjunto de heurísticas HEAD, de caráter original e inédito, para ambientes virtuais de aprendizagem com foco na iconografia, como artefato para o desenvolvimento de interfaces com ícones mais representativos, que demandem um menor esforço cognitivo do usuário para sua compreensão, resultando em plataformas EaD mais intuitivas e eficientes.
Abstract: This study presents the analysis of the usability of icons in learning management systems, from the perspective of neuroscience and user experience. The research was based on Design Science Research and, therefore, was based on systematic reviews of the literature on all the topics covered, obeying the rigor of the proposed methodology. It was evaluated through usability tests, such as heuristic evaluation and cooperative evaluation, the user's cognitive load when using the Fiocruz Learning Management System (LMS), and its interaction with the interface iconography. The contribution of neuroscience to this research occurred during the performance of the cooperative evaluation with the use of the eye tracker and functional near-infrared spectroscopy (fNIRS) to measure the user's cognitive load, such as his attention and engagement, during the interaction with the interface and its iconography. As a result, there is the proposition of a set of heuristics HEAD, original and unprecedented, for learning management systems with a focus on iconography, as an artifact for the development of interfaces with more representative icons, which demand less cognitive effort from the user for their understanding, resulting in distance education platforms more intuitive and efficient.
Palavras-chave: Usability
Icons
Learning management system
Neuroscience
User experience
User centered design
Shared virtual environments
Distance education
Usabilidade
Ícones
Ambiente virtual de aprendizagem
Neurociência
Experiência do usuário
Design centrado no usuário
Ambientes virtuais compartilhados
Educação à distância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: SANTOS, Fernanda Mendes de Vuono. Usabilidade de ícones em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma análise pela ótica da neurociência e da experiência do usuário. 2021. 311 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16469
Data de defesa: 9-Abr-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

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