Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16470
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre encontros, aulas e afetos: contribuições do estágio para a formação de professores no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Between meetings, classes and affections: contributions of the internship to the training of teachers at the Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor: Rodrigues, Simone de Alencastre 
Primeiro orientador: Lima, Alexandra Garcia Ferreira
Primeiro membro da banca: Reis, Graça Franco da Silva
Segundo membro da banca: Oliveira, Inês Barbosa de
Terceiro membro da banca: Fontoura, Helena Amaral da
Resumo: Esta dissertação tece resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação que investiga o estágio na formação de licenciandas do curso de Pedagogia, nas Séries Iniciais do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela tem como objetivo identificar as possíveis contribuições desse espaçotempo de formação docente e também apresentar e discutir as especificidades e características do estágio realizado no Colégio de Aplicação, no que se refere à orientação ao licenciando como parte da concepção de formação da instituição. O trabalho se inscreve na perspectiva dos estudos dos cotidianos (ALVES, 2008), que compreende que é preciso ir além de só olhar e observar; é necessário “mergulhar” com todos os sentidos na pesquisa, percebendo as pequenas minúcias que ocorrem nos cotidianos escolares. Como metodologia de pesquisa, foram utilizadas narrativas, captadas a partir de rodas de conversas, por compreendê-las como férteis para a interação entre os sujeitos da pesquisa em uma relação de aproximação entre os envolvidos nos estágios, fortalecendo vínculos de confiança e participação entre os praticantes (CERTEAU, 2014) e possibilitando o diálogo entre a escola básica e a universidade. Assim, buscaram-se, nas conversas com os licenciandos, indícios e sinais das contribuições que os estágios provocaram na formação dos licenciandos, procurando captar as produções curriculares e formativas ocorridas no espaço-tempo do colégio, compreendidos como lócus privilegiado de formação docente. O desafio da pesquisa foi perceber aquilo que se passa nas entrelinhas, aquilo que o olhar da modernidade deixa escapar. A partir do diálogo com as noções de encontro (GARCIA, 2015), bons encontros e afetos (SPINOZA, 2009), a pesquisa se propôs a pensar o Estágio Supervisionado como espaço-tempo de uma formação mais solidária, considerando como aspecto fundamental a defesa política de garantia do tempo de orientação licenciando-professor regente como relevante contribuição para a formação de novos professores e da afirmação do professor do ensino básico como formador.
Abstract: The present paper is based in the results of a Master of Education research that investigates or conducts the intern of the graduation in pedagogy in the early years elementary school of the Colegio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. In order to identify possible contributions of this “spacetime” for teacher training and also to present and discuss how specifics and characteristics of the internship carried out at the Colegio de Aplicação, as it relates to guidance to intern, as part of the institution's training method. The work is part of the perspective of the studies of day-to-day (ALVES, 2008) which includes the understanding that is it necessary to go beyond just looking and observing, it is necessary to “dive” with all the senses in the research, perceiving as small details that occur on school day-to-day. As the research methodology was used narratives captured from dialog circles, for understanding them as the strong actions between the research subjects, strengthening the bonds of trust and participation between practitioners (CERTEAU, 2014) and enabling the dialogue between the elementary school and the university. Thus, in the conversations with graduates, you look for signals of contributions that are provoked in the training of graduates, trying to capture curricular and formative productions that took in “spacetime” in the school, understood as a privileged locus of teacher training. The challenge of the research was to understand what goes between the lines, what the appearance of modernity lets slip. Based on the dialogue with notions of encounter (GARCIA, 2015), good encounters and affections, (SPINOZA, 2009), a research proposed to think of the supervised internship as a “spacetime” of a more solid formation, considering as a fundamental aspect a policy of guaranteeing orientation time for the teacher with the intern, as a relevant contribution to the training of new teachers and affirmation of the teacher of basic education as a trainer.
Palavras-chave: Internship
Curriculum
Teacher’s Education
Narratives
Professores - Formação
Professores - Narrativas pessoais
Programas de estágios
Estágio
Currículos
Formação docente
Narrativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: RODRIGUES, Simone de Alencastre. Entre encontros, aulas e afetos: contribuições do estágio para a formação de professores no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16470
Data de defesa: 14-Mai-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Simone de Alencastre Rodrigues - 2020 - Completa.pdf2,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.