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Tipo do documento: Tese
Título: Design: portfólios de aprendizagem como artefatos cognitivos para a educação projetual
Título(s) alternativo(s): Design: learning portfolios as cognitive artifacts for design education
Autor: Ramos, Fabiano da Fonseca 
Primeiro orientador: Gomes, Luiz Antonio Vidal de Negreiros
Primeiro membro da banca: Oliveira, André Ribeiro de
Segundo membro da banca: Monat, André Soares
Terceiro membro da banca: Reis Filho, Paulo de Oliveira
Quarto membro da banca: Fernandes, Gabriel Aprigliano
Resumo: Como verificar o nível de Educação Projetual (EduP) de graduandos em Design, tendo em vista as evidências de aprendizagem produzidas para avaliação nas disciplinas de Projeto Final? A presente tese propõe que a resposta para a questão acima advém da Pesquisa para a Ciência do Projeto (Design Science Research), aplicada ao desenvolvimento de uma solução prática para um problema de cunho educacional. Enquanto artefato cognitivo, o Portfólio de Aprendizagem se constitui em um modelo para representação do processo de produção de conhecimento evidencia a Consciência Projetual (Design Awareness) de estudantes envolvidos com a documentação, curadoria e comunicação sistemática de textos, imagens, áudios, vídeos, hipertextos e hipermídias produzidas em situações de aprendizagem ba-seadas em projeto. Justifica-se a escolha da Design Science Research (DSR) como abordagem metodológica teórico–conceitual, a partir da qual se utiliza conhecimen-to científico com o objetivo de conceber artefatos que solucionem problemas práti-cos, desde as etapas iniciais de identificação e classificação do problema, fluindo em um ciclo condutor pelas ações de planejamento, desenho e implementação de um modelo de Portfólio de Aprendizagem, até a avaliação conjunta e comunicação dos resultados obtidos no processo, em termos do que se aprendeu especificamente sobre os modos de indicação dos níveis de EduP. A partir de entrevistas realizadas com professores e estudantes de disciplinas de Projeto Final de cursos de graduação em Design de Instituições de Ensino Superior atuantes na cidade do Rio de Janeiro, realizou-se um diagnóstico sobre o valor percebido do uso do Portfólio de Aprendizagem enquanto artefato cognitivo em sala de aula. Os conhecimentos — conceitos, constructos, modelos, métodos e instanciações — gerados através da reflexão, do diálogo e da colaboração entre professor– pesquisador, professores e estudantes, ao longo das etapas de planejamento, desenvolvimento e uso dos Portfólios de Aprendizagem, contribuíram para a identificação, definição e aplicação de uma rubrica de “Competência Projetual” com critérios e métricas indicativas de níveis de EduP. A observação e análise dos dados coletados indicam que os grupos de estudantes demonstram, individual e coletivamente, cada vez mais consciência de sua capacidade cognitiva, psicomotora e afetiva, à medida em que aprendem a documentar, selecionar e apresentar evidências das fases e etapas projetuais que vivenciaram durante o processo formativo. As revisões de literatura, surveys e en-trevistas com professores–orientadores e estudantes sobre a experiência prática de desenvolvimento e uso de Portfólios de Aprendizagem em sala de aula, dentre outros métodos e técnicas, serviram para a coleta e análise dos dados utilizados tanto na construção do quadro teórico–metodológico de referência da presente tese, quanto na definição das regras tecnológicas para projeto e desenho de uma instanciação do artefato cognitivo, isto é, uma “Plataforma Digital de Portfólio de Aprendizagem”.
Abstract: How can one verify the level of Design Education (DesEd) of undergraduates in Design, considering how they dealt with the learning evidences produced for evaluation in Final Project Classes? This thesis proposes that the answer to the guiding question of the research comes from the knowledge related to Design Science, applied to the development of a practical solution to an educational problem. As a cognitive artifact, that is, a procedural model designed for knowledge production, a Learning Portfolio highlights the Design Awareness of students involved in the systematic documentation, curatorship and communication of texts, images, audios, videos, hypertext. and hypermedia produced in project–based learning situations. It is justified to choose Design Science Research (DSR) as a theoretical–conceptual methodological approach, from which scientific knowledge is used to Design artifacts that solve practical problems, from the initial stages of problem identification and classification, flowing in a driving cycle through the actions of planning, designing and implementing a Learning Portfolio model, until the joint evaluation and communication of the results obtained in the process, in terms of what was specifically learned about the ways of indicating DesEd levels. From interviews with teachers and undergraduate students belonging to Final Project disciplines of Design courses from Higher Education Institution located in the city of Rio de Janeiro, a diagnosis was made about the perceived value of using the Learning Portfolio as a cognitive artifact in classroom. The knowledge — concepts, constructs, models, methods and instantiations — generated through reflection, dialogue and collaboration between teacher–researcher, teachers and students, throughout the planning, development and use of Learning Portfolios, contributed to the identification, definition and application of a “Design Competence” rubric with criteria and metrics indicative of DesEd levels. Observation and analysis of the collected data indicate that student groups are increasingly aware of their cognitive, psychomotor, and affective abilities as they learn to document, select, and present evidence of the Design phases and stages that experienced during the formative process. Literature Reviews (RL), Surveys and Interviews with teachers and students on practical experience of developing and using Learning Portfolios in the classroom, among other methods and techniques, served to collect and analyze the data used in both the construction of the theoretical–methodological framework of reference for the present thesis, as in definition of the technological rules for the Design of an instantiation of the cognitive artifact, that is, a “Digital Learning Portfolio Platform”.
Palavras-chave: Learning portfolio
Cognitive artifact
Portfolio (Design)
Drawing (Projects)
Design education
Design Science Research
Design
Educação projetual
Portfólio de aprendizagem
Artefato cognitivo
Design - Estudo e ensino
Portfólios (Design)
Desenho (Projetos)
Pesquisa para a ciência do projeto
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Escola Superior de Desenho Industrial
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Citação: RAMOS, Fabiano da Fonseca. Design: portfólios de aprendizagem como artefatos cognitivos para a educação projetual. 2021. 285 f. Tese (Doutorado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16473
Data de defesa: 30-Mar-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Design

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