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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os Horários de Atividades como projeto de formação: reflexões sobre as narrativas de professoras atuantes na Educação Infantil em Macaé-RJ
Título(s) alternativo(s): Activity Schedules as a training project: reflections on the narratives of teachers working in Early Childhood Education in Macaé-RJ
Autor: Martins, Alessandra da Silva Rezende Souza 
Primeiro orientador: Fontoura, Helena Amaral da
Primeiro membro da banca: Fernandes, Cláudia de Oliveira
Segundo membro da banca: Sangenis, Luiz Fernando Conde
Terceiro membro da banca: Lage, Alice Pereira Xavier
Resumo: Esta pesquisaformação é constituída da intenção de conhecer a diversidade de pensamentos, concepções e práticas pedagógicas de professoras atuantes na Educação Infantil em Macaé - RJ, por meio da formação em Horários de Atividades, entendido pelos documentos oficiais do município como uma formação continuada. A questão-problema emergiu de como construir caminhos que evidenciassem o protagonismo das professoras nos espaços/tempos da formação no interior da escola. Para além disso, investigar alternativas para a inversão da lógica de pautas verticais para pautas horizontais, em que a circularidade de conhecimentos e experiências das professoras pudessem marcar a identidade dessa formação. Algumas indagações iniciais nortearam o processo investigativo tecido num entrelaçamento metodológico das conversas e narrativas com as professoras: que experiências de vida impactam no processo formativo? Como são formados os sentimentos de pertencimento com a comunidade local e de que maneira os Horários de Atividades podem potencializar ou negligenciar esses sentimentos? A análise das histórias de vida em formação foi realizada através da tematização proposta por Fontoura enquanto recurso teórico metodológico. Ao problematizar e contextualizar as nuances da formação por meio dos Horários de Atividades e sua relação com as narrativas docentes, foram tecidos diálogos com autores como Antônio Nóvoa e Bernadete Gatti que ampliaram a compreensão da formação pela via pessoal e psicossocial. Josso e Delory-Momberger nos apontaram a possibilidade de ressignificação e publicização das nossas histórias de vida, elevando as narrativas como ato social. Os encontros com as professoras, inicialmente programados para acontecer na escola em que somos parceiras de trabalho, necessitaram de uma readequação por atravessarmos parte do processo investigativo em meio à pandemia de Covid 19. Contamos assim, com um encontro individual, dois encontros coletivos em Horários de Atividades e outros três encontros coletivos virtuais. Elaborei que esta pesquisaformação contribuirá para a valorização do que é formativo em cada sujeito aprendente, além de possibilitar a construção de Horários de Atividades geridos pelos sujeitos da formação, com suas experiências e marcas identitárias que personalizam e dão sentido aos encontros de biografias no interior da escola.
Abstract: This research formation isconstituted of the intention to know the diversity of thoughts, conceptions and pedagogical practices of teachers working in early childhood education in Macaé - RJ, through training in Activity Schedules, understood by the official documents of the municipality as a continuous formation. The problem question emerged from how to build paths that evidenced the role of teachers in the spaces/times of formation within the school. In addition, to investigate alternatives for the inversion of the logic of vertical staves for horizontal staves, in which the circularity of knowledge and experiences of teachers could mark the identity of this formation. Some initial questions guide the investigative process woven into a methodological intertwining of conversations and narratives with the teachers: what life experiences impact on the formative process? How are feelings of belonging formed with the local community and how can Activities Schedules enhance or neglect these feelings? The analysis of the stories of life in formation was performed through thematization proposed by Fontoura as a methodological theoretical resource. By problematizing and contextualizing the nuances of training through the Schedules of Activities and their relationship with the teaching narratives, dialogues woven with authors such as Antônio Nóvoa and Bernadete Gatti that broadened the understanding of training through the personal and psychosocial pathway. Josso and Delory-Momberger pointed out the possibility of resignification and publicization of our life stories, raising narratives as a social act. The meetings with the teachers, initially scheduled to take place at the school where we are working partners, required a readjustment because we went through part of the investigative process in the midst of the Covid 19 pandemic. Thus, we have an individual meeting, two collective meetings in Activity Schedules and three other virtual collective meetings. I elaborated that this research formation will contribute to the valorization of what is formative in each learning subject, besides enabling the construction of Activity Schedules managed by the subjects of the training, with their experiences and identity marks that personalize and give meaning to the biographies meetings within the school.
Palavras-chave: Activities schedules
Teacher training
Conversations and narratives
Professores – Formação
Educação – Programas de atividades
Professores – Narrativas pessoais
Horários de atividades
Formação docente
Conversas e narrativas
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: MARTINS, Alessandra da Silva Rezende Souza. Os Horários de Atividades como projeto de formação: reflexões sobre as narrativas de professoras atuantes na Educação Infantil em Macaé-RJ. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16481
Data de defesa: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

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