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Tipo do documento: Tese
Título: Modos de presença no teatro tardio de Samuel Beckett.
Título(s) alternativo(s): Modes of presence in Samuel Beckett’s late theatre.
Autor: Lages, Leonardo Samarino 
Primeiro orientador: Valle, Liliande Aragão Bastos do
Primeiro membro da banca: Andrade, Fábio Rigatto de Souza
Segundo membro da banca: Martins, Helena Franco
Terceiro membro da banca: Machado, Michele Nicié Santos
Quarto membro da banca: Santos, Roberto Corrêa dos
Quinto membro da banca: Paixão, Alexandre Sá Barreto da
Resumo: O teatro de Samuel Beckett resulta de um cuidadoso trabalho de decomposição da linguagem, ela própria destinada, a cada momento, a fracassar. Na cena, isso se revela nos corpos instáveis e desamparados que desafiam o registro do dizível: e, de fato, como dar forma à contínua oscilação e ao apagamento do traço? Como dar corpo àquilo que escapa frequentemente, que está sempre em vias de desaparecer? Esta pesquisa pretende interrogar as noções de presença e sujeito no teatro tardio de Samuel Beckett. Longe de buscar uma caracterização dos corpos que implicasse na «decifração» dos enigmas persistentes em sua obra, ou na codificação daquilo que, por natureza, está destinado a permanecer em aberto, a análise dos processos inerentes a esta teatralidade – a partir dos conceitos de descentralização, desidentificação, desindividualização e desumanização – tem por finalidade investigar os modos de subjetivação ali reproduzidos na tensão do traço e do apagamento.
Abstract: Samuel Beckett’s theatre results of a careful work of language decomposition, itself destined at every moment to fail. In the scene this is revealed in the unstable and helpless bodies that challenge the record of the sayable: and how to shape the continuous oscillation and the trace erasure indeed? How to give body for what often escapes, which is always in the process of disappearing? This research intends to question the notions of presence and subject in Samuel Beckett’s late theatre. Far from seeking a characterization of the bodies that implied the «decoding» of the persistent puzzles in his work, or the codification of what is destined to remain open by nature, the analysis of the processes inherent in this theatricality – from the concepts of decentralization, disidentification, the disindividualization and the dehumanization – aims to investigate the modes of subjectivation reproduced there in the tension of the trace and the erasure.
Palavras-chave: Presence
Body
Subject
Presença
Corpo
Sujeito
Beckett, Samuel, 1906-1989 - Crítica e interpretação
Beckett, Samuel, 1906-1989 - Personagens
Corpo humano na literatura
Corpo como suporte da arte
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: LAGES, Leonardo Samarino. Modos de presença no teatro tardio de Samuel Beckett.. 2019.184 f. Tese (Doutorado em Artes) - Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16483
Data de defesa: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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