Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16488
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Ginásio Leopoldo e o processo de institucionalização do ensino secundário no distrito-sede de Iguaçu (1930-1950)
Título(s) alternativo(s): Leopoldo Gymnasium and the process of institutionalization of secondary education in the headquarters district of Iguaçu (1930-1950)
Autor: Esteves, Ana Paula da Silva 
Primeiro orientador: Dias, Amália
Primeiro membro da banca: Leonardi, Paula
Segundo membro da banca: Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Resumo: Esse trabalho buscou investigar o processo de institucionalização do ensino secundário no distrito sede de Iguaçu através da história do Ginásio Leopoldo, uma instituição privada criada e mantida com subvenção municipal, tendo como recorte temporal 1930, ano de instalação do Ginásio e 1950, ano em que o estabelecimento passou a oferecer o segundo ciclo do curso secundário, deixando assim de ser “Ginásio” e se tornando o “Colégio Leopoldo”. Buscamos analisar como o ensino local está inserido nas macro relações estabelecidas entre os contextos socioeconômicos e políticos da época e a função social atribuída à escola secundária nas reformas educacionais da Era Vargas. Através das reportagens do periódico local Correio da Lavoura e da análise da documentação do acervo privado do atual Colégio Leopoldo, buscamos compreender a relação entre processos de escolarização e desenvolvimento econômico-social no distrito sede de Iguaçu, tendo em vista que no período proposto Iguaçu era permeado pela confluência entre o rural e o urbano. Buscamos apreender como se deu a institucionalização desse estabelecimento como um melhoramento urbano valorizado como símbolo do “progresso” de Iguaçu, e, observamos a relação entre as concepções e práticas pedagógicas da instituição como recursos interessados em influenciar a sociedade do seu entorno
Abstract: This research seeks to investigate the process of institutionalization of secondary education in the district of Iguaçu through the history of Ginásio Leopoldo. A private institution created and maintained with municipal subsidy, with reference in 1930, the year of installation of the Gym, and 1950 the year in which the establishment started to offer the second cycle of the secondary course, changing from “Gymnasium” to becoming “Colégio Leopoldo”. We will analyze how local education is inserted in the macro relations established between the socioeconomic and political contexts of the time and the social function attributed to the secondary school in educational reforms in the “Era Vargas”. Through the reports of the local newspaper Correio da Lavoura and the analysis of the documentation of the private collection of Colégio Leopoldo, we sought to understand the relationship between schooling processes and economic and social development in the district of Iguaçu, considering that in the proposed period Iguaçu was permeated by the confluence between the rural and the urban. We seek to apprehend how this establishment was institutionalized as an urban improvement valued as a symbol of Iguaçu's “progress”, and we observed the relationship between the institution's pedagogical conceptions and practices as resources interested in influencing the society of its surroundings.
Palavras-chave: High School
Institutionalization
Ensino secundário
Educação - Nova Iguaçu (RJ)
Ginásio Leopoldo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: ESTEVES, Ana Paula da Silva. O Ginásio Leopoldo e o processo de institucionalização do ensino secundário no distrito-sede de Iguaçu (1930-1950). 2020. 205f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16488
Data de defesa: 12-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Ana Paula da Silva Esteves - 2020 - Completa.pdf4,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.