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Tipo do documento: Dissertação
Título: Biblioteca escolar - que espaço é este? Uma análise dos usos e funções da biblioteca escolar da Escola Municipal Monteiro Lobato, em Nova Iguaçu
Título(s) alternativo(s): School Library – what space is this? It’s an analysis of the uses and the functions of the school library of the Municipal School Monteiro Lobato, in Nova Iguaçu
Autor: Borburema, Claudia de Souza Flores 
Primeiro orientador: Ribeiro, Amelia Escotto do Amaral
Primeiro membro da banca: Dias, Ana Crelia Penha
Segundo membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Resumo: Este estudo trata dos usos e funções da biblioteca escolar na escola pública. A escolha desse tema encontra eco nas discussões sobre a importância da leitura e da formação do sujeito leitor. Tais discussões ampliam-se em um cenário onde, de um lado reconhece a importância da valorização da leitura e, de outro, mostra-se insatisfeito com a defasagem das aprendizagens da leitura no país. Os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização e do IDEB, por exemplo, apontam índices considerados insatisfatórios nesse campo. Embora os destas aferições externas não retratem a realidade das escolas avaliadas, podem ser um indicativo, neste caso, sobre a promoção da leitura e formação do sujeito leitor. (CANDIDO 2004; LAJOLO, 1988; 1999; 2017; 2018, ZILBERMAN, 1988; 1999; 2017; 2018). Diante desse cenário, às escolas tem sido atribuída a responsabilidade de garantir tanto o gosto quanto a aprendizagem da leitura. É nesse contexto que a biblioteca escolar apresenta-se como um espaço privilegiado de socialização e de promoção da leitura. (KRUG, 2015, BATTLES, 2003; MEY, 2004; VALIO, 1999; ORIÁ, 2009). Assim, este estudo busca identificar de que modo a escola pública, especialmente na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, utiliza a biblioteca como estratégia para a promoção da formação do sujeito leitor. Dentre essas escolas, chamou a atenção a organização da biblioteca de uma escola da rede municipal de Nova Iguaçu - RJ. Consideram-se para orientar a reflexão: os processos de constituição das bibliotecas e das bibliotecas escolares no Brasil; as funções da biblioteca escolar; os modos de organização e funcionamento da biblioteca. Do ponto de vista metodológico, este estudo caracteriza-se pelo seu caráter qualitativo. A produção dos dados inspirou-se no paradigma indiciário (GISZBURG, 1989) que, dentre outras funções, auxilia no método interpretativo de sinais, pistas ou indícios fornecidos pelo objeto pesquisado. A apresentação dos dados estrutura-se a partir da descrição e análise de cenas percebidas quando da observação do espaço investigado. Dentre os resultados obtidos, chama a atenção, em se tratando das estratégias utilizadas pela escola alvo para promover um bom desempenho dos alunos no âmbito da leitura, que a mediação com boa qualidade, exercida por profissionais especializados na biblioteca, é de suma importância para a formação dos leitores, bem como para os usos e funções que ela fornece a todos os atores escolares. Em termos das funções desempenhadas pela biblioteca escolar, especialmente na escola pública, elas têm como eixo: a biblioteca como espaço de aprendizagem; a biblioteca como espaço de mediação; a biblioteca como espaço burocratizado; a biblioteca como espaço/lugar de passagem (leitura e empréstimo); a biblioteca como espaço punitivo; e a biblioteca como espaço de formação do leitor
Abstract: This work aims to explorer the uses and functions of the school library in Brazilian public schools. The theme was decided based on discussions about the importance of reading and reader training. These discussions lie on scenario where it recognizes the importance of reading. In contrast, there is lack of reading comprehension capability over the students of the country. The results of National Standard Assessment and IDEB are unsatisfactory. Therefore, even these exams having some issues, considering the reality of public schools, are still indicatives of problems about reading promotion and reader training (CANDIDO 2004; LAJOLO, 1988; 1999; 2017; 2018, ZILBERMAN, 1988; 1999; 2017; 2018). Given this scenario, schools have been given the responsibility to ensure both taste and reading comprehension. In this context, the school library presents itself as a privileged space for socialization and reading promotion. (KRUG, 2015, BATTLES, 2003; MEY, 2004; VALIO, 1999; ORIÁ, 2009). Thus, this study aims to identify how public schools, especially in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, use the school library as a strategy to promote the readers formation. Guiding the reflection, the processes of constitution of libraries and school libraries in Brazil were used; the functions of the school library; the ways in which the library is organized and functional. From the methodological point of view, this study is characterized by its qualitative perspective. Data production was inspired by the indiciary paradigm (GISZBURG,1989). Among other functions, this paradigm assists in the interpretive method of clues or indications provided by the object studied. The presentation of the data is structured from the description and analysis of perceived scenes when observing the investigated space. The results show that the mediation and the works performed by the library professionals are the main tools to promote a good performance of reader training. In terms of the functions performed by the school library, especially in the public school, these are the axis: the library as a space for learning; the library as a space for mediation; the library as a bureaucratic space; the library as a space of passage (reading and borrowing); the library as a punitive space; and the library as a space for the reader's formation.
Palavras-chave: School Library
Reader training
Biblioteca escolar
Leitores
Incentivo à leitura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: BORBUREMA, Claudia de Souza Flores. Biblioteca escolar - que espaço é este? Uma análise dos usos e funções da biblioteca escolar da Escola Municipal Monteiro Lobato, em Nova Iguaçu. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16489
Data de defesa: 11-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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