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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16494
Tipo do documento: Tese
Título: A experiência de mulheres grafiteiras na arte urbana no Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The experience of women graffiti artists in urban art in Rio de Janeiro
Autor: Castro, Priscila Rodrigues de 
Primeiro orientador: Almeida, Ney Luiz Teixeira de
Primeiro membro da banca: Gama, Andréa de Souza
Segundo membro da banca: Almeida, Carla Cristina Lima de
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Maria Cristina Paulo
Quarto membro da banca: Vale, Andréa Araújo do
Resumo: A presente tese analisa a experiência de mulheres na cidade do Rio de Janeiro através da dimensão cultural de suas vidas cotidianas, mediada pela prática artística característica do espaço urbano contemporâneo, o graffiti. A prática analisada remete ao cotidiano urbano e a vida de mulheres que por meio dela traduzem suas lutas e questionam os lugares preestabelecidos na sociedade. Baseado em pesquisa desenvolvida na cidade do Rio de Janeiro, este estudo reconhece, então, a necessária abordagem do espaço urbano como mediação teórica para analisar às experiências artísticas cotidianas de mulheres grafiteiras consideradas como sujeitos históricos que praticam e participam do desenvolvimento artístico. A cultura, portanto, é tratada como um elemento essencial para a compreensão e análise social, e a arte como uma dimensão essencial da vida cotidiana. No entanto, permeadas e essencialmente constituídas de contradições que se atrelam a forma capitalista de produção gerando uma modificação significativa em sua função social. São analisadas algumas das principais contribuições do pensamento de Frederic Jameson sobre a lógica cultural do capitalismo tardio estabelecendo um diálogo com Raymond Williams sobre a concepção materialista histórica no campo da cultura permitindo uma abordagem mais ampla sobre as práticas culturais contemporâneas. No mesmo sentido, buscamos sustentação nos trabalhos de Ernest Fischer para demonstrar como a arte é indispensável para a sociedade pois em seu surgimento se conecta à capacidade humana de transformação da natureza. A pesquisa envolve observação e registro da prática do graffiti feita por oito mulheres na cidade do Rio, por meio de entrevistas semiestruturadas que resultaram numa sistematização destas experiências. O registro do graffiti por meio de levantamento cartográfico e fotográfico foi adotado inicialmente como suporte para analisar a prática na cidade. Em caráter complementar, a elaboração de diário de campo como instrumento de observação participante durante a coleta de dados contribuiu para a compreensão da atividade artística em questão. O resultado da pesquisa reconhece no graffiti, entre outros aspectos, uma possibilidade de ampliação da mulher para experimentar artisticamente a cidade, e também faz uma reflexão e registro sobre uma prática produzida por mulheres que vivem do trabalho e que usam a arte como mediação no processo de existir e reexistir frente a lógica patriarcal.
Abstract: This thesis analyzes the experience of women in the city of Rio de Janeiro through the cultural dimension of their lives, mediated by the artistic practice characteristic of the contemporary urban space, graffiti. The analyzed practice refers to the urban daily life and the lives of women who, through it, translate their struggles and question the pre-established places in society. Based on research developed in the city of Rio de Janeiro, this study recognizes, then, the necessary approach to urban space as a theoretical mediation to analyze the daily artistic experiences of women graffiti artists considered as historical subjects who practice and participate in artistic development. Culture, therefore, is treated as an essential element for social understanding and analysis, and art as an essential dimension of everyday life. However, they are permeated and essentially constituted by contradictions that are linked to the capitalist form of production, generating a significant change in its social function. Some of the main contributions of Frederic Jameson's thought on the cultural logic of late capitalism are analyzed, establishing a dialogue with Raymond Williams on the historical materialist conception in the field of culture, allowing a broader approach to contemporary cultural practices. In the same sense, we seek support in the works of Ernest Fischer to demonstrate how art is indispensable for society because in its emergence it connected with the human capacity for transforming nature. The research involves observation and recording of graffiti practice by eight women in the city of Rio, through semi-structured interviews that resulted in a systematization of these experiences. The research of graffiti through cartographic and photographic surveys was initially adopted as a support to analyze the practice in the city. Complementary, the elaboration of a field diary as an instrument of participant observation during data collection contributed to the understanding of the artistic activity in question. The result of the research recognizes in graffiti, among other aspects, a possibility of expanding the woman to experience the city artistically, and makes a reflection and record about a practice produced by women who live from their work and who use art as mediation in the process of existing and reexisting in the face of patriarchal logic.
Palavras-chave: Art space - Graffiti
Gender
Serviço social
Arte de rua
Arte espaço – Grafite
Gênero
Mulheres
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Faculdade de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: CASTRO, Priscila Rodrigues de. A experiência de mulheres grafiteiras na arte urbana no Rio de Janeiro. 2020. 268 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16494
Data de defesa: 15-Jun-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Serviço Social

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