Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16496
Tipo do documento: Tese
Título: As práticas expositivas de Lina Bo Bardi sobre a arte no Brasil
Título(s) alternativo(s): Lina Bo Bardi's exhibition practices on Art in Brazil
Autor: Medeiros, Jacqueline Rocha Lima 
Primeiro orientador: Siqueira, Vera Beatriz
Primeiro membro da banca: Martinez, Elisa de Souza
Segundo membro da banca: Cesar, Marisa Flórido
Terceiro membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo de Lima
Quarto membro da banca: Costa, Pablo Assumpção Barros
Resumo: Esta pesquisa analisa as produções curatoriais da arquiteta Lina Bo Bardi sobre a Arte no Brasil, mais especificamente as que se relacionam diretamente com as questões geopolíticas e cujo objetivo é detectar uma arte genuína, no período de 1959 a 1969 — tempos de forte influência do Projeto Econômico e Cultural da Bahia. Para isso, considera-se que os aspectos relativos à identidade cultural, à raça e ao colonialismo ainda permeiam a História da Arte Brasileira e colocam no cerne das discussões os possíveis lugares que essas práticas expositivas podem ocupar na História da Arte Ocidental. Nesse sentido, busca-se identificar como foram e são articulados tais modos de inserção artística nos seguintes lugares da arte e de visões eurocêntricas: no Novo Mundo (no século XVIII), Terceiro Mundo e Periférica (nos anos 1980), Emergente (com a globalização nos anos 1990) e nos circuitos expositivos da Arte Ocidental. Desta feita, tais questionamentos compõem o escopo desse estudo e promovem pontos de cruzamento crítico entre as propostas da arquiteta-curadora e o exame das principais exposições que antecederam e se desdobraram sua atuação após o ano de 1969
Abstract: This research analyzes the curatorial productions of the architect Lina Bo Bardi on Art in Brazil, more specifically those that are directly related to geopolitical issues and whose objective is to detect a genuine art, in the period from 1959 to 1969 - times of strong influence of the Project Economic and Cultural of Bahia. For this, it is considered that the aspects related to cultural identity, race and colonialism still permeate the History of Brazilian Art and place at the heart of the discussions the possible places that these exhibition practices may occupy in the History of Western Art. In this sense, we seek to identify how these modes of artistic insertion were and are articulated in the following places of art and Eurocentric views: in the New World (in the 18th century), Third World and Peripheral (in the 1980s), Emerging (with the globalization in the 1990s) and in the exhibition circuits of Western Art. This time, such questions make up the scope of this study and promote critical crossing points between the architect-curator's proposals and the examination of the main exhibitions that preceded and unfolded her performance after the year 1969
Palavras-chave: Exhibition practices
Art in Brazil
History of brazilian art
Lina Bo Bardi
Práticas expositivas
Arte no Brasil
História da arte - Brasil
Bardi, Lina Bo, 1914-1992
Arte – Exposições
Exposições - Brasil
Arte brasileira – Séc. XX
Curadoria (Artes)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: MEDEIROS, Jacqueline Rocha Lima. As práticas expositivas de Lina Bo Bardi sobre a arte no Brasil. 2017. 187 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16496
Data de defesa: 27-Jul-2017
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Jacqueline Rocha Lima Medeiros - 2017 - Completa.pdfDocumento principal5,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.