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Tipo do documento: Tese
Título: Entre o divino e o humano. O lugar da vanitas mineira nos séculos XVIII e XIX
Título(s) alternativo(s): Between the divine and the human. The place of vanitas mining in the 18th and 19th centuries
Autor: Rodrigues, Andreia de Freitas 
Primeiro orientador: Berbara, Maria Cristina Louro
Primeiro membro da banca: Siqueira, Vera Beatriz
Segundo membro da banca: Bastos, Rodrigo Almeida
Terceiro membro da banca: Pifano, Raquel Quinet de Andrade
Quarto membro da banca: Pereira, André Luiz Tavares
Quinto membro da banca: Quírico, Tamara
Resumo: Esta tese apresenta uma análise sobre as imagens de vanitas localizadas em Minas Gerais e produzidas ao longo do século XVIII e início do XIX. Para tal e além de toda trajetória iconográfica dessas imagens, busquei compreender a conformação inicial dessa Capitania pela perspectiva das práticas religiosas, culturais e sociais que se desenvolveram a partir da atividade mineradora e da interferência local exercida pela Coroa Portuguesa. Essa relação, evidenciada pela afirmação do poder Real, originou uma sociedade colonial de características peculiares, fortemente influenciada pela vivência religiosa e estrutura cultural resultantes da atuação das organizações religiosas leigas. Tendo um entendimento mais amplo do período e local é possível apreender para que ou para quem e por quais razões tópicas como a vanitas, a morte, o desengano, a exemplo do que já ocorrera anteriormente em outros locais após as reformas religiosas, também são exploradas pela produção artística, utilizadas como instrumentos de orientação moral
Abstract: This Doctorate Degree Thesis aims to analyze a set of vanita’s images produced throughout the 18th and early 19TH centuries located in Minas Gerais. In order to do so/ So as to do so, further from the iconography trajectory of these images, I pursued to comprehend the initial modeling forging of this Province taking into consideration not only the Portuguese colonizer’s religious, colonial and social influence but also the established mining practices. This relationship, reinsured by the royal power, originated a society of peculiar characteristics, strongly influenced not only by the religious experience but also by the cultural structure resulting from the religious lay organization's acting. A widely knowledge of the historical period and the location where the actions had taken place enables to grasp why, to whom in addition to which reasons vanitas, death, the deceive, as had previously happened in other places after religious reforms, are explored by artistic production, were used as moral guidance instruments
Palavras-chave: Death
Colonial Art
Vanitas
Morte
Arte Colonial
Minas Gerais
Arte colonial – Minas Gerais
Morte na arte
Arte e sociedade – Brasil – História
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: RODRIGUES, Andreia de Freitas. Entre o divino e o humano. O lugar da vanitas mineira nos séculos XVIII e XIX. 2018.177 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16497
Data de defesa: 13-Ago-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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