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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Vaga-se”: as políticas da inutilidade da arte e o trabalho na sociedade neoliberal
Título(s) alternativo(s): “Vaga-se”: the politics of art’s uselessness and work in neoliberal society
Autor: Jerusalinsky, Marina 
Primeiro orientador: Basbaum, Ricardo Roclaw
Primeiro membro da banca: Araújo, Inês
Segundo membro da banca: Vieira, Regina Melim Cunha
Resumo: O presente texto é uma adaptação do trabalho original desenvolvido pela autora às normas da biblioteca da UERJ, que não levam em conta a dimensão visual e material de sua escrita. Para ver o arquivo original, acesse vaga-se.com/dissertacao ou issuu.com/marinajerusalinsky. Esta dissertação trata da realização do projeto Vaga-se, um conjunto de ações artísticas que consistem em um processo de contratação, pela artista, de indivíduos em situação de desemprego para vagas de não-trabalho. Cada contratado pode não-trabalhar da forma que desejar, durante o tempo que considerar justo em função do valor oferecido, sendo acompanhado pela contratante, que tem então, em uma inversão de papéis, que realizar o que o contratado deseja. Como desdobramentos dessa proposição, foram desenvolvidos “registros” textuais e falados, incluindo este texto dissertativo, como uma “performance-não-performance”, “cartões de ponto de não-trabalho”, entre outros, que partem das experiências das ações realizadas, mas dão abertura à ficcionalização e à fabulação. A investigação teórica, articulada à prática, propõe uma análise crítica do envolvimento dos indivíduos com o trabalho na contemporaneidade, bem como das políticas sociais e de subjetivação engendradas pelo neoliberalismo que influenciam tais envolvimentos e das relações do artista com o mundo do trabalho nessa conjuntura. Trata, ainda, das formas de se lidar com o tempo na contemporaneidade, refletindo sobre maneiras de se viver e perceber o não-trabalho e sobre a criação da obra de arte articulada a uma noção de trabalho que dá lugar ao desejo e possui valor simbólico, possibilitando a reinvenção de posições subjetivas, que incluem a relação com o outro. Finalmente, procura desenvolver a ideia de uma "escrita de si" que se dá por meio da criação artística, versando sobre a ideia de “registro”, a partir das ações efêmeras, e das implicações do uso do texto e da palavra como elementos performativos e conceituais no trabalho artístico
Abstract: This text is an adaptation of the original work developed by the author to the UERJ library standards, which do not take into account the visual and material dimension of her writing. To see the original file, please visit Vaga-se.com/dissertacao or issuu.com/marinajerusalinsky. This dissertation deals with the realization of the project Vaga-se, a set of artistic actions that consist in a hiring process, conducted by the artist, of unemployed individuals to non-work vacancies. Each hired person can not-work as he or she desires, for the duration that he or she may consider it faire in comparison to the offered value, being accompanied by the hirer, who then has, in a reversal of roles, to perform what the hired person desires. As consequences of this proposition, textual and spoken "registers" have been developed, including this dissertation, a "performance-no-performance", "non-work time cards", among others, which are based on the experiences carried out, but are also open to fictionalization and fable. The theoretical research, articulated with practice, proposes a critical analysis of the involvement of individuals with work in the contemporary world, as well as of the social and subjectivation policies engendered by neoliberalism that influence such involvements, and the artists’ relations with labor world in this conjuncture. It also deals with ways of perceiving time nowadays, reflecting on the ways of living and perceiving non-work and on the creation of the work of art articulated to a notion of work that gives way to desire and has symbolic value, allowing the reinvention of subjective positions, which include the relationship with the other. Finally, it seeks to develop the idea of a "self-writing" that occurs through artistic creation, dealing with the idea of "registration" of ephemeral actions and the implications of using text and word as conceptual and performative elements of artistic works
Palavras-chave: Art politics
Work and non-work
Neoliberalism
Art as experience
Performative word
Políticas da arte
Trabalho e não-trabalho
Neoliberalismo
Arte como experiência
Palavra performativa
Arte
Política
Trabalho
Performance (Arte)
Textos
Palavras na arte
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: JERUSALINSKY, Marina. “Vaga-se”: as políticas da inutilidade da arte e o trabalho na sociedade neoliberal. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16505
Data de defesa: 20-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

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