Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16507
Tipo do documento: Tese
Título: Com a palavra, o professor: um estudo sobre apropriações docentes relacionadas à abordagem do discurso midiático ligado a “corpo e saúde” na escola
Título(s) alternativo(s): With the word, the teacher: a study on teaching appropriations related to the approach of media discourse linked to “body and health” at school
Autor: Candido, Cássia Marques 
Primeiro orientador: Assis, Monique Ribeiro de
Primeiro membro da banca: Telles, Silvio de Cássio Costa
Segundo membro da banca: Antunes, Marcelo Moreira
Terceiro membro da banca: Oliveira, Alexandre Palma de
Quarto membro da banca: Alves, Marcelo Paraíso
Resumo: A realização do presente estudo foi motivada pela consciência acerca da necessidade incessante de compreender os significados que engendram o corpo no âmbito do discurso midiático e pela importância de atentar para o papel desempenhado pela Educação Física escolar na abordagem do assunto. O objetivo geral é refletir sobre as apropriações pedagógicas relacionadas ao discurso midiático ligado a “corpo e saúde” na Educação Básica, ampliando conhecimentos no contexto “Educação Física e mídia”. Isto é desenvolvido a partir de quatro estudos. O primeiro apresenta um mapeamento das publicações compreendidas no delineamento em foco, considerando a base de dados presente na Web of Science. Além de caracterizar a área e possibilitar a identificação sobre como os professores de Educação Física tem se apropriado das abordagens midiáticas ligadas ao recorte “corpo e saúde” na escola, o mesmo ainda permite reflexões sobre a participação brasileira, levando em conta o cenário internacional. O segundo estudo detecta as perspectivas docentes através de uma Roda de Conversa, desenvolvida junto a um grupo professores e professoras. Evidencia-se que apesar dos mesmos reconhecerem a influência dos meios de comunicação na formação de subjetividades do público, a abordagem crítica e sistematizada de seus discursos não é realidade em seus cotidianos. Neste ínterim se aponta formas de superar os desafios, destacando a urgência de maior diálogo entre pesquisadores e sociedade. Emerge a importância do professor se tornar um pesquisador de sua prática, o que pressupõe mudanças em seu plano de trabalho e maiores oportunidades em cursos de pós-graduação e grupos de pesquisa. Também se oferece o exercício crítico de dois recortes midiáticos, onde se aplica conhecimentos multidisciplinares que estiveram ausentes nas palavras proferidas pelos professores na Roda de Conversa. Acredita-se que este esforço tem potencial para favorecer a reflexão de fenômenos inerentes à mídia e facilitar a elaboração de situações de aula voltadas à perspectiva crítica da mídia-educação. Assim, o terceiro estudo compreende a análise do discurso humorístico presente em três esquetes produzidos pelo coletivo “Porta dos Fundos”, disponível no YouTube. Trata-se daqueles intitulados “Aula de Segunda”, “Aula de Quinta” e “Aula de Sábado”, que satirizam a alienação existente em torno das práticas de culto ao corpo. Por fim, o quarto estudo compreende a análise dos sentidos presentes na abordagem de um corpo feminino que estampou uma capa da revista Veja, de abrangência nacional, no ano de 2011. Além de exercício crítico, o estudo sugere possibilidades a serem exploradas para a sistematização de abordagens pedagógicas.
Abstract: The realization of this current study was motivated by the consciousness regarding the incessant necessity of understanding the meanings which engendered the body when it comes to the media speech and by the importance of the role performed by physical education in schools. The general goal is to reflect on the pedagogical appropriations related to this very media speech linked to “body and health” in basic education, increasing knowledge in the context of “physical education and media.” This is developed from four studies. The first one presents a mapping of publications ranging the delineation in focus, considering the database in Web of Science. Besides characterizing the area and enabling the identification about how physical education teachers have been appropriating media approaches linked to “body and health” clippings in school, this work even allows reflections on the Brazilian participation, considering the international scenario. The second study detects the faculty appropriations through a conversation round, developed along with a teachers’ group. This way it is possible to verify that the shortage presented in science is even bigger when it comes to the classroom routine. It highlights that even though teachers recognize the influence of means of communication in the formation of the audience’s subjectivities, the critical and systematic approach within mass media’s speech is not the reality presented in many schools. In the meantime, it is possible to notice several ways of overcoming the challenges, pointing out the urgency of a better quality dialogue among researchers and the society. The importance of the teacher to become a researcher of your practices emerges which presupposes changes in the work plan and bigger opportunities in post-graduation courses and research groups. It also offers the critical exercise of two mass media clippings, which apply absent multidisciplinary knowledge within the words issued in the conversation round. It is believed that this effort has the potential to favor the reflection on mass media phenomena and to facilitate the elaboration of in-classroom situations targeting the critical perspective of media-education. Thus, the third study comprehends the analysis of humorous/comedic speech presented in three sketches produced by the collective “Porta dos Fundos”, available on YouTube, which include “Aula de Segunda”, “Aula de Quinta” and “Aula de Sábado”. They satirize the current alienation around the practices regarding the cult of the body. Finally, the fourth one comprehends the analysis of the meanings presented in the approach of a female body which was on the cover of national coverage magazine Veja in 2011. In addition to the critical exercise, the study suggests possibilities to be explored for pedagogical approaches systemization.
Palavras-chave: Physical Education
Body
Health
Media
School
Educação Física
Corpo
Saúde
Mídia
Escola
Educação física - Estudo e ensino
Corpo humano na comunicação de massa
Mídia social
Corpo humano - Saúde e higiene
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Educação Física e Desporto
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte
Citação: CANDIDO, Cássia Marques. Com a palavra, o professor: um estudo sobre apropriações docentes relacionadas à abordagem do discurso midiático ligado a “corpo e saúde” na escola. 2020. 109 f. Tese (Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte) – Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16507
Data de defesa: 6-Jul-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências do Exercício e do Esporte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Cassia Marques Cândido - 2020 - Completa.pdf1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.