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Tipo do documento: Tese
Título: Avaliação da eficácia da tecnologia educacional no processo de ensino-aprendizagem em periodontia
Título(s) alternativo(s): Effectiveness of technology-enhanced learning in periodontics education
Autor: Berry, Maria Cardoso de Castro 
Primeiro orientador: Figueredo, Carlos Marcelo da Silva
Segundo orientador: Souza, Maria Isabel de Castro de
Primeiro membro da banca: Silva, Fernanda de Brito
Segundo membro da banca: Grisolia, Alexandra Maria Monteiro
Terceiro membro da banca: Oliveira, Marcia Taborda Correa
Quarto membro da banca: Kahn, Sérgio
Quinto membro da banca: Vieira, Esio de Oliveira
Resumo: A tecnologia educacional tem sido sugerida como uma abordagem pedagógica adequada no ensino odontológico. Entretanto, resultados referentes à sua eficácia na educação em periodontia são controversos. O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia da tecnologia educacional na melhora dos resultados educacionais em periodontia quando comparada aos métodos de ensino tradicional. Uma revisão sistemática foi realizada composta por estudos controlados randomizados e crossover na área de educação em periodontia nas seguintes bases de dados: MedLine, PsycINFO, Eric, Scopus, EMBASE, e Web of Science. Dois autores selecionaram os estudos, extraíram os dados e avaliaram os riscos de viés de maneira independente. O modelo Kirkpatrick foi utilizado para avaliar os resultados educacionais. Após a aplicação dos critérios de inclusão, dos 1642 estudos encontrados, sete foram incluídos. No nível 1 (reação), os alunos de graduação reportaram atitudes positivas ao uso da tecnologia educacional. No nível 2 (aprendizagem), dois estudos demonstraram que o uso exclusivo da tecnologia educacional melhorou ganho de conhecimento quando comparado a métodos de ensino tradicional; três outros estudos não encontraram diferença entre a aplicação da tecnologia educacional e os métodos tradicionais; um estudo concluiu que o uso de métodos tradicionais apresentou um resultado melhor e um estudo mostrou que a combinação entre o uso da tecnologia educacional e de métodos tradicionais proporcionou melhora no ganho de conhecimento quando comparado ao uso exclusivo de métodos tradicionais de ensino. No nível 3 (comportamento), apenas três estudos avaliaram performance dos alunos e um demonstrou que a tecnologia educacional melhorou a performance. No nível 4 (resultado), cinco estudos sugeriram que a tecnologia educacional poderia melhorar os resultados educacionais em periodontia quando implementada em combinação com métodos de ensino tradicionais. Os resultados mostram que o uso exclusivo da tecnologia educacional não apresenta uma melhora significativa nos resultados educacionais em periodontia quando comparados a métodos de ensino tradicional. Entretanto, uma combinação entre os métodos pode melhorar os resultados educacionais em periodontia
Abstract: Technology-enhanced learning has been suggested as a suitable learner-centered pedagogical approach in dental education. However, the results of technology-enhanced learning effectiveness in periodontics education are controversial. Therefore, this present work aimed to evaluate the effectiveness of technology-enhanced learning to improve educational outcomes in the periodontics field compared to traditional learning methods. A systematic review was performed comprising randomized controlled trials and crossover studies that were related to periodontics education from the following databases: MedLine, PsycINFO, Eric, Scopus, EMBASE, and Web of Science. Two authors independently performed study selection, data extraction, and assessed risk of bias. Kirkpatrick’s four-level evaluation model was used to evaluate educational outcomes. From 1642 studies, after applying inclusion criteria, seven studies remained for analysis. As a result of educational outcomes, on level 1 (Reaction), undergraduate dental students reported positive attitudes related to technology-enhanced learning. On level 2 (Learning), two studies found that the exclusive use of technology-enhanced learning improved knowledge gain compared to traditional learning methods; three other studies did not find any difference between technology-enhanced learning and traditional learning methods; one found that traditional learning methods presented superior results and one found that the combination between technology-enhanced learning and traditional methods improved knowledge gain compared to traditional learning methods. On level 3 (Behaviour), only three studies evaluated student’s performance and one found that TEL application improved students’ performance. On level 4 (Results), five studies suggested that the implementation of technology-enhanced learning would improve educational outcomes in periodontics education if combined with traditional learning methods. The findings showed that the exclusive use of technology-enhanced learning does not significantly improve periodontics educational outcomes when compared to traditional learning methods. However, the combination of technology-enhanced learning and traditional learning methods can be the key to improving periodontics education
Palavras-chave: Dental education
Technology-enhanced learning (TEL)
Periodontics
Efficacy
Educação Odontológica
Tecnologia Educacional
Periodontia
Eficácia
Revisão Sistemática
Systematic Review
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::PERIODONTIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citação: BERRY, Maria Cardoso de Castro. Avaliação da eficácia da tecnologia educacional no processo de ensino-aprendizagem em periodontia. 2020. 65 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16523
Data de defesa: 10-Mar-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Odontologia

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