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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16538
Tipo do documento: Tese
Título: Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: (des)construções de sentidos sobre a cidade e sua marca em documentários internacionais de televisão em tempos de megaeventos
Título(s) alternativo(s): Rio de Janeiro, commodity-city: (de)construction of meanings about the city and its brand in international television documentaries in times of megaevent
Autor: Gotardo, Ana Teresa 
Primeiro orientador: Freitas, Ricardo Ferreira
Primeiro coorientador: Salles, Gabriel Silvestre de Campos
Primeiro membro da banca: Mendonça, Kleber Santos de
Segundo membro da banca: Santos, Maria Helena Carmo dos
Terceiro membro da banca: Neiva, Gabriel Chavarry
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender como se dão a construção e as mudanças de sentidos em relação à cidade do Rio de Janeiro e sua marca em documentários produzidos por estrangeiros e veiculados por redes de televisão internacionais durante o chamado “momento olímpico”. O trabalho foi realizado a partir de uma construção metodológica, ou seja, não há um método único, mas uma composição que permite a formulação de questões e a compreensão crítica do corpus sobre como essas narrativas atuam na produção de significados por meio de uma leitura polivalente, não dominante. Foram selecionados 11 programas, considerando o seguinte recorte: documentários exibidos por redes internacionais de televisão entre 2013 e 2016, produzidos por estrangeiros, que promovessem deslocamentos, em suas narrativas, em relação ao projeto de cidade construído pela e para a Marca Rio por ocasião dos megaeventos esportivos sediados na cidade em 2014 e 2016 e que estivessem disponíveis on-line para visualização ou download. As análises mostram os debates possíveis acerca das formas como os imaginários sobre a marca Rio estão sendo construídos, desconstruídos e reconstruídos. Trata-se de um processo regido por interesses econômicos, mas que possui, de certa forma, “vida própria”, já que os sentidos são reapropriados pelos cidadãos, os quais constroem novas formas de ser, de estar e de viver essa cidade que se propõe mercadoria a ser consumida e também empresa a gerir seus processos. As narrativas documentais fazem emergir novos sujeitos e subjetividades que não compõem o discurso oficial da marca, colocam em debate o projeto de cidade construído pelo planejamento estratégico e demonstram parte das disputas que constituem o tecido urbano, em especial no que diz respeito às disputas pelo direito à cidade, indo muito além do achatamento promovido pelo branding e do consenso buscado pela cidade-empresa na construção da cidade-mercadoria. Compreender esses processos é uma forma de problematizar essas questões e trazê-las para um debate mais amplo – um debate que inclua os diversos nós que compõem a complexa rede de construção da Cidade Olímpica.
Abstract: This research aims to understand the construction and changes of meaning about the city of Rio de Janeiro and its brand in documentaries produced by foreigners and broadcast by international television networks during the so-called “Olympic moment”. The work was carried out from a methodological construction, that is, there is no single method, but a composition that allows the formulation of questions and the critical understanding of the corpus about how these narratives act in the production of meanings through a multipurpose and non-dominant reading. Eleven programs were selected, considering the following excerpt: documentaries shown by international television networks between 2013 and 2016, produced by foreigners, which promoted displacements in their narratives in relation to the city project built by and for the brand Rio on the occasion of the sports mega-events hosted by the city in 2014 and 2016 and that were available online for viewing or downloading. The analyses show some possible debates around the construction, deconstruction and reconstruction of the imaginaries about the brand Rio and the city. It is a process governed by economic interests, but it is also a living-process, since the senses are re-appropriated by citizens, who build new ways of being and living in this city that it proposes merchandise to be consumed and also a company to manage its processes. The documentary narratives emerge new subjects and subjectivities that are not part of the official discourse of the brand. They also debate the city project built by strategic planning and demonstrate part of the disputes that constitute the urban fabric, especially with regard to disputes over the right to the city, going far beyond the flattening promoted by branding and the consensus aimed by the entrepreneurial city in the construction of the commodity city. Understanding these processes is a way of problematizing these issues and bringing them into a broader debate – a debate that includes the different nodes that constitute the complex construction of the Olympic City.
Palavras-chave: Olympic city
City branding
Television documentaries
Disputes over narratives
Production of meanings
Cidade Olímpica (Rio de Janeiro, RJ)
Documentários de televisão
Disputas narrativas
Produção de sentidos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: GOTARDO, Ana Teresa. Rio de Janeiro, cidade-mercadoria: (des)construções de sentidos sobre a cidade e sua marca em documentários internacionais de televisão em tempos de megaeventos. 2020. 266 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16538
Data de defesa: 13-Fev-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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