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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo de triângulos e quadriláteros na construção de mosaicos geométricos sob a perspectiva da Teoria de Van Hiele
Título(s) alternativo(s): Study of triangles and quadrilaterals building geometric mosaics from the perspective of Van Hiele's theory
Autor: Campos, André Victor Ribeiro de 
Primeiro orientador: Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de
Primeiro membro da banca: Carneiro, Fernando Antônio de Araújo
Segundo membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Resumo: Este trabalho relata uma experiência realizada em uma escola pública do Município do Rio de Janeiro em duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental em 2019. Em ambas, foram trabalhados triângulos e quadriláteros, sua classificação, características principais e soma dos ângulos internos. Em uma delas usando o estudo tradicional com conceitos, figuras e definições, fazendo uso da apostila, livro e caderno. Na outra, utilizou-se a manipulação das figuras e construção de mosaicos geométricos. O objetivo era comparar as duas abordagens e verificar o interesse, desempenho e aproveitamento das turmas. Por estar há muitos anos trabalhando com essa fase de escolaridade, nem sempre dispondo de tempo e dos recursos necessários, notando o desinteresse dos alunos e sua difícil assimilação do assunto, o autor deste trabalho optou por fazer essa tentativa. Como o assunto é Geometria e os alunos tinham domínio mínimo, quase nulo de seus fundamentos, viu-se na teoria de Van Hiele uma combinação interessante com a ideia acima, visto que a mesma trabalha com níveis sucessivos de aprendizagem, onde o aluno vai construindo o conhecimento e progredindo, podendo partir do básico reconhecimento de figuras. A análise desse experimento através do olhar pedagógico qualitativo e quantitativo nos fez perceber que a experiência foi válida, não somente para o desenvolvimento geométrico dos estudantes, mas para despertar o interesse, participação e motivação destes, além de um legado para a prática docente.
Abstract: This work reports an experience carried out in a public school in the city of Rio de Janeiro in two classes of the seventh year of Elementary Education in 2019. In both, triangles and quadrilaterals were worked, their classification, main characteristics and sum of the internal angles. In one of them using the traditional study with concepts, figures and definitions, using the handout, book and notebook. In the other, manipulation of figures and construction of geometric mosaics was used. The objective was to compare the two approaches and check the interest and performance of the classes. As the author has been working with this phase of education for many years, not always having the time and the necessary resources, noting the students' lack of interest and their difficult assimilation of the subject, the author of this work chose to make this attempt. As the subject is Geometry and the students had minimal mastery, almost zero of its fundamentals, it was seen in Van Hiele's theory an interesting combination with the above idea, since it works with successive levels of learning, where the student builds knowledge and progressing, being able to start from the basic recognition of figures. The analysis of this experiment through the qualitative and quantitative pedagogical look made us realize that the experience was valid, not only for the geometric development of the students, but to arouse their interest, participation and motivation, as well as a legacy for teaching practice.
Palavras-chave: Triangles
Quadrilaterals
Triângulos
Quadriláteros
Mosaicos geométricos
Teoria de Van Hiele
Geometria – Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Matemática na arte
Geometric Mosaics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: CAMPOS, André Victor Ribeiro de. Estudo de triângulos e quadriláteros na construção de mosaicos geométricos sob a perspectiva da Teoria de Van Hiele. 2020. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16541
Data de defesa: 15-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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