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Tipo do documento: Tese
Título: As narrativas da terra-personagem em “Vidas secas”, “Terra sonâmbula” e “A jangada de pedra”
Título(s) alternativo(s): The narratives of the land-charcater in "Vidas secas", "Terra sonâmbula" and "A jangada de pedra"
Autor: Santos, Alberto Freitas dos 
Primeiro orientador: Amorim, Claudia Maria de Souza
Primeiro membro da banca: Fontes, Maria Helena Sansão
Segundo membro da banca: Ferreira, Ceila Maria
Terceiro membro da banca: Silva, Renata Flávia da
Quarto membro da banca: Gonda, Gumercinda Nascimento
Resumo: Esta tese busca demonstrar em três narrativas das literaturas brasileira, moçambicana e portuguesa, a saber: Vidas secas, Terra sonâmbula e A jangada de pedra, a presença da terra, considerada nesta análise como personagem das referidas narrativas, e seu modo de atuação determinante e definitivo para os destinos das outras personagens desses romances. Pelo viés comparatista, os três romances apresentam a intrínseca relação do sujeito no espaço que habita e/ou percorre, moldando a vida e comportamento do sujeito que sofre influências sociais e políticas do meio em que está inserido. Será observado também o caráter transitório que a terra tornada personagem apresenta na medida em que se pode atribuir à sua “vontade” os caminhos a serem percorridos pelas personagens. Na obra Vidas secas, por exemplo, o enfoque é o sertão nordestino, a terra árida que influencia não só o modus vivendi dos seres que nela “subexistem”, bem como o narrador onisciente criado pelo autor brasileiro. Em relação à Terra sonâmbula, é relevante demonstrar que a literatura em África configura-se como tentativa de manter sua cultura viva, em movimento como a própria terra apresentada pelo escritor moçambicano. Já em A jangada de pedra, são as relações políticas, sociais e históricas decorrentes do súbito deslocamento iniciado pela Península Ibérica e o modo como tal movimentação transforma o cotidiano das personagens saramaguianas que são destacados neste estudo. As possibilidades de intersecção entre as produções de Graciliano Ramos, José Saramago e Mia Couto contribuem para o alargamento da dinâmica comunicativa que há entre Brasil, Portugal e Moçambique. Adotando-se ainda a perspectiva comparatista, a tese tece um breve diálogo entre essas narrativas e a sua realização cinematográfica, privilegiando a imagem da terra. Como aparato teórico para a análise dos romances, além da fortuna crítica relativa a cada uma das obras e autores, essa investigação partiu dos pressupostos teóricos dedicados aos estudos da Geopoética e de nomes como Benjamin Abdala Júnior, Eduardo Lourenço, Zygmunt Bauman, Michel Collot, Umberto Eco, Letícia Malard, Ana Paula Arnaut, Sonia Brayner, Christian Metz, entre outros. Além disso, entrevistas concedidas pelos próprios autores contribuíram para o enriquecimento do presente estudo
Abstract: This thesis aims to present in three narratives of Brazilian, Mozambican and Portuguese literature, namely, Vidas secas, Terra sonâmbula and A jangada de pedra, the presence of the land, considered in this analysis as one of the characters of the above titles, and its determined and definitive role on the other character's destiny from those novels. From a comparative perspective, the three fictions show the intrinsic relationship of the subject in its space of living and/or its path, shaping the life and behavior of the subject who suffers social and political influence by the surrounding circumstances. Vidas secas, for example, focus on the northeast, the barren land which affects the modus vivendi of the in habitants, and the omniscient narrator's life created by the Brazilian author. In Terra sonâmbula, it is necessary to mention that literature in Africa is an effort to keep history alive. In A jangada de pedra, there are the political, social, and historical relations resulting from the sudden displacement initiated by the Iberian Peninsula and how this movement transforms the daily lives of the Saramaguian characters that this study highlights. The possibilities of intercourse among Graciliano Ramos, José Saramago, and Mia Couto's work contributes to further communicative dynamic expansion among Brazil, Portugal, and Mozambique. As an additional comparative perspective, this thesis dialogs briefly among the narratives and its cinematographic work, prioritizing the land image. As a theoretical apparatus for analyzing a novel, in addition to the critical fortune related to each of the works and authors, this investigation started from theoretical premises dedicated to the studies of Geopoetics and names like Benjamin Abdala Júnior, Eduardo Lourenço, Zygmunt Bauman, Michel Collot, Umberto Eco, Letícia Malard, Ana Paula Arnaut, Sonia Brayner, Christian Metz, among others. Besides, interviews made with the authors contributed to enrich the present study
Palavras-chave: Comparatism
Land
Geopoetic
Literature and cinema
Comparatismo
Terra
Ramos, Graciliano, 1892-1953
Saramago, José, 1922-2010
Couto, Mia, 1955-
Geopoética
Literatura e cinema
Ramos, Graciliano, 1892-1953. Vidas secas
Couto, Mia, 1955-. Terra sonâmbula
Saramago, José, 1922-2010. Jangada de pedra
Literatura comparada – Moçambicana e brasileira
Literatura comparada – Brasileira e moçambicana
Literatura comparada – Portuguesa e moçambicana
Literatura comparada – Moçambicana e portuguesa
Literatura comparada – Brasileira e portuguesa
Literatura comparada – Portuguesa e brasileira
Brasil, Nordeste – Condições sociais
África – Condições sociais
Ibérica, Península Ibérica (Espanha e Portugal) – Condições sociais
Cinema e literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTOS, Alberto Freitas dos. As narrativas da terra-personagem em “Vidas secas”, “Terra sonâmbula” e “A jangada de pedra”. 2020. 183 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16543
Data de defesa: 24-Set-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

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