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Tipo do documento: Tese
Título: Montagens do público e do privado no arquivo audiovisual: imaginação histórica e cultura do fragmento a partir de filmes de Carlos Nader
Título(s) alternativo(s): Montages from the public and the private in the audiovisual archive: Historical imagination and culture of the fragment based on Carlos Nader films
Autor: Malinowski, Gabriel Gesualdi 
Primeiro orientador: Oliveira, Erick Felinto de
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Fernando do Nascimento
Segundo membro da banca: Mello, Jamer Guterres de
Terceiro membro da banca: Silva, Patricia Rabello da
Quarto membro da banca: Silva Filho, Wilson Oliveira da
Resumo: Esta tese utiliza três filmes de Carlos Nader, Pan-Cinema Permanente, A Paixão de JL e Homem Comum, para realizar uma reflexão sobre as montagens entre materiais audiovisuais provindos de mídias oficiais e amadoras. Nesse sentido, as obras são tomadas como objetos teóricos que, inseridos na problemática do público e do privado, atuam, ao mesmo tempo, como delimitadores metodológicos e intercessores para uma questão ampla: quais as implicações das novas fronteiras do audiovisual no arquivo/mundo contemporâneo? Para tentar responder a essa questão, sugerimos dois efeitos complementares que vem tomando forma nas últimas décadas: (1) a formação de uma certa imaginação histórica (2) temporalizada por fragmentos de diversos contextos e meios. Para desenvolver o trabalho, inicialmente, utilizamos a “teoria do cineasta” para analisar três aspectos centrais na filmografia de Carlos Nader: a utilização de “imagens de arquivo” em diferentes escalas; a concepção de uma relação imaginal entre o Eu e o Outro; e o protagonismo de figuras do tempo na montagem de arquivos heterogêneos. Em seguida, a partir do filme Pan-Cinema Permanente, apresentamos os pressupostos e desenvolvemos as questões centrais de nossa discussão, em especial a noção de arquivo audiovisual e suas fronteiras atuais na relação público e privado. Os filmes A Paixão de JL e Homem Comum, em seguida, discutem algumas implicações e configurações desse arquivo audiovisual na cultura contemporânea: a imaginação histórica e seu regime temporal e fragmentário. Para o embasamento teórico e a construção de uma abordagem apropriada para o desenvolvimento da tese, nos apoiamos em autores que dialogam com as questões apresentadas. Eles se encontram, preponderantemente, atrelados aos estudos de arqueologia das mídias e de crítica da cultura, tais como Vilém Flusser, Wolfgang Ernst e Aby Warburg.
Abstract: This thesis uses three films by Carlos Nader, Pan-Cinema Permanente, A Paixão de JL and Homem Comum, to reflect on the montages between official and amateur audiovisual materials. In this sense, these films are taken as theoretical objects that, inserted in the issue of the public-private relationship, work as methodological delimiters and intercessors for a broad question: what are the implications of the new frontiers of audiovisual in the contemporary archive/world? To try to answer this question, we suggest two complementary effects: (1) the formation of a certain historical imagination (2) temporalized by fragments from different contexts and media. To develop the research, we initially use the “theory of filmmaker” to analyze three central aspects in Carlos Nader's filmography: the use of “archive images” at different scales; the conception of an imaginal relationship between the Self and the Other; and the role of time figures in the montages of heterogeneous archives. Then, from the film Pan-Cinema Permanente, we present the assumptions and develop the central issues of our discussion, especially the notion of audiovisual archive and its current borders in the public and private relationship. The films A Paixão de JL and Homem Comum then discuss some implications and configurations of this audiovisual archive in our contemporary culture: the historical imagination and its temporal and fragmentary regime. For the theoretical basis and the construction of an appropriate approach for the development of the thesis, we rely on authors who dialogue with the questions presented. They are predominantly linked to media archeology and film studies, such as Vilém Flusser and Wolfgang Ernst.
Palavras-chave: Archive
Audiovisual
History
Imagination
Time
Arquivo
Audiovisual
História
Imaginação
Tempo
Nades, Carlos,1965-
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::TEORIA DA COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: MALINOWSKI, Gabriel Gesualdi. Montagens do público e do privado no arquivo audiovisual: imaginação histórica e cultura do fragmento a partir de filmes de Carlos Nader. 2020. 149 f. Tese (Doutorado em Comunicação). Faculdade de Comunicação Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16544
Data de defesa: 28-Abr-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Comunicação

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