Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16545
Tipo do documento: Tese
Título: Dom Casmurro à luz das telas: ensaios sobre recriações audiovisuais do romance machadiano
Título(s) alternativo(s): Dom Casmurro under the light of screens: essays on audiovisual recreations of the Machadian novel
Autor: Santos, Bárbara da Silva 
Primeiro orientador: Carneiro, Flávio Martins
Primeiro membro da banca: Viegas, Ana Claudia Coutinho
Segundo membro da banca: Ribas, Maria Cristina Cardoso
Terceiro membro da banca: Almeida, Lenivaldo Gomes de Almeida
Quarto membro da banca: Salgueiro, Wilberth Claython Ferreira
Resumo: A presente tese de doutorado, inserida no campo da Literatura Comparada, propõe-se a realizar um estudo sobre tradução – entendida aqui como recriação –, sendo norteada por reflexões de diversos teóricos acerca da literatura, do audiovisual e, sobretudo, acerca do eixo onde essas manifestações artísticas se cruzam. Através desse prisma, busca-se lançar luz sobre três obras audiovisuais originadas a partir do romance Dom Casmurro (1899), de Machado de Assis. Os filmes Capitú (1968), de Paulo César Saraceni, Dom (2003), de Moacyr Góes, e a minissérie Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho, são abordados por meio de três diferentes reflexões que visam a analisá-los em suas particularidades e abarcam variados temas suscitados pelas obras. Ademais, tendo-se ciência dos diferentes meios em que essas se inserem – cinema e televisão –, este estudo propõe uma leitura que demarca as possibilidades que cada ambiente de criação apresenta, bem como as semelhanças e discrepâncias entre ambos
Abstract: The present doctoral thesis, inserted in the field of Comparative Literature, proposes to carry out a study on translation – understood here as recreation –, being guided by reflections of several theorists about literature, audiovisual and, above all, about the axis where these artistic manifestations intersect. Through this prism, it seeks to shed light on three audiovisual works originated from the novel Dom Casmurro (1899), by Machado de Assis. The films Capitú (1968), by Paulo César Saraceni, Dom (2003), by Moacyr Góes, and the television show Capitu (2008), by Luiz Fernando Carvalho, are approached through three different reflections that aim to analyze them in their particularities and encompass various themes raised by these pieces. Furthermore, being aware of the different media in which they are inserted – cinema and television –, this study proposes a reading that outlines the possibilities that each creative environment presents, as well as the similarities and discrepancies between them
Palavras-chave: Dom Casmurro
Literatura comparada
Audiovisual
Tradução
Crítica
Assis, Machado de, 1839–1908 – Crítica e interpretação
Assis, Machado de, 1839–1908. Dom Casmurro
Adaptações para o cinema
Cinema e literatura
Adaptações para a televisão
Televisão e literatura
Comparative literature
Translation
Criticism
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SANTOS, Bárbara da Silva. Dom Casmurro à luz das telas: ensaios sobre recriações audiovisuais do romance machadiano. 2020. 161 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16545
Data de defesa: 8-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Barbara da Silva Santos - 2020 - Completo.pdf2,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.