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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16548
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Do infantil ao mal-estar: uma questão para a psicanálise |
Título(s) alternativo(s): | l’enfantin au malaise: une question pour la psychanalyse |
Autor: | Cardozo, Alda Carla Alves ![]() |
Primeiro orientador: | Rinaldi, Doris Luz |
Primeiro membro da banca: | Leite, Sonia da Costa |
Segundo membro da banca: | Couto, Maria Cristina Ventura |
Resumo: | Esta dissertação pretende investigar a clínica da saúde mental em sua articulação com a instituição escolar de educação, a partir das demandas de tratamento que lhe são feitas. Colocamo-nos a investigar o significante “criança” nos discursos institucionais que a tomam como objeto do cuidado e destacamos o discurso da educação como seu principal representante. Nesta perspectiva, servimo-nos da teoria dos quatro discursos que compõem o laço social proposta por Lacan em O Seminário 17: O avesso da psicanálise (1969-70) para investigar o modo de circulação discursiva entre as instituições. A fim de apontar a novidade trazida pela psicanálise, ao considerar a criança também investida de sexualidade, discutimos o emblemático caso “Pequeno Hans” (FREUD, 1909), e, por fim, apresentamos um caso clínico acompanhado por nós em um CAPSi, atravessado pelos discursos do mestre e da universidade (LACAN, 1969-70) como principais representantes da instituição escolar. |
Abstract: | Cette dissertation a l’intention de faire des recherches sur la clinique de la santé mentale à travers l’institution scolaire d’éducation à partir des demandes de traitement que lui sont présentées. On essaye de découvrir le signifiant « enfant » dans les discours institutionnels qui le prennent comme objet de soin, en soulignant le discours de l’éducation en tant que son représentant principal. Dans cette perspective, on se sert de la théorie des quatre discours qui composent le lien social, théorie proposée par Lacan dans Le Séminaire 17 : l’envers de la psychanalyse (1969-70) à fin d’examiner le mode de circulation discoursive entre les institutions. À fin de signaler la nouveauté apportée par la psychanalyse, en considérant l’enfant comme quelqu’un plein de sexualité, on discute le cas emblématique du « Petit Hans » et, enfin, on présente un cas clinique surveillé par nous dans un CAPSi (Centre d’attention psycosociale pour les enfants), analysé à travers les discours du maître et de l’université (LACAN, 1969-1970) comme les principaux représentants de l’institution scolaire. |
Palavras-chave: | Criança Saúde mental Educação Sujeito Mal-estar Enfant Santé mentale Éducation Sujet Malaise |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicanálise |
Citação: | CARDOZO, Alda Carla Alves. Do infantil ao mal-estar: uma questão para a psicanálise. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado em Psicanálise) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16548 |
Data de defesa: | 8-Out-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicanálise |
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Dissertação - Alda Carla Alves Cardozo - Completo - 2014.pdf | 733,95 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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