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Tipo do documento: Tese
Título: Rompendo o silêncio: história de vida de indivíduos com surdocegueira adquirida
Título(s) alternativo(s): Breaking the silence: life story of individuals with acquired deafblindness
Autor: Lupetina, Raffaela de Menezes 
Primeiro orientador: Walter, Cátia Crivelenti de Figueiredo
Primeiro coorientador: Kelman, Celeste Azulay
Primeiro membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Segundo membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Terceiro membro da banca: Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula
Quarto membro da banca: Glat, Rosana
Resumo: Esta tese tem como objetivo conhecer e analisar as trajetórias dos sujeitos com surdocegueira adquirida a partir da perspectiva do próprio surdocego. No estudo participam setes jovens e adultos com surdocegueira adquirida dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Esta pesquisa tem como ponto forte as formas de comunicação diferenciadas dos participantes, que são: Libras tátil, Libras em campo reduzido, fala ampliada, fala estando perto e Tadoma. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a metodologia de história de vida, valorizando os relatos dos depoentes como fonte principal. A partir dos relatos dos entrevistados formaram-se as seguintes subcategorias: condição sensorial, locomoção e acessibilidade, trajetória educacional, atividades laborais e formação profissional, relações socioafetivas, família, atividades de lazer, preconceito e dificuldades, identidade como pessoa com surdocegueira e perspectivas para o futuro. Como a metodologia de história de vida privilegia a fala, a voz e o depoimento dos participantes, ter entrevistados não oralizados traz ainda mais riqueza para essa pesquisa, pois esses costumam não ser escutados, já que utilizam formas de comunicação mais específicas, a sociedade os negligencia ainda mais. O estudo demonstrou especificidades e pontos em comum entre os entrevistados, entre os quais: a vontade de continuar exercendo as atividades de antes da progressão das perdas sensoriais e um isolamento relativo, pois relataram que a vida social se resume aos familiares e/ou poucos amigos no ambiente de estudo, não tendo um lazer no tempo livre. Esperamos que este trabalho contribua para o campo da educação em geral e da educação especial e inclusiva, principalmente para a área da surdocegueira
Abstract: This thesis aims to understand and analyze the trajectories of deafblind individuals within their own perspective. Seven young people and adults with acquired deafblindness from the states of Rio de Janeiro, São Paulo and Rio Grande do Sul participated in this study. This research has as its strong point the diverse forms of communication of the participants, which are: tactile Brazilian Sign Language, adapted Brazilian Sign language or close vision interpreting, voice amplification, close speaking and Tadoma. This is a qualitative research that uses the methodology of life story, valuing the reports of the deafblind as its main source. From the interviewees' reports, the following subcategories were formed: sensorial, mobility and accessibility conditions, educational trajectory, work activities and professional training, socio-affective relationships, family, leisure activities, prejudice and difficulties, identity as a deafblind person and perspectives for the future. Because story methodology privileges the speech, the voice and the testimony of the participants, having non-oralized interviewees brings even more richness to this research, as it gives them the opportunity to express themselves in a society that usually neglects them due to their specific forms of communication. The study showed specificities and commonalities among the interviewees, including: the desire to continue performing activities before their sensorial losses progresses as well as their relative isolation, as they reported that social life is limited to family and/or few friends within their school environment, not engaging in any activity to fullfill their leisure time. We hope this work will contribute to the field of education in general and special and inclusive education, especially in the area of deafblindness
Palavras-chave: Surdocegos
História de vida
Surdocegueira adquirida
Formas de comunicação
Libras tátil
Deafblind
Life's story
Acquired deafblindness
Forms of communication
Tactile brazilian sign language
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LUPETINA, Raffaela de Menezes. Rompendo o silêncio: história de vida de indivíduos com surdocegueira adquirida. 2019. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16557
Data de defesa: 28-Nov-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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