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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Reciclagem das políticas curriculares”: Implicações do aterro sanitário em escolas da Rede Municipal de Duque de Caxias
Título(s) alternativo(s): “Recycling of curriculum policies implications of the landfill in Duque de Caxias public schools system
Autor: Castro, Rita de Cássia da Silva 
Primeiro orientador: Borges, Verônica
Primeiro membro da banca: Dias, Rosanne Evangelista
Segundo membro da banca: Caetano, Marcio Rodrigo Vale Caetano
Resumo: De acordo com a investigação realizada por esta pesquisa, defendo que há processos culturais que também passam pelo aterro sanitário fechado em 2012) de Jardim Gramacho e que permanecem exercendo grande impacto no bairro localizado no primeiro distrito do município de Duque de Caxias. Sendo assim, este trabalho focaliza entender os processos culturais acessados via documentos curriculares produzidos nas escolas municipais localizadas na região. A partir de autores como Lopes, Macedo, Hall, Appadurai aponto que há um processo de atuação mútua entre s ujeitos e cultura, a partir das reflexões sobre identidades culturais, bairro/localidade, multiculturalismo, hibridismo cultural e contexto. Outro aspecto investigado em diferentes textos curriculares foram as possíveis leituras das formações culturais na localidade. Durante o processo de investigação problematizo a importância da abordagem cultural local nos currículos produzidos nas escolas e seu potencial para a construção significativa do conhecimento. Utilizo me da abordagem do ciclo de políticas de St ephen Ball para enfatizar a interação cíclica e interdependente entre os contextos. Assim, são analisados documentos curriculares da Rede de Educação de Duque de Caxias como os Projetos Político pedagógicos de três escolas localizadas no bairro já referido . Como considerações finais, aponto para a existência de um “ciclo de políticas das escolas municipais de Jardim Gramacho”. Mediante sua inter relação entre as políticas curriculares propostas pela Rede Educacional de Duque de Caxias e as políticas constru ídas nas escolas de forma recontextualizada e ressignificada em uma perspectiva cultural.
Abstract: According to the investigation done by this research, I argue that there are cultural processes that also go through the Jardim Gramacho’s landfill shutdown in 2012) and that remain exerting a major impact in the neighborhood located in the first district of Duque de Caxias. Therefore, th is work focuses on understanding the cultural processes accessed through curriculum documents produced in municipal schools located in the region. From authors like Lopes, Macedo, Hall, Appadurai, I point out that there is a process of mutual action betwee n subjects and culture, from the reflection on cultural identities, neighborhood/location, multiculturalism, cultural hybridity and context. Another aspect investigated in different curriculum texts were the possible readings of cultural formations in the locality. During the investigation process, I question the importance of the local cultural approach in the curricula produced in schools and its potential for the significant construction of knowledge I use Stephen Ball's policy cycle approach to emphasi ze cyclical and interdependent interaction between contexts. Thus, curricular documents of the Duque de Caxias Education System are analyzed like the Pedagogical Political Projects of three schools located in the aforementioned neighborhood. As final consi derations I point to the existance of a “policy cicle of Jardim Gramacho municipal schools”. Through its interrelation between the curriculum policies proposed by the Duque de Caxias Educational System and the policies built in schools recontextualized and resignified in a cultural perspective.
Palavras-chave: Cultura
Jardim Gramacho
Abordagem do ciclo de políticas
Política curricular
Culture
Duque de Caxias, RJ
Policy cycle aproach
Curriculum policy
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CASTRO, Rita de Cássia da Silva. “Reciclagem das políticas curriculares”: implicações do aterro sanitário em escolas da Rede Municipal de Duque de Caxias 2019. 110 f. Dissertação Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16558
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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