Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16559
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Entre travessias e encruzilhadas: em busca de uma pedagogia para a arte do carnaval |
Título(s) alternativo(s): | Entre traversées et croisements: en quête d’une pédagogie de l’art du Carnaval |
Autor: | Porfiro, André Luiz ![]() |
Primeiro orientador: | Guedes, Maristela Gomes de Souza |
Primeiro membro da banca: | Santos, Rosemary dos |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Ana Paula Pereira da Gama Alves |
Terceiro membro da banca: | Motta, Gilson Moraes |
Quarto membro da banca: | Feix, Tania Alice |
Resumo: | Esta tese origina-se da nossa pesquisa de doutoramento no PROPED/UERJ. Partindo das premissas dos estudos com os cotidianos, teve como objetivo vivenciar a Arte do Carnaval, entendida como a gama de elementos expressivos de dimensões plástico-visuais, literário-dramatúrgico, percussivo-musical e performático, nas suas formas e feitos, em seus diversos ‘espaçostempos’. Defendemos que há saberes específicos nos barracões de alegorias e fantasias e nos barracões de ala, locais de invenção, desenvolvimento e construção dos sonhos carnavalescos. Entendemos, ainda, que esses ‘saberesfazeres’ precisam ser legitimados e colocados em circulação. Serem partilhados por abordagens pedagógicas inventadas para esse intento. Figuram na pesquisa, fontes historiográficas, iconográficas e documentais, além da utilização do recurso a materiais audiovisuais disponíveis na plataforma de vídeos Youtube, na Internet. A diversidade de materiais utilizados nos desfiles, as invenções, as releituras, ressignificações e cocriações que acontecem nos barracões das escolas de samba convergem com os fazeres contemporâneos do ensino da arte. Engendramos, então, uma prática experimental no componente curricular Arte. As experimentações aconteceram com turmas do Ensino Médio, do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro- ISERJ, situado no bairro da Praça da Bandeira, na cidade do Rio de Janeiro. Empreendemos um processo de circulação dos ‘conhecimentossignificações’ inventados nos territórios das escolas de samba, para propormos, a partir das experiências vivenciadas em sala de aula, apontamentos para uma pedagogia. Uma pedagogia da Arte do Carnaval. |
Abstract: | This thesis is originated by our doctoral research at PROPED / UERJ. Starting from the premises of the studies of daily life, it aimed to experience the Art of Carnival, understood as the range of expressive elements of plastic-visual, literary-dramaturgical, percussive-musical and performative dimensions, in their forms and acts, in their various forms of 'spacetimes'. We defend that there is specific knowledge in the allegory and fantasy hovels and in the hovels section, places of invention, development and construction of carnival dreams. We also understand that these know-how needs to be legitimized and put into circulation. To be shared by pedagogical approaches invented for this purpose. The research includes historiographic, iconographic and documentary sources, as well as the use of audiovisual materials available on the Youtube video platform on the Internet. The diversity of materials used in the parades, inventions, rereading, resignification and co-creation that take place in samba school hovels converge with contemporary art teaching. We then engendered an experimental practice in the curricular component Art. The experiments took place with high school classes from the Higher Education Institute of Rio de Janeiro - ISERJ, located in the Praça da Bandeira neighborhood, in the city of Rio de Janeiro. We undertake a process of circulation of the 'knowledge and meanings' invented in the territories of samba schools, to propose, from the experiences in the classroom, notes for a pedagogy. A pedagogy of Carnival Art. |
Palavras-chave: | Artification Samba school Teaching Artificação Escolas de samba Educação |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | PORFIRO, André Luiz. Entre travessias e encruzilhadas: em busca de uma pedagogia para a arte do carnaval. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16559 |
Data de defesa: | 19-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese - André Luiz Porfiro - 2019 - Completa.pdf | 11,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons