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Tipo do documento: Dissertação
Título: Todos (em disputa) pela educação: empresariamento da sociedade e militarização da vida
Título(s) alternativo(s): Everyone (in dispute) for education: entrepreneurship of society and militarization of life
Autor: Cruz, Guilherme Vargas 
Primeiro orientador: Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Primeiro membro da banca: Heckert, Ana Lúcia Coelho
Segundo membro da banca: Passetti, Edson
Terceiro membro da banca: Amado, Luiz Antonio Saléh
Resumo: O empresariamento da sociedade é um fenômeno caracterizado por práticas e discursos que promovem o imperativo neoliberal de utilizar a empresa como o modelo para a gestão e o funcionamento da educação e de outras políticas públicas. No campo da educação, além do empresariamento, outras forças em disputa também se apresentam, como a judicialização dos conflitos e a militarização da vida. Esta dissertação tem como objetivo analisar os embates de forças na educação atual, como disputas entre diferentes formas de governamentalidade, modos de conduzir condutas. Para entender como essas disputas promovem mudanças nas formas de ensinar, foi utilizada, como foco da análise uma unidade, localizada no Rio de Janeiro, da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Essa escolha se deu em virtude da atuação do autor como servidor público neste estabelecimento e diante da relevância deste Centro como um marco histórico da educação profissional no Brasil. Com base na genealogia de Michel Foucault, foi realizado um levantamento da história da educação profissional, a partir de documentos oficiais, arquivos públicos, artigos, dissertações e teses produzidas sobre o tema. A Análise Institucional Francesa foi utilizada como uma importante referência para compreender as forças em disputa pela educação. A partir do conceito de analisador, foi possível interpretar a evasão escolar para além do binômio sucesso-fracasso individual, como um evento que coloca em análise, que explicita as relações de poder presentes no cotidiano escolar. No intuito de melhor investigar esse e outros analisadores da escola (racismo e outras práticas discriminatórias, testes e avaliação, colar, matar aula e outros atos tidos como de indisciplina), foram conduzidas entrevistas semi-estruturadas com oito ex-alunos que abandonaram o curso de Educação Profissional na modalidade integrada ao Ensino Médio. As entrevistas permitiram relacionar empresariamento e militarização como forças que se atualizam nas vidas desses jovens, em suas trajetórias de evasão escolar, em suas práticas de resistência e em suas buscas por inserção no mundo do trabalho
Abstract: The entrepreneurship of society is a phenomenon characterized by practices and discourses that promote the neoliberal imperative of using business as the model for the management and operation of education and other public policies. In the field of education, besides entrepreneurship, other forces in dispute also present themselves, such as the judicialization of conflicts and the militarization of life. This dissertation aims to analyze current disputes in the field of education, such as different modes of governmentality, the conduct of conduct. To understand how such disputes promote changes in the ways of teaching, an unity of the Federal Network of Vocational, Scientific and Technological Education, located in Rio de Janeiro, was used as the focus of analysis. This choice was made because of the author's activity as a public servant in this establishment and due to the relevance of this Center as a historical milestone of vocational education in Brazil. Based on the idea of Genealogy of Michel Foucault, a historical survey of vocational education was carried out, using official documents, public archives, articles, dissertations and theses produced on this subject. The French Institutional Analysis was used as an important theoretical reference to understand the forces that are currently disputing education. Using the concept of “analyzer”, school dropout could be understood beyond the individual success-failure binomial, as an event that puts into analysis, wich makes explicit the power relations present in daily school life. In the search to better investigate this and other school analyzers (for example: institutional racism and other discriminatory practices, testing and evaluation, cheating, skipping classes and other acts considered to be of indiscipline), semi-structured interviews were conducted with eight former students, who left the Vocational Education course in the Integrated mode with High School (Integrated High School). The interviews made it possible to relate management logics and militarization as neoliberal forces that are updated in these young people lives, in their trajectories of school dropout, in their practices of resistance and in their attempts to access formal work opportunities
Palavras-chave: Vocational education
School dropout
Entrepreneurship of society
Neoliberal Governmentality
Educação profisisonal
Evasão Escolar
Empresariamento da sociedade
Governamentalidade neoliberal
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS::ANALISE INSTITUCIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: CRUZ, Guilherme Vargas. Todos (em disputa) pela educação: empresariamento da sociedade e militarização da vida. 2019. 209 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16567
Data de defesa: 25-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

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