Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16568
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Mas essa criança não tem perfil de abrigo!”: problematizações sobre raça, gênero e pobreza no acolhimento institucional de crianças e adolescentes
Título(s) alternativo(s): “But this child has no shelter profile!”: questions about race, gender and poverty in institutional care of shildren and adolescents
Autor: Moreira, Tatiana Oliveira 
Primeiro orientador: Marafon, Giovanna
Primeiro membro da banca: Alves, Eliana Olinda
Segundo membro da banca: Schucman, Lia Vainer
Terceiro membro da banca: Santos Junior, Renato Noguera dos
Resumo: O presente trabalho apresenta como tema o acolhimento institucional de crianças e adolescentes através da problematização em relação aos marcadores sociais de desigualdade, raça, gênero e pobreza. O campo de pesquisa se constituiu a partir da atuação em uma Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital fluminense. O cotidiano de trabalho trouxe questões que levaram à pesquisa, tais como: por que as famílias que têm filhos acolhidos em instituições são em sua maioria negras, pobres e com a mulher como única figura responsável? Quais as lógicas de poder que fazem ter sempre o mesmo público como alvo de questionamentos, intervenções e vigilâncias em relação ao cuidado com os filhos? Para tal discussão foram utilizados conceitos tais como biopoder e biopolítica, de Michel Foucault; necropolítica, de Achille Mbembe; autoras que discutem o racismo e o sexismo no Brasil, tais como: Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Luiza Bairros, Beatriz Nascimento; autoras que contribuem com uma leitura amefricana: Angela Davis e Kimberlé Crenshaw. Carla Akotirene com a problematização sobre a perspectiva interseccional. Autores afrodescendentes com escritos sobre o racismo no Brasil, como: Kabengele Munanga, Clóvis Moura e Silvio Almeida. Assim como a discussão sobre racismo e branquitude por Lia Vainer Schucman. A literatura através do diálogo com as obras de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo é outra referência muito cara a esta pesquisa. A pesquisa teve como aporte metodológico a análise institucional, com o referencial de Rene Lourau e a análise de implicações. Tal referência possibilitou eleger analisadores que levaram a compreensão e à restituição de discussões estruturantes do campo dos direitos da infância e adolescência no Brasil. Durante a construção da dissertação, foi possível entender que há um processo histórico que leva determinadas famílias às condições de precariedade e de questionamento em relação ao cuidado com os filhos. Entender que as relações raciais estabelecidas são determinantes para definir uma diferenciação entre as infâncias no país é fundamental. Tais análises são importantes para profissionais que integram a rede de garantia de direitos de crianças e adolescentes, pois um olhar atento à estrutura social faz com que as avaliações sejam mais cuidadosas e menos individualizantes. Com ações que possibilitam intervenções não punitivistas ou moralizantes. Quando os profissionais individualizam determinadas situações atendidas, apenas perpetuam uma política de atendimento a esse público que segue mantendo famílias e populações na precariedade, longe de oportunidades que possam estabelecer uma outra relação social e familiar.
Abstract: This paper presents as its theme the institutional reception of children and adolescents through problematics in relation to social markers of inequality, race, gender and poverty. We constituted research field from performance in a Stick of Childhood Youth and Elderly of the state capital. The daily work brought questions that led to the research, such as: why are the families that have children in institutions are mostly black, poor and with women as the only responsible figure? What are the logic of power that always have the same audience as the target of questions, interventions and vigilance regarding childcare? For such discussion we used concepts such as biopower and biopolitics, by Michel Foucault; necropolitics, by Achille Mbembe; authors who discuss racism and sexism in Brazil, such as: Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Luiza Neighborhoods, Beatriz Nascimento; authors contributing to an African reading: Angela Davis and Kimberlé Crenshaw. Carla Akotirene with the problematics of intersectional perspective. Afrodescendant authors with writings on racism in Brazil, such as: Kabengele Munanga, Clovis Moura and Silvio Almeida. As well as discussion on racism and whiteness by Lia Vainer Schucman. Literature through dialogue with the works of Carolina Maria de Jesus and Conceição Evaristo is another very expensive reference to this research. Methodological support had institutional analysis, with reference of Rene Lourau and analysis of implications. Such reference enabled choose analyzers that led to understanding and restitution of structural discussions in children and adolescents rights field in Brazil. During study construction, we understand the existence of a historical process that leads certain families to precarious conditions and questioning childcare. Understand that established race relations are crucial to define a differentiation between childhoods in the country is essential. Such analyzes are important for professionals who are part of child and adolescent rights guarantee network, because an attentive look at social structure makes evaluations more careful and less individual. Actions that enable non-punitive or moralizing interventions. When professionals customize certain attended situations, they only perpetuate a policy of serving this public that keeps families and populations in precariousness, away from opportunities that can establish another social and family relationship.
Palavras-chave: Acolhimento institucional
Infâncias
Racismo
Sexismo
Pobreza
Institutional reception
Childhood
Racism
Sexism
Poverty
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana
Citação: MOREIRA, Tatiana Oliveira. “Mas essa criança não tem perfil de abrigo!”: problematizações sobre raça, gênero e pobreza no acolhimento institucional de crianças e adolescentes. 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Centro de Educação e Humanidades, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16568
Data de defesa: 4-Nov-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação -Tatiana Oliveira Moreira - 2019 - Completa.pdf1,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons