Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16569
Tipo do documento: Tese
Título: Memória e sentidos na institucionalização e disciplinarização da língua de sinais em cursos de Letras-Libras
Título(s) alternativo(s): Memoria y sentidos en la institucionalización y disciplinarización de la lengua de señas en los cursos de Letras-Libras
Memory and meanings in the institutionalization and disciplinarization of sign language in Letras-Libras courses
Autor: Perse, Elissandra Lourenço 
Primeiro orientador: Baalbaki, Angela Correa Ferreira
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Andréa
Segundo membro da banca: Arantes, Poliana Coeli Costa
Terceiro membro da banca: Lebedeff, Tatiana Bolivar
Quarto membro da banca: Favorito, Wilma
Resumo: A Lei de Libras e o Decreto 5.626/05 não apenas reconheceram e legalizaram a Libras como “meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda”, mas também inauguraram um acontecimento discursivo possibilitando uma via para o processo de institucionalização desta área como conhecimento científico por meio de seu curso de graduação em Letras-Libras. Esta tese, inscrita na área da História das Ideias Linguísticas no Brasil – HIL e com confluência na Análise do Discurso, elabora um estudo sobre o processo de disciplinarização da língua de sinais nos cursos de licenciatura em Letras-Libras das universidades federais do país. Os pressupostos teóricos provêm das leituras efetuadas em Auroux (1989; 2008; 2014); Orlandi (2001; 2007; 2010; 2013), Guimarães (2003; 2014) e Nunes (2007; 2008) acerca das ideias linguísticas e por meio da mobilização de conceitos e dispositivos teóricos e analíticos da análise de discurso materialista, tais como memória, arquivo e designação. A construção do nosso arquivo de leitura inclui, como material de análise, os primeiros projetos político-pedagógicos (PPP) desses cursos e seus respectivos ementários. Buscamos compreender os sentidos sobre a língua de sinais e a formação de professores de Libras que emergem desses documentos institucionais, bem como os movimentos de permanência, ruptura, deslocamentos e tensão presentes no PPP e nas ementas. Identificamos uma carência de investigações sobre as descrições linguísticas da Libras e que tanto esse processo como o da sistematização de uma escrita da língua de sinais se instauram por meio de uma exogramatização e que há uma prevalência dos estudos oriundos da ASL em ambos. Constatamos que os avanços tecnológicos de comunicação parecem consubstanciar para outro formato de registro diferente dos moldes tradicionais, assim, propomos uma reorganização do quadro teórico acerca das revoluções tecnolinguísticas (AUROUX, 2014) a partir da Libras. Considerar a historicidade e a institucionalização nesse processo de disciplinarização é fundamental para o resgate da memória de uma língua (quase) censurada e interditada por décadas e suas projeções futuras na formação de professores de Libras
Abstract: The Libras Law and the Decree 5.626/05 not only recognized and legalized Libras as a legal “means of communication and expression for the deaf community”, but also inaugurated a discursive event enabling a way for the process of institutionalizing this area as scientific knowledge through its licentiate degree course in Letras-Libras. This thesis, affiliated to the area of History of Linguistic Ideas in Brazil - HIL and with confluence in Discourse Analysis, elaborates a study on the process of disciplining sign language in licentiate degree courses in Letras-Libras at federal universities in the country. The theoretical assumptions come from the readings of the work of Auroux (1989; 2008; 2014); Orlandi (2001; 2007; 2010; 2013), Guimarães (2003; 2014) and Nunes (2007; 2008) about the history of linguistic ideas and through the mobilization of concepts and theoretical/analytical devices of materialistic discourse analysis, such as memory, file and designation. The construction of our reading archive includes, as material for analysis, the first political-pedagogical projects (PPP) of these courses and their respective curriculums. We seek to understand the meanings about sign language and the training of Libras teachers that emerge from these institutional documents, as well as the movements of permanence, rupture, displacement and tension present in the PPP and in the syllabuses. We identified a lack of research on the linguistic descriptions of Libras and that both this process and the systematization of a writing of sign language are established through “exogramatização” and that there is a prevalence of studies originating from ASL in both. We found that the technological advances in communication seem to materialize another registration format different from the traditional molds, thus, we propose a reorganization of the theoretical framework about the technolinguistic revolutions (AUROUX, 2014) from Libras. Considering historicity and institutionalization in this disciplinary process is fundamental to recover the memory of a(n almost) censored and banned language for decades and its future projections in the training of Libras teachers
La Ley de Libras y el Decreto 5.626/05 no solo reconocieron y legalizaron la Libras como un “medio legal de comunicación y expresión de la comunidad sorda”, sino que también inauguraron un evento discursivo que abrió camino para el proceso de institucionalización de esta área como conocimiento científico a través de su curso de licenciatura en Letras-Libras. Esta tesis, que se inscribe en el área de la Historia de las Ideas Lingüísticas en Brasil - HIL y con confluencia en el Análisis del Discurso, elabora un estudio sobre el proceso de disciplinarización de la lengua de señas en cursos de licenciatura en Letras-Libras de universidades federales en Brasil. Los presupuestos teóricos provienen de las lecturas realizadas en Auroux (1989; 2008; 2014); Orlandi (2001; 2007; 2010; 2013), Guimarães (2003; 2014) y Nunes (2007; 2008) sobre las ideas lingüísticas y mediante la movilización de conceptos y dispositivos teóricos y analíticos de análisis materialista del discurso, como memoria, archivo y designación. La construcción de nuestro archivo de lectura incluye, como material de análisis, los primeros proyectos político-pedagógicos (PPP) de estos cursos y sus respectivos currículos. Buscamos comprender los significados sobre la lengua de señas y la formación de los docentes de Libras que surgen de estos documentos institucionales, así como los movimientos de permanencia, ruptura, desplazamiento y tensión presentes en el PPP y en los guías docentes de asignatura. Identificamos que faltan investigaciones sobre las descripciones lingüísticas de Libras y que tanto este proceso como la sistematización de una escritura de la lengua de señas se establecen a través de la exogramatización y que existe un predominio de estudios con origen en la ASL en ambos. Encontramos que los avances tecnológicos en comunicación parecen materializarse para otro formato de registro diferente a los moldes tradicionales, por lo que proponemos una reorganización del marco teórico sobre las revoluciones tecnolingüísticas (AUROUX, 2014) a partir de Libras. Considerar la historicidad y la institucionalización en este proceso disciplinar es fundamental para recuperar la memoria de una lengua (casi) censurada y prohibida durante décadas y sus proyecciones futuras en la formación de los docentes de Libras
Palavras-chave: Historia de las ideas linguísticas
Guía docente de asignatura
History of linguistic ideas
Teaching guide of signature
História das ideias linguísticas
Letras-Libras
Ementas
PPP
Língua brasileira de sinais
Língua brasileira de sinais – Estudo e ensino
Língua brasileira de sinais – História
Linguística - História
Pedagogia crítica
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: PERSE, Elissandra Lourenço. Memória e sentidos na institucionalização e disciplinarização da língua de sinais em cursos de Letras-Libras. 2020. 263 f. Tese (Doutorado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16569
Data de defesa: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Elissandra Lourenco Perse - 2020 - Completa.pdf3,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.