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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da gênese dos cadernos às intervenções no Quarto de despejo: o processo editorial para recepção da obra de Carolina Maria de Jesus
Título(s) alternativo(s): From the genesis of notebooks to interventions in the Dump room: the editorial process for receiving the work of Carolina Maria de Jesus
Autor: Lapa, Fabiana Julião de Souza 
Primeiro orientador: Soares, Marcus Vinícius Nogueira
Primeiro membro da banca: Oliveira, Leonardo Davino de
Segundo membro da banca: Lopez, Anna Faedrich Martins
Resumo: A narrativa de cunho testemunhal, realizada nos diários de Carolina Maria de Jesus, é uma construção discursiva que trabalha o gênero em sua versão mulher negra, escritora, e a recusa de sua condição humana em ser despejo na sociedade desigual que a empurrou para a miséria. É diálogo entre conceitos como identidade, memória, espaço, linguagem e cultura, retratados em sua escrita diária, pensando no binômio indivíduo e ambiente social como um processo dinâmico de transformações. Elencando a narrativa testemunhal feminina como um dos tantos dilemas no processo de representação, tendo em vista a invisibilidade da mulher escritora, especialmente a negra, ao longo da história, o presente trabalho tem como objetivo analisar o percurso editorial da primeira obra de Carolina Maria de Jesus, Quarto de Despejo–Diário de uma favelada, do momento em que o jornalista Audálio Dantas teve acesso aos seus escritos em cadernos que Carolina recolhia nos lixos até o lançamento do livro. Discutiremos a necessidade de uma segunda voz para fazer ouvir uma outra silenciada e analisaremos a produção editorial, propondo uma reflexão sobre o processo de intervenção, na intenção de tornar um texto convenientemente “adequado à leitura”, normatizando a obra escrita. As supressões de termos do conteúdo original, bem como as correções ortográficas se distanciam do discurso de manutenção da originalidade da obra produzida por uma favelada que teve acesso à educação escolar por dois anos e reforçam o protagonismo do jornalista e também editor nesse processo, influenciando e direcionando a narrativa do diário
Abstract: The testimonial narrative, carried out in the diaries of Carolina Maria de Jesus, is a discursive construction that works with gender in its black woman, writer version, and the refusal of her human condition to be evicted in the unequal society that pushed her into misery. It is a dialogue between concepts such as identity, memory, space, language and culture, portrayed in his daily writing, thinking of the binomial individual and social environment as a dynamic process of transformations. Listing the female testimonial narrative as one of the many dilemmas in the representation process, in view of the invisibility of the woman writer, especially the black woman, throughout history, the present work aims to analyze the editorial path of the first work of Carolina Maria de Jesus, Room of Eviction - Diary of a favela, from the moment when journalist Audálio Dantas had access to his writings in notebooks that Carolina collected in the garbage until the book was released. We will discuss the need for a second voice to make another voice heard and analyze the editorial production, proposing a reflection on the intervention process, with the intention of making a text conveniently “suitable for reading”, standardizing the written work. The deletion of terms from the original content, as well as the spelling corrections, distance themselves from the discourse of maintaining the originality of the work produced by a favela that had access to school education for two years and reinforce the role of the journalist and also editor in this process, influencing and directing the diary narrative
Palavras-chave: Testimonial Narrative
Editorial Intervention
Carolina Maria de Jesus
Narrativa testemunhal
Processo editorial
Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977 - Crítica e interpretação
Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977. O quarto de despejo
Escritoras negras - Narrativas pessoais
Memória autobiográfica - Publicações
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: LAPA, Fabiana Julião de Souza. Da gênese dos cadernos às intervenções no Quarto de despejo: o processo editorial para recepção da obra de Carolina Maria de Jesus. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16572
Data de defesa: 9-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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