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Tipo do documento: Dissertação
Título: Os verbos nas questões do ENADE: um assunto com múltiplas faces
Título(s) alternativo(s): Questions related to verbs in the National Student Performance Exam (ENADE): a multifaceted issue
Autor: Surcin, Gisele de Menezes 
Primeiro orientador: Henriques, Claudio Cezar
Primeiro membro da banca: Azeredo, José Carlos Santos de
Segundo membro da banca: Medeiros, Luiz Claudio Valente Walker de
Resumo: Este trabalho procura descrever e interpretar as questões sobre verbos do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) nas provas destinadas aos formandos de Letras. A proposta de pesquisa utiliza como corpus todas as questões já aplicadas – desde 1998, quando o sistema era conhecido como “Pro-vão” – as quais abrangem qualquer aspecto relacionado à categoria dos verbos, classe gramatical que funciona como eixo da oração. Nesse sentido, consideram-se aqui os aspectos morfossintáticos, semântico-estilísticos e pragmático-discursivos, assim como os textos utilizados nas provas, os quais representam gêneros diversos (jornalístico, literário, acadêmico, publicitário, etc.), para ilustrar a base teórica e e-xemplificar as explicações e comentários sobre as questões. A fundamentação parte das gramáticas tradicionais de referência e das mais recentes teorias linguísticas da área, utilizando como suporte documental os seis volumes da coleção “Português na Prática”, de Claudio Cezar Henriques, obras em cujo Apêndice se transcrevem as questões do ENADE segundo os seis temas nelas abordados: Fonética, Fonologia e Ortografia; Morfologia; Sintaxe; Geo-História; Léxico e Semântica; e Estilística e Discurso
Abstract: The object of this dissertation is to describe and interpret questions related to verbs in the National Student Performance Exam (ENADE) in the tests assigned to undergraduate students of Language Studies faculties. The corpus used in our re-search is composed of all the test questions since 1998 when this exam was known as “Provão”. The corpus encompasses any aspects related to verbs, a major word class used as a sentence axis. The morphosyntactic, semantic-stylistic, and pragmatic-discursive aspects of the verbs are considered in this study, as well as the texts used in the exams, which represent journalistic, literary, academic, and advertising text genres to illustrate its theoretical basis, providing explanations and comments on the issues. The theoretical basis of this paper departs from traditional grammar books and the most recent linguistic theories in the area, using the six volumes of the collection “Português na Prática”, by Claudio Cezar Henriques, as documental support. The ENADE questions can be found in the appendix of every issue of this collection, organized according to the six categories: Phonetics, Phonology and Spelling; Morphology; Syntax; Geohistory; Lexicon and Semantics; and Stylistics and Discourse
Palavras-chave: Verbs
Language Studies Institutes
Verbos
ENADE
Letras
Língua portuguesa - Verbos
Língua portuguesa - Exames
Língua portuguesa – Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SURCIN, Gisele de Menezes. Os verbos nas questões do ENADE: um assunto com múltiplas faces. 2020. 178 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16578
Data de defesa: 8-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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