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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16579
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A literatura infantojuvenil nas tramas do feminino: Chapeuzinho vermelho, histórias de ontem e hoje |
Título(s) alternativo(s): | Children's and youth literature in the plots of women: Little red riding hood, stories of yesterday and today |
Autor: | Rocha, Glauce Viviane Ferreira da ![]() |
Primeiro orientador: | Perim, Regina Silva Michelli |
Primeiro membro da banca: | Braem, Eloisa Porto Corrêa Allevato |
Segundo membro da banca: | Dias, Ana Crelia Penha |
Resumo: | A dissertação de mestrado, que aqui se apresenta, focaliza, como tema, o feminino na literatura. Tendo como corpus ficcional algumas histórias de “Chapeuzinho Vermelho” que integram a tradição e a contemporaneidade, a pesquisa tem como objetivos: observar as estruturas sociais que modulam não apenas o comportamento dessas personagens femininas, como o próprio enredo e a estrutura narrativa; conceituar o feminismo e as lutas feministas; investigar e refletir sobre os discursos patriarcais e sua desconstrução a partir de um imaginário ocidental do comportamento feminino. Para isso, analisamos, pelo viés da intertextualidade, os contos de “Chapeuzinho Vermelho” na tradição, por meio das narrativas dos escritores Charles Perrault (1628-1703), Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) Grimm, e as narrativas contemporâneas Chapeuzinhos coloridos, de José Roberto Torero (1963-) e Marcus Aurelius Pimenta (1962-), potencialmente direcionadas à infância, e “A companhia dos lobos”, na obra O quarto de Barba Azul, de Angela Carter (1940-1992), passível de ser lida pelo público jovem e adulto. Partindo de uma metodologia comparatista, de cunho bibliográfico, focaliza-se o corpus ficcional à luz de diferentes teorias: os estudos sobre o feminismo têm por base os trabalhos de Lúcia Osana Zolin (2009), Glória Pondé (2018) e Djamila Ribeiro (2018); a abordagem histórica da sociedade francesa do século XVII apoia-se em Robert Darnton (1998), Marina Warner (1999) e Mariza Mendes (2000), enquanto a pesquisa sobre pós-modernidade firma-se em Zygmunt Bauman (2007, 2011); a perspectiva psicanalítica dos contos de fada baseia-se em Bruno Bettelheim (2002) e Diana Lichtenstein Corso e Mario Corso (2006); as análises de personagens fundamentam-se em Carlos Reis (2018); acerca da intertextualidade, em Julia Kristeva (1974); o revisionismo sustenta-se em Maria Cristina Martins (2015) e, tratando especificamente da literatura, em Antonio Candido (2014), Michèle Petit (2008), Sonia Salomão Khéde (1986), Nelly Novaes Coelho (2000) e Regina Michelli (2006) |
Abstract: | The master's dissertation, which it is presented here, focuses, as a theme, on the feminine subject in literature. Having as fictional corpus some stories of “Little Red Riding Hood” that integrate tradition and contemporaneity, a research aims to observe the social structures that modulate not only the behavior of these female characters, but also the plot and the narrative structure; conceptualize feminism and feminist struggles; investigate and reflect on patriarchal discourses and their deconstruction from a Western imaginary of female behavior. For this, we analyze, through the intertextuality bias, the contents of “Little Red Riding Hood” in tradition, by the narratives of the writers Charles Perrault (1628-1703), Jacob (1785-1863) and Wilhelm (1786-1859) Grimm, and the contemporary narratives Little colored riding hood, by José Roberto Torero (1963-) and Marcus Aurelius Pimenta (1962-), potentially directed to childhood, and “The company of wolves”, in the book The blood chamber, by Angela Carter (1940 - 1992), which can be read by young and adult readers. Starting from a comparative methodology, of bibliographic nature, the fictional corpus is focused in the light of different theories: the studies on feminism are based on the work of Lúcia Osana Zolin (2009), Glória Pondé (2018) and Djamila Ribeiro (2018); the historical approach of 17th century French society is based on Robert Darnton (1998), Marina Warner (1999) and Mariza Mendes (2000), while research on postmodernity is based on Zygmunt Bauman (2007, 2011); the psychoanalytic perspective of fairy tales is based on Bruno Bettelheim (2002) and Diana Lichtenstein Corso and Mario Corso (2006); character analysis is based on Carlos Reis (2018), about intertextuality, in Julia Kristeva (1974), revisionism is sustained by Maria Cristina Martins (2015) and, specifically dealing with literature, in Antonio Candido (2014), Michèle Petit (2008), Sonia Salomão Khéde (1986), Nelly Novaes Coelho (2000) and Regina Michelli (2006) |
Palavras-chave: | Chapeuzinho vermelho Intertextualidade Feminino Feminismo e literatura Perrault, Charles, 1628-1703. Chapeuzinho vermelho Grimm, Jacob, 1875-1867. Chapeuzinho vermelho Grimm, Wilhelm, 1786-1859. Chapeuzinho vermelho Literatura infantojuvenil - História e crítica Mulheres na literatura Little red riding hood Intertextuality Feminine |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | ROCHA, Glauce Viviane Ferreira da. A literatura infantojuvenil nas tramas do feminino: Chapeuzinho vermelho, histórias de ontem e hoje. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16579 |
Data de defesa: | 31-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao - Glauce Viviane Ferreira da Rocha - 2020 - Completa.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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