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Tipo do documento: Tese
Título: Migração do Nordeste para Rio das Pedras: um estudo de caso etnográfico
Título(s) alternativo(s): Migration from Northeast to Rio das Pedras: an ethnographic study
Autor: Rosa, Antonia Valbenia Aurélio 
Primeiro orientador: Mattos, Carmen Lucia Guimarães de
Primeiro membro da banca: Senna, Luiz Antonio Gomes
Segundo membro da banca: Puggian, Cleonice
Terceiro membro da banca: Melo, Sandra Cordeiro de
Quarto membro da banca: Alves, Walcéa Barreto
Resumo: A presente tese tem como objeto a relação do aluno migrante com a construção social da escola. Pauta-se na abordagem teórico-metodológica etnográfica para nortear os caminhos da pesquisa. Foram utilizados a entrevista, observação participante, caderno de campo, notas complementares, fotografias e produção de texto como um recorte para o lugar de pertencimento do aluno. O loci da pesquisa foi a comunidade de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro. Foi realizada entre os meses de abril e dezembro do ano de 2016. Os sujeitos primários foram: famílias em mobilidade, alunos e alunas da sala de aula do 4º ano; secundários: diretora, coordenadora, professores e funcionários membros da comunidade escolar. Os resultados do estudo surgiram da análise indutiva dos dados obtidos no relatório de campo, privilegiando as interlocuções teóricas das teses, dissertações e artigos científicos do mapeamento bibliográfico, de Mattos, Erickson, Bauman e Burgos. A tese questionou como se dá a construção social da escola, a partir da mobilidade dos sujeitos do Nordeste para o Rio das Pedras. Como objetivo geral, estudou e investigou a mobilidade dos sujeitos do Nordeste para a comunidade de Rio das Pedras e a construção social da escola. Dessa forma emergiram as categorias analíticas: família, deslocamento, condição socioeconômica e escola, que se entrelaçaram e compuseram os capítulos de resultados; i) mobilidade das famílias, entendendo-a como o processo de ir e vir, isto é, a mudança de um local para outro, neste estudo o ir significa o outro, aqui entendido como alteridade geográfica porque o outro é lugar, cidade, estado, isto é, uma relação de ausência e presença pautada na distância, de modo a situá-los na cultura local e as relações destes sujeitos com a escola; ii) a construção social da escola foi descrita através das atividades escolares e da aprendizagem, que revelaram como são entendidos os alunos da sala de aula pesquisada. Esses alunos, descendentes em sua maioria de nordestinos ou sendo eles os próprios imigrantes, residem na comunidade de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro. Vozes presentes no conselho de classe indicaram a possibilidade de se pensar sobre as práticas escolares e de sala de aula, onde a aprendizagem do aluno foi associada ao comportamento. As descrições e interpretações dos dados do campo foram averiguadas, possibilitando fazer um mapeamento da realidade dos sujeitos em mobilidade e da realidade no tempo presente, revelando a escola como um espaço de construção social nem sempre reconhece as identidades e os pertencimentos dos estudantes que convivem em uma mesma comunidade. Por fim, espera-se que esta pesquisa contribua para com o entendimento da escola como um espaço de construção social, a partir dos próprios sujeitos
Abstract: The aim of the present thesis is the relationship of the migrant student with the social construction of the school. It is based on the ethnographic theoretical-methodological approach to guide the research paths. The instruments used were interviews, participant observation, field notebook, complementary notes, photographs and text production as a clipping for the student’s place of belonging. The research loci were the community of Rio das Pedras, in Rio de Janeiro, held between April and December 2016. The primary subjects were: families in mobility, students in the 4th grade classroom; secondary subjects: principal, coordinator, teachers and staff members of the school community. The results of the study arose from the inductive analysis of the data obtained in the field report, favoring the theoretical interlocutions of theses, dissertations and scientific articles of bibliographic mapping. The thesis questioned: how is the social construction of the school, based on the mobility of subjects from the Northeast to Rio das Pedras? As a general objective, it studied and investigated the mobility of subjects from the Northeast to the Rio das Pedras community and the social construction of the school. Thus emerged the analytical categories: family, displacement, socioeconomic status and school, which intertwined and composed the result chapters; i) family mobility, understanding this as the process of coming and going, that is, moving from one place to another, in this study going means the other, here understood as geographical otherness because the other is place, city, state, that is, a relationship of absence and presence based on distance in order to situate them in the local culture and their relations with the school; ii) the social construction of the school was described through school activities and learning, which revealed how the students in the researched classroom are understood. These students, mostly descendants of northeastern Brazilians, immigrants themselves, that lives in the Rio das Pedras community in Rio de Janeiro. Voices in the class council indicated the possibility of thinking about school and classroom practices, where student learning was associated with behavior. The descriptions and interpretations of the field data were verified to elaborate a mapping of the reality of the subjects in mobility and the reality in the present time, revealing the school, as a space of social construction does not always recognize the identities and the belongings of the students who live together in the same community. Finally, it is expected that this research can contribute to the understanding of the school as a space of social construction, from the subjects themselves
Palavras-chave: Migration
Education
Northeast
Ethnography
Migração
Educação
Nordeste
Etnografia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROSA, Antonia Valbenia Aurélio. Migração do Nordeste para Rio das Pedras: um estudo de caso etnográfico. 2019. 151f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16606
Data de defesa: 16-Set-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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