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Tipo do documento: Tese
Título: Pensamento Social acerca das Viagens: Relações intergrupais e status
Título(s) alternativo(s): Social Thought About Travel: Intergroup Relationships and Status
Autor: Mendonça, Anderson Pereira 
Primeiro orientador: Wolter, Rafael Pecly
Primeiro membro da banca: Oliva, Ângela Donato
Segundo membro da banca: Gomes, Antonio Marcos Tosoli
Terceiro membro da banca: Naiff, Denis Giovani Monteiro
Quarto membro da banca: Lima, Marcus Eugenio Oliveira
Resumo: A presente tese investigou o Pensamento Social de baianos e cariocas acerca das viagens turísticas. O referencial teórico utilizado foi a Teoria das Representações Sociais, de Moscovici (1961), na vertente estruturalista de Abric (1994) e suas articulações com Modelos de Cognição Social, mais especificamente a noção de estereótipos, tendo como objetivo geral caracterizar o Pensamento Social de baianos e cariocas sobre as viagens turísticas, relacionando esses objetos, socialmente representados, com identidade e estereótipos. Especificamente buscou-se estudar o efeito do tipo de viagem, levando-se em consideração as diversas modalidades de viagem a valorização social do turista a partir de diferentes perspectivas metodológicas. A pesquisa está organizada a partir de três estudos, mas intimamente relacionados, conforme detalhamento a seguir: No primeiro foi realizado um estudo com finalidade exploratória para caracterizar a estrutura das Representações Sociais. A técnica, chamada de análise prototípica, segundo Wachelke e Wolter (2011) se aplica a respostas de associação livre, ou seja, frases ou expressões curtas fornecidas a um estímulo indutor que, no caso, foi o termo Viagem, permitindo assim a compreensão e diagnósticos ligados ao tema. Posteriormente esta foi combinada com uma análise de similitude para agrupar em conjuntos os elementos encontrados na análise anterior. Foi verificado que os grupos possuem similaridades no que diz respeito ao tipo de viagem praticada, segundo os diversos segmentos turísticos, a saber: Turismo de sol e praia e Turismo cultural, bem como suas práticas sociais de lazer e manifestações culturais, bem como a emergência da dimensão Família que teve uma representatividade expressiva. O segundo estudo teve a pretensão de verificar a possibilidade de trabalhar a articulação entre a Teoria das Representações Sociais em conformidade com a identidade e os estereótipos a partir da avaliação das dimensões encontradas no primeiro estudo por meio de análises de modelagem por equações estruturais exploratórias (ESEM). Os fatores encontrados foram: F1 Viagem, F2 Família, F3 Lazer e F4 Ócio. Não houveram diferenças significativas nos fatores F1, F3 e F4, o que manteve a coerência da semelhança entre os grupos. No fator F2, que se refere à dimensão família, houve diferença significativa entre os grupos (t = 2,29; df = 192; p<0,023), demonstrando ainda que a amostra da Bahia tende a valorizar mais a família quando comparada à amostra do Rio de Janeiro, mas não significa que os outros fatores não estejam ancorados ao núcleo afetivo das viagens turísticas tais como o lazer e o ócio. No terceiro estudo, foi realizada uma pesquisa quase-experimental a partir da caracterização do perfil de um sujeito, onde houve variação de comportamento nesse perfil e a VI apresentada por duas condições: uma onde o sujeito viaja, a outra onde esse sujeito não viaja. Diante disso os participantes responderam sobre o grau de aceitação do sujeito na sua percepção a partir da seguinte variável: ou o sujeito realiza viagens ou não. O efeito da resposta VD foi a percepção da pessoa descrita a partir de uma escala tipo Likert, que apontou uma semelhança na estruturação do Pensamento Social dos grupos pesquisados onde a avaliação não apresentou diferença significativa em relação a origem do viajante nem na origem do avaliador, ocorrendo significativamente somente em relação ao tipo da viagem, reiterando a hipótese desta como fator de distinção social e, dessa forma, sugerindo que as Representações Sociais gerenciam os estereótipos
Abstract: The present thesis investigated the Social Thought of Bahians and Cariocas on the tourist trips. The theoretical reference used was a Theory of Social Representations, by Moscovici (1961), in the structuralist perspective of Abric (1994) and its articulations with Models of Social Cognition, more specifically the notion of stereotypes, having as a general characteristic the Social Thought of Bahians and Cariocas on travel, relating these objects, socially represented, with identity and stereotypes. Specifically, we tried to study the effect of the type of trip, taking into account how different modalities of travel the tourist's social valuation from different methodological perspectives. The research is organized from three studies, but is related, with the following detailing: The first study was carried out with the objective of exploring a structure of the Social Representations. The technique, called prototypical analysis, second Wachelke and Wolter (2011) applies the free association responses, that is, short phrases or expressions provided to an inducer stimulus that, in this case, was the term diagnostics linked to the topic. Subsequently, this association was combined with a previous similarity analysis. It was verified that the groups have similarities, beach tourism and cultural tourism, as well as their social leisure practices and cultural manifestations, as well as the emergence of the Family species that had an expressive representativeness. The study study has a pretension of the potential of work to articulation between the Theory of Representations). They were found: F1 Travel, Family F2, F3 Leisure and F4 Leisure. There was no difference in F1, F3 and F4 factors, which maintained the consistency of similarity between the groups. No F2 factor, which refers to the family dimension, showed a greater difference between the groups (t = 2.29; df = 192; p <0.023), showing that a sample from Bahia is more valued when compared to the sample from Rio de January, but does not mean that the other factors are not anchored to the movement plan such as leisure and leisure. In the third study, a quasi-experimental study was carried out based on the characterization of the profile of a subject, since I presented a behavioral bias in this profile and a bias for two conditions: a question on the subject, another question on this subject. Faced with this, participants should have a degree of freedom of expression in their understanding. The effect of feedback VD for the perception of a partised type Likert, which will not fully include Thought Social studies in the standard of evaluation in the standard of travel Weight loss in relation to the type of trip, reiterating the role of a participant as a factor of social distinction and, thus, suggesting that Social Representations manage the stereotypes
Palavras-chave: Social Thought
Travel Destinations
Social Representation
Stereotypical
Pensamento Social
Viagem Turística
Representação Social
Estereótipo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Citação: MENDONÇA, Anderson Pereira. Pensamento Social acerca de Viagens: Relações intergrupais e status. 2018. 130 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, março, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16607
Data de defesa: 26-Mar-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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