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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16608
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Fábulas da ciência: discurso científico e fabulação especulativa |
Título(s) alternativo(s): | Fables of science: scientific discourse and speculative fabulation |
Autor: | Preger, Guilherme de Figueiredo ![]() |
Primeiro orientador: | Krause, Gustavo Bernardo Galvão |
Primeiro membro da banca: | Souza, Nabil Araújo de |
Segundo membro da banca: | Carneiro, Flavio Martins |
Terceiro membro da banca: | Santos, Claudete Daflon dos |
Quarto membro da banca: | Moriconi, Marco |
Resumo: | Este estudo apresenta uma nova abordagem para o problema das “Duas Culturas”, conforme proposto originalmente por C.P. Snow, em 1959. É um retorno à versão inicial, quando o físico apontava o hiato crescente entre os discursos das ciências exatas (ou duras) e o da literatura. A partir do conceito de narrativa, ou de narratividade, procura-se entender esse hiato como uma zona de ambivalência entre o discurso científico “analítico-referencial” e o discurso literário entendido como fabulação especulativa. O primeiro é um discurso que resguarda sua objetividade pelo apagamento dos traços do observador e da temporalidade. Este discurso também rejeita a presença da heterodiscursividade (ou heteroglossia), isto é, dos discursos provenientes de outros paradigmas. A fabulação especulativa é um discurso ficcional que privilegia a questão do conhecimento (ou da cognição) e enfrenta o problema cognitivo de outros mundos possíveis, incluindo mundos não antropológicos, bem como os devires do avanço técnico-científico. Como discurso literário, recupera a presença do observador através da figura do narrador, da temporalidade através do cronotopo e os heterodiscursos através dos múltiplos níveis diegéticos. Baseado no experimento da “dupla fenda”, a tese será dividida em quatro partes. Na primeira parte, com as fendas fechadas, há um capítulo teórico no qual se apresentam conceitos literários e científicos em busca de relações de proximidade, dentro de uma abordagem heurística. Na segunda parte, com uma fenda simples aberta, realiza-se uma análise do discurso científico analítico-referencial tal como proposto por Galileu em seu Diálogo sobre os sistemas do mundo ptolomaico e copernicano. Também é realizada uma análise estilística dos artigos científicos e da literatura de divulgação científica, em especial na obra Criação Imperfeita, de Marcelo Gleiser. Na terceira parte, com a outra fenda simples aberta, são realizadas leituras de duas obras ficcionais de fabulação especulativa: Solaris, de Stanislaw Lem, e Frankenstein, o Moderno Prometeu, de Mary Shelley. Na última parte, com as duas fendas abertas, analisam-se as interferências mútuas entre os dois discursos nos experimentos mentais e na obra As Cosmicômicas, de Italo Calvino. A tese conclui com a ideia de que essas interferências são inevitáveis quando se trata de abordar o caráter comunicativo e social da ciência; o estudo permite então uma melhor compreensão de anomalias na epistemologia contemporânea da ciência, tais como os critérios de inserção do observador no discurso (observador-participante), a natureza histórica da ciência e seu enfrentamento com discursos sem os critérios científicos de validação |
Abstract: | This study presents a new approach to the problem of "two cultures", as originally proposed by C.P. Snow, in 1959. I return to the initial version, when the physicist pointed the increasing gap between the discourses of the exact (or hard) sciences and literature. Based on the concept of narrative, or narrativity, it seeks to understand this gap as a zone of ambivalence between the "analytical-referential" scientific discourse and the literary discourse understood as speculative fabulation. The former is a discourse that covers its objectivity by erasing the traits of the observer and temporality. This discourse also rejects the presence of heterodiscursivity (or Heteroglossia), that is, the discourses from other paradigms. Speculative Fabulation is a fictional discourse that favors the question of knowledge (or cognition) and faces the cognitive problem of other possible worlds, including non-anthropological worlds, as well as the devises of technical-scientific advancement. As a literary discourse, it recovers the presence of the observer through the figure of the narrator, temporality through the Chronotope and the heterodiscourses through the multiple diegetic levels. Based on the "double slit" experiment, the thesis will be divided into four parts. In the first part, with the cracks closed, there is a theoretical chapter in which we present literary and scientific concepts in search of proximity relations, within a heuristic approach. In the second part, with a simple open slit, an analysis of the analytical-referential scientific discourse is carried out as proposed by Galileo in his Dialogue on the systems of the Ptolomaic and Copernican worlds. A stylistic analysis of scientific articles and scientific dissemination literature is also carried out, especially in Marcelo Gleiser's Criação Imperfeita. In the third part, with the other simple slit open, readings of two fictional works of speculative fabulation are performed: Solaris, by Stanislaw Lem, and Frankenstein, the modern Prometheus, by Mary Shelley. In the last part, with the two open cracks, we analyze the mutual interferences between the two discourses in the mental experiments and in the work of Italo Calvino, The Cosmicomics. This thesis concludes with the idea that these interferences are inevitable when it comes to addressing the communicative and social nature of science; the study allows a better understanding of anomalies in the contemporary epistemology of science, such as the criteria of insertion of the observer in discourse (participant observer), the historical nature of science and its coping with discourses without scientific criteria for validation |
Palavras-chave: | Discurso analítico-referencial Fabulação especulativa Paradigma Narratividade Galileu Galilei Marcelo Gleiser Stanislaw Lem Mary Shelley Italo Calvino Análise do discurso narrativo Paradigma (Linguística) Narrativa (Retórica) Literatura e ciência Galilei, Galileu, 1564-1642 - Crítica e interpretação Gleiser, Marcelo, 1959- - Crítica e interpretação Lem, Stanislaw, 1921- - Crítica e interpretação Shelley, Mary Wollstonecraft, 1797-1851 - Crítica e interpretação Calvino, Italo, 1923-1985 - Crítica e interpretação Analytical-referential discourse Speculative fabulation Paradigm Narrativity |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | PREGER, Guilherme de Figueiredo. Fábulas da ciência: discurso científico e fabulação especulativa. 2020. 351 f. Tese (Doutorado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16608 |
Data de defesa: | 12-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Guilherme de Figueiredo Preger - 2020 - Completo.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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