Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16617
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelos e simulações voltados para a relação entre o cálculo diferencial e integral e a dinâmica em cursos superiores
Título(s) alternativo(s): Models and simulations aimed at the relationship between the differential and integral calculus and dynamics in higher education courses
Autor: Bruno, Luigi Mickele de Jesus 
Primeiro orientador: Machado, Aline de Lima Guedes
Primeiro membro da banca: Esquincalha, Agnaldo da Conceição
Segundo membro da banca: Barbosa, Augusto Cesar de Castro
Terceiro membro da banca: Oliveira Junior, Rogério Luiz Quintino de
Resumo: A necessidade de evolução das estratégias de ensino em todos os níveis de educação é flagrante. Este trabalho se propõe a investigar a modelagem matemática e a modelagem computacional, como ferramentas de ensino relevantes. Através de um apanhado, verificou-se que embora o processo de modelagem já exista há séculos, sua aplicação em ambientes educacionais ainda é bastante incipiente. Ao longo do trabalho defende-se a tese de que atividades de modelagem e simulação permite estabelecer conexões claras entre a matemática e a física estudadas em nível superior, promovendo uma educação mais significativa e como consequência, otimizando o processo de Ensino/Aprendizagem. A conclusão desse trabalho se dá com a criação de um Objeto de Aprendizagem na forma de um blog que dispõe de modelos criados dentro do campo da dinâmica e da cinemática.
Abstract: The need for evolution of teaching strategies at all levels of education is blatant. This work aims to investigate mathematical modeling and computational modeling as relevant teaching tools. Through a bibliographical review, was found that, although the modeling process has existed for centuries, its application in educational environments is still quite incipient. Throughout the work, the thesis defended is that modeling and simulation activities allow establishing clear connections between mathematics and physics studied during higher education, promoting a more significant education and, as a consequence, optimizing the Teaching/Learning process. The completion of this work occurs with the creation of a Learning Object in the form of a blog, that has models created within the field of dynamics and kinematics.
Palavras-chave: Modeling
Mathematics
Physics
Modelagem
Matemática
Física
Objeto de aprendizagem
Ensino auxiliado por computador
Física – Modelos matemáticos
Física – Estudo e ensino
Cálculo diferencial e integral
Learning object
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: BRUNO, Luigi Mickele de Jesus. Modelos e simulações voltados para a relação entre o cálculo diferencial e integral e a dinâmica em cursos superiores. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16617
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Luigi Mickele de Jesus Bruno - 2019 - Completa.pdf4,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.