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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16618
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Resistindo para (re)existir: identidades trans por entre experiências e memórias com a escola |
Título(s) alternativo(s): | Resisting to (re)exist: about memories and trans identities in narratives and experiences with the school |
Autor: | Ganem, Bruno Rodrigues ![]() |
Primeiro orientador: | Amaro, Ivan |
Primeiro membro da banca: | Couto Junior, Dilton Ribeiro do |
Segundo membro da banca: | Sepúlveda, Denize de Aguiar Xavier |
Terceiro membro da banca: | Jesus, Jaqueline Gomes de |
Resumo: | A Dissertação “Resistindo para (Re)existir: identidades trans por entre experiências e memórias com a escola” está vinculada ao curso de mestrado do Programa de Pós -Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC/FEBF). É um estudo que tem por objetivo centrar- se na investigação das trajetórias de 6 pessoas trans na relação com a escola e a expulsão a que são forçosamente submetidas, procurando compreender como elas acontecem. De que forma a instituição escolar, através de um cistema educacional que interdita corpos e diferenças, é percebida por esses alunos a alunas? De que forma a presença de pessoas trans nas escolas contribui para a desconstrução e reiteração de práticas cisheteronormativas? Como ressignificam suas trajetórias nesses espaços de constantes enfrentamentos e disputas? A proposta de utilização da conversa como resgate de suas memórias com a escola é a escolha metodológica para o desenvolvimento da pesquisa e conduz a escrita, além de intentar promover uma reflexão teórico-metodológica sobre as experiências dessa população com a educação. As suas atuações em resistência pelos espaços da escola foram fundamentais no processo de construção do conhecimento a partir da escuta ativa e percepção de cada encontro da pesquisa. Como espaços de reiteração das cisheteronormas, as escolas demarcam e diferenciam as identidades trans que em constantes enfrentamentos acabam por assujeitar-se cotidianamente. Precarizadas e em condições abjetas, as identidades trans disputam suas existências com os diversos sujeitos da escola na medida em que interagem com ela. Suas experiências em meio às relações de poder no cistema educacional são estigmatizadas por enquadramentos que as tornam menos vivíveis. Existências que, em ordem de resistência, lutam por (re)existências: existem outra vez por suas experiências ressignificadas |
Abstract: | The Dissertation “Resisting to (Re)exist: trans identities between experiences and memories with the school” is linked to the master's course of the Postgraduate Program in Education, Culture and Communication in Urban Peripheries (PPGECC / FEBF). It is a study that aims to focus on investigating the trajectories of 6 trans people in relation to the school and the expulsion to which they are necessarily subjected, trying to understand how they happen. As spaces for reiterating heteronorm(cis), schools demarcate and differentiate trans identities that in constant confrontations end up subjecting themselves daily. The proposal to use conversation as a rescue of their memories is the methodological choice for the development of field research and conducts writing, in addition to trying to promote a theoretical-methodological reflection on the experiences of this population with education. When paying attention to their resistance actions in the school spaces, I want to lead them in the process of building knowledge based on what we exchange, feel, perceive and hear from our meetings. Precarious and in abject conditions, trans identities dispute their existence with the different subjects of the school as they interact with it. Their experiences in the midst of power relations in the ciseducational theme are stigmatized by frameworks that would make them less livable. Existences that, in order of resistance, (re)exist. They exist again because of their reframed experiences |
Palavras-chave: | Transsexuality Education Identity School Resistance Transexualidade Educação Identidade Escola Resistência Identidade de gênero |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | GANEM, Bruno Rodrigues. Resistindo para (re)existir: identidades trans por entre experiências e memórias com a escola. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16618 |
Data de defesa: | 6-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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Dissertação - Bruno Rodrigues Ganem - 2020 - Completa.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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