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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma reflexão sobre background e foreground de alunos do terceiro ano do ensino médio de escola estadual de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, para a produção de duas aulas
Título(s) alternativo(s): A reflection on background and foreground of students of the 3rd year of high school from of Santa Cruz state school, west side of Rio de Janeiro, for the production of two classes
Autor: Ferreira, Luís Philipe Barrozo 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Silva, Patrícia Nunes da
Segundo membro da banca: Pereira, Pedro Carlos
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar possibilidades de questionamentos sobre as circunstâncias sociais, econômicas, políticas e tecnológicas nas quais estão inseridos alunos e professores de matemática. E, para isso, abordaremos o conceito de duas vertentes relevantes da Educação Matemática. A primeira se trata da Etnomatemática, que aborda a influência da cultura sobre o processo de ensino-aprendizagem de matemática. Já a segunda está relacionada aos conceitos da Educação Matemática Crítica, que procura enxergar o background e o foreground dos alunos como ativos para o desenvolvimento de suas perspectivas pessoais e sua inclusão em sociedade como sujeitos e protagonistas de suas realidades. Ambas propõem a democratização do ensino de matemática e a redução da hierarquização do conhecimento de matemática, que também fomenta a discrepância entre classes sociais. E, para situar sobre essas circunstâncias, fazemos um breve passeio pelo tempo-espaço em Santa Cruz, um bairro grande e populoso da zona oeste do Rio de Janeiro. Por fim, seguirá a apresentação de duas aulas temáticas, dadas em 2017 para uma turma de 3º ano do ensino médio, em uma escola estadual de Santa Cruz. Concluímos que a matemática fornece instrumentos conceituais que favorecem uma revisão crítica da realidade por parte dos atores presentes na sala de aula.
Abstract: The purpose of this dissertation is to analyze possibilities of questions about the social, economic, political and technological circumstances in which mathematics studentes and teachers are inserted. And, for this, we will approach the concept of two relevant sides of Mathematical Education. The first is Ethnomathematics, which addresses the influence of culture on the process of teaching and learning mathematics. The second is related to the concepts of Critical Mathematical Education, which seeks to see students' background and foreground as assets for the development of their personal perspectives and their inclusion in society as subjects and protagonists of their realities. Both propose the democratization of mathematics teaching and the reduction of the hierarchy of mathematical knowledge, which also fosters discrepancy between social classes. And, to put it in these circumstances, we take a brief walk through time-space in Santa Cruz, a large, populous neighborhood located in the west of Rio de Janeiro. And lastly, it follows the presentation of two non-traditional classes, given in 2017 to a 3rd year high school class at Santa Cruz, a public school. We conclude that mathematics provides conceptual instruments that favor a critical review of reality by actors in classroom.
Palavras-chave: Background
Foreground
Ethnomathematics
Critical mathematics education
Etnomatemática
Educação matemática crítica
Santa Cruz (Rio de Janeiro, RJ)
Educação matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: FERREIRA, Luís Philipe Barrozo. Uma reflexão sobre background e foreground de alunos do terceiro ano do ensino médio de escola estadual de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, para a produção de duas aulas. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16619
Data de defesa: 18-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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