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Tipo do documento: Dissertação
Título: Pontuação em Linguagem Matemática
Título(s) alternativo(s): Punctuation in mathematical language
Autor: Thomé , Matheus dos Santos 
Primeiro orientador: Silva, Jaime Velasco Câmara da
Primeiro coorientador: Cunha, Sueli Ferreira da
Primeiro membro da banca: Meira, Janeisi de Lima
Segundo membro da banca: Prouvée, Laurent Marcos
Resumo: A pontuação, independentemente da linguagem que estivermos considerando, é uma das mais importantes áreas de sua gramática, pois é essencial para o entendimento de um texto. Em linguagem matemática, evidentemente, o uso da pontuação também é importante. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes situações em que uma expressão matemática deve ser pontuada, e os motivos pelos quais essas pontuações são utilizadas. Para fundamentar este estudo, inicialmente são apresentados os conceitos, já determinados, da gramática da linguagem matemática (como os dialetos, os processos de formação de palavras, os estilos de leitura e caracteres que indicam uma pontuação), para em seguida, realizar um paralelo com determinados casos que necessitam de pontuação em língua portuguesa. Neste contexto, são encontradas semelhanças entre situações que carecem de pontuação nas duas linguagens. Ao analisarmos essas semelhanças, nota-se que o uso de uma pontuação adequada faz com que certas frases sejam mais claras, evitando assim ruídos, ambiguidades e interpretações incorretas. Com o propósito de eliminar, com o auxílio da pontuação, certos tipos de ruído, analisamos o que são expressões matemáticas ambíguas e o que as ocasionam; além de observar as características e as estruturas de expressões que podem ter o seu sentido alterado, caso não seja pontuada ou seja pontuada incorretamente. Além desses dois casos, na linguage matemática, uma ausência ou uso incorreto de pontuação ocasiona, em certos casos, expressões incoerentes matematicamente, sendo esta mais uma situação onde o emprego correto da pontuação se faz necessário.
Abstract: Punctuation, independently of the language we are considering, is one of the most important grammar areas, since it is essential for understanding a text. In mathematical language, the correct use of the punctuation is also very important. In this point of view, the present study aims to present different situations in which a mathematical expression should be punctuated, and the reasons why these punctuations are used. Initially, some grammar concepts of mathematical language are presented to support this study, such as dialects, words formation processes, reading styles and characters that indicate punctuation. Afterwards, a parallel is made with certain cases that require punctuation in portuguese language. In this context, similarities are found between situations that need punctuation in these two languages. When these similarities are analyzed, should be noted that the use of an appropriate punctuation makes certain phrases clearer, thus avoiding noise, ambiguity and incorrect interpretations. In order to eliminate certain kinds of noise, using some pontuation, we analyze ambiguous mathematical expressions and their causes; we also observed the characteristics and structures of expressions that may have their meaning changed, if its punctuation is missing or made incorrectly. In these cases, besides the ambiguity and the altered meaning, it can cause mathematically inconsistent expressions, and it is one more situation where the correct use of punctuation is necessary.
Palavras-chave: Punctuation
Mathematical Language Grammar
Pontuação
Gramática da Linguagem Matemática
Interpretação de expressões
Matemática
Notação matemática
Interpretation of expressions
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: THOMÉ , Matheus dos Santos. Pontuação em Linguagem Matemática. 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16620
Data de defesa: 18-Set-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

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