Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16636
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A retextualização como recurso relevante para um ensino técnico mais produtivo |
Título(s) alternativo(s): | Retextualization as a relevant resource for more productive technical education |
Autor: | Lopes, Thiago Wallace Rodrigues dos Santos ![]() |
Primeiro orientador: | Pereira, Maria Teresa Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Santos, Denise Salim |
Segundo membro da banca: | Fonseca, Aytel Marcelo Teixeira da |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar aspectos que sirvam para delinear e caracterizar uma proposta didático-pedagógica para o ensino de Língua Portuguesa em cursos técnicos, por meio do uso de gêneros textuais ligados à área de atuação profissional. Utilizamos, portanto, a noção de gêneros discursivos estabelecida por Bakhtin (2011) retomada e reconfigurada dentro da perspectiva sociodiscursiva da Linguística Textual. Tomamos, então, como aporte teórico-metodológico os estudos do círculo bakhitiniano acerca dos gêneros discursivos e a releitura que Marchuschi (2007) e Rojo et. al. (2015) fazem da teoria exposta por Bakhtin (2011). Elaboramos uma proposta didática para a leitura, compreensão e produção do gênero textual Ofício Circular no ensino de Língua Portuguesa dentro da Educação Básica Técnica e Tecnológica, com o foco nas turmas do primeiro ano do curso técnico em Agroecologia do CTUR. A proposta de pesquisa se mostra como parte de uma importante reflexão sobre o que lecionar quando se ensina Língua Portuguesa para futuros profissionais agrícolas. Preparamos, então, uma sequência didática que visava à produção final de uma Recomendação Técnica. Para tal, tomamos por base a ideia de retextualização defendida por Dell'Isola (2007) e Marcuschi (2010a). Apresentamos uma situação real em que o técnico precisa transmitir orientação a um produtor e solicitamos que os alunos fizessem a Recomendação a partir do gênero Ofício Circular e do conhecimento de outras disciplinas. Consideramos que a compreensão da emergência dos gêneros a partir de situações comunicativas reais é fundamental para a construção de um conhecimento linguístico mais amplo. O gênero Ofício Circular, bem como o Recomendação Técnica, integra o cotidiano do técnico agrícola, transitando nas esferas discursivas jurídica, documental e profissional, cujos discursos recobrem as nossas formas de receber e de transmitir informações e estar na sociedade em que vivemos, daí a relevância de seu estudo para formar, não apenas técnicos, mas cidadãos, capazes de se colocar no mundo pelo uso da língua. |
Abstract: | The present research aims to analyze aspects that serve to outline and characterize a didactic-pedagogical proposal for the teaching of Portuguese Language in technical courses, through the use of textual genres linked to the area of professional practice. Therefore, we use the notion of discursive genres established by Bakhtin (2011) taken up and reconfigured within the sociodiscursive perspective of Textual Linguistics. We take, then, as a theoretical-methodological contribution the studies of the Bakhitinian circle about the discursive genres and the rereading that Marchuschi (2007) and Rojo et. al. (2015) make the theory exposed by Bakhtin (2011). We prepared a didactic proposal for reading, understanding and producing the textual type Circular Letter in the teaching of Portuguese Language within Basic Technical and Technological Education, focusing on the first year classes of the technical course in Agroecology at CTUR. The research proposal appears as part of an important reflection on what to teach when teaching Portuguese language to future agricultural professionals. Then, we prepared a didactic sequence that aimed at the final production of a Technical Recommendation. For this, we take as a base the idea of retextualization defended by Dell'Isola (2007) and Marcuschi (2010a). We present a real situation in which the technician needs to transmit guidance to a producer and we ask the students to make the Recommendation based on the Circular Letter genre and the knowledge of other disciplines. We consider that the understanding of the emergence of genders from real communicative situations is fundamental for the construction of a broader linguistic knowledge. The Circular Letter genre, as well as the Technical Recommendation, integrates the daily life of the agricultural technician, moving through the legal, documentary and professional discursive spheres, whose speeches cover our ways of receiving and transmitting information and being in the society in which we live, hence the relevance of his study to train, not only technicians, but citizens, capable of placing themselves in the world through the use of language. |
Palavras-chave: | Retextualization Portuguese language teaching Textual genres Retextualização Ensino de língua portuguesa Gêneros textuais Língua portuguesa - Estudo e ensino Linguística Textos Ensino técnico |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | LOPES, Thiago Wallace Rodrigues dos Santos. A retextualização como recurso relevante para um ensino técnico mais produtivo. 2020.136 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16636 |
Data de defesa: | 30-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação -Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes - 2020 - Completa.pdf | 7,46 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.