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Tipo do documento: Tese
Título: O pictorialismo e a revista photogramma: fotografia, anacronismo e história da arte
Título(s) alternativo(s): Pictorialism and photogramma magazine: photograhy, anachronism and art history
Autor: Herzog, Catia Silva 
Primeiro orientador: Rodrigues, Antonio Edmilson Martins
Primeiro membro da banca: Nery, Laura Moutinho
Segundo membro da banca: Parente, Andre de Souza
Terceiro membro da banca: Salis, Fernando Alvares
Quarto membro da banca: Silva, Sergio Luiz Pereira da
Resumo: A hipótese desta tese é a de que o pictorialismo se constitui como uma fórmula estética frequentemente atualizada na cultura brasileira. Observando as peculiaridades do pictorialismo no Brasil, procurei localizar os momentos, desde a tradição artística nacional forjada no século XIX, em que essa tendência da fotografia se mostrava. Para realizar este exercício, utilizei o conceito de anacronismo de forma empírica: no choque entre gêneros e linguagens distintas e em diferentes contextos e períodos históricos, surgiu uma fórmula estética encoberta na história da fotografia brasileira - o pictorialismo. Ao longo do trabalho, se torna visível que suas atualizações são frequentes e ocorrem em espaços diversos, espaços estes que seriam inimagináveis para os fotógrafos pictorialistas brasileiros do início do século XX. Assim, d’A Moreninha de Joaquim Manuel de Macedo à Moreninha da Geração 80 - das pinturas tumulares de Fayum às fotopinturas do sertão do Cariri e de Anna Mariani a JR – atentei para o trânsito e a mutação do pictorialismo entre temporalidades e gêneros artísticos diversos para comprovar sua sobrevivência - ainda que invertida - na cultura de massas e na arte contemporânea.
Abstract: The hypothesis of this thesis is that pictorialism is an aesthetic formula that is frequently updated in Brazilian culture. Observing the peculiarities of pictorialism in Brazil, I tried to locate the moments, since the national artistic tradition forged in the 19th century, when this tendency of photography showed itself. To carry out this exercise, I used the concept of anachronism in an empirical way: in the clash between different genres and languages and in different contexts and historical periods, an aesthetic formula hidden in the history of Brazilian photography - pictorialism - emerged. Throughout the work, becomes visible that its updates are frequent and occur in different spaces, spaces that would be unimaginable for Brazilian pictorial photographers of the beginning of the 20th century. Thus, from Joaquim Manuel de Macedo's A Moreninha to Moreninha from Geração 80 – and from the tomb paintings of Fayum to the photopints of the sertão do Cariri and from Anna Mariani to JR - I noticed the transit and the mutation of pictorialism between different temporalities and artistic genres to prove its survival - althought inverted - in mass culture and contemporary art.
Palavras-chave: Photography
Photography in historiography
Brazilian newspapers
Pictorialism (Photography movement)
Fotografia (Brasil)
Fotografia na historiografia
Jornais brasileiros
Pictorialismo (Movimento fotográfico) - Brasil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: HERZOG, Catia Silva. O pictorialismo e a revista photogramma: fotografia, anacronismo e história da arte. 2020. 232 f . Tese (Doutorado em História) - Centro de Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16637
Data de defesa: 30-Nov-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em História

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