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Tipo do documento: Dissertação
Título: Deficiência visual e ensino de segunda língua: o efeito da manipulação tátil nas práticas de ensino
Título(s) alternativo(s): Visual impairment and second language: the effect of tactile manipulation in teaching practices
Autor: Mello, Isabel Cristina Ribeiro de 
Primeiro orientador: Augusto, Marina Rosa Ana
Primeiro membro da banca: Figueiredo, João Ricardo Melo
Segundo membro da banca: Cardoso, Janaina da Silva
Resumo: Esta é uma pesquisa de campo com alunos cegos do Instituto Benjamin Constant, a qual visa verificar em que medida a utilização de material tátil ajuda os cegos na aprendizagem e retenção de conteúdos em Língua Estrangeira (LE)/ Segunda Língua (L2). Essa proposta foi considerada a partir dos estudos de Landau e Gleitman (1985) que contrastam o percurso de aquisição de uma criança vidente e uma criança cega na língua materna, indicando a relevância das atividades em que a criança cega manipula objetos para poder construir representações mentais. Assim, esta dissertação enfoca a relevância de se tentar incorporar ao ensino de L2, por meio de atividades, o contexto natural de aprendizagem que o cego vivencia em sua língua materna, utilizando-se a manipulação tátil sempre que possível. Para verificar esta hipótese, seguiu-se a orientação psicolinguística, optando pelo método experimental, a partir da comparação entre grupos controle e experimental, submetidos a condições distintas, cuja eficácia é medida a partir de instrumentos comuns. Esse estudo busca investigar o desempenho de estudantes cegos nestes grupos, focando duas abordagens para o ensino/ aprendizagem de vocabulário e a organização de frases em L2; (i) o tradicional, ou seja, por meio de traduções e de atividades escritas para a prática da triagem de palavras nas sentenças, e (ii) por meio de manipulação tátil para o reconhecimento de objetos e associação com vocabulário, bem como o manuseio de cartões para a prática de construção de sentenças em L2. Tem-se, ainda, a preocupação de se inserir as atividades em contextos culturais relevantes. Os resultados obtidos indicam melhor desempenho do grupo experimental em relação à retenção de vocabulário, mas pior desempenho na tarefa de ordem de palavras na sentença. Os resultados indicam, ainda, que os estudantes se mostram mais motivados com o uso de manipulação tátil em atividades de ensino/ aprendizagem de L2. Observa-se que a prática escrita se mostra relevante tanto para a assimilação de estruturas quanto para a retenção de vocabulário e deve ser associada à prática de manipulação. Esta investigação consiste, assim, em uma contribuição para a reflexão do professor de L2 no que concerne às especificidades do aluno cego no planejamento das atividades de aula
Abstract: This is a field research with blind students from Benjamin Constant Institute, which aims to verify to what extent the use of tactile material helps the blind in learning and retaining content in foreign language (FL)/ second language (L2). This proposal was based on the studies of Landau and Gleitman (1985) which contrasted the acquisition path of a sighted child and a blind one in their mother tongue, indicating the relevance of activities in which the blind child manipulates objects in order to build mental representations. Thus, this dissertation focuses on the relevance of trying to incorporate into the L2 teaching, through activities, the natural context of learning that the blind person experiences in their mother tongue, using tactile manipulation whenever possible. To verify this hypothesis, psycholinguistic orientation was followed, opting for the experimental method, with the comparison between control and experimental groups, submitted to different conditions, whose effectiveness is measured through common instruments. This study seeks to investigate the performance of blind students in these groups, focusing on two approaches to teaching/ learning vocabulary and organizing sentences in L2: (i) the traditional one through translation and written activities for the practice of word sorting in sentences, and (ii) through tactile manipulation for the recognition of objects and association with vocabulary, as well as the handling of cards for the practice of sentence building in L2. There is also a concern to insert activities in relevant cultural contexts. The results obtained indicate a better performance of the experimental group as to the retention of vocabulary but a worse performance in the task of sentence word order. The results also indicate that students seem to be more motivated with the use of tactile manipulation in activities concerning the teaching/ learning of L2. It is observed that the written practice seems to be relevant both for the assimilation of structures and the retention of vocabulary and that it should be associated with the manipulation practice. This investigation thus makes a contribution to the L2 teacher’s reflection regarding the specificities of the blind student in the planning of the classroom activities
Palavras-chave: Tactile manipulation
Second language
Vocabulary
Meaning
Manipulação tátil
Segunda língua
Vocabulário
Significado
Educação de pessoas cegas
Aquisição da segunda língua
Pessoas com deficiência visual – Educação
Material didático
Blind people education
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MELLO, Isabel Cristina Ribeiro de. Deficiência visual e ensino de segunda língua: o efeito da manipulação tátil nas práticas de ensino. 2020. 223 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16644
Data de defesa: 27-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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