Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16645
Tipo do documento: Dissertação
Título: Yriádobá da Ira à Flor: influxos artaudianos via mitodologia em arte
Título(s) alternativo(s): Yriádobá from Ira to Flower: Artaudian inflows via mythology in art
Autor: Ribeiro, Adriana Rolin Lopes Oliveira 
Primeiro orientador: Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de
Primeiro membro da banca: Silva, Denise Espírito da Silva
Segundo membro da banca: Almeida, Verônica Fabrini Machado de
Terceiro membro da banca: Costa, Luana Antunes
Resumo: O presente trabalho parte de uma escrita performática, tendo o mito afro-brasileiro Obá como suporte, em sua complexidade entre guerra e amor. A pesquisa põe o mito de Obá em f(r)icção (LYRA, 2011) com minha história pessoal, tramando encruzilhadas movediças de criação numa perspectiva de descida ao “sul” da cabeça (FABRINI, 2013). Esta trama de criação dá-se por meio da Mitodologia em Arte, conceito/prático desenvolvida pela Prof. Dra. Luciana Lyra (2011; 2014; 2015). A proposição mitodológica traduz-se por um caminho que o artista procura entrever no sentido de aperfeiçoar o pluralismo das imagens colhidas nas suas experiências pessoais e artetnográficas em contínuo atrito. Este artista de f(r)icção (LYRA, 2011) modela, ficciona, em roçadura direta com o plano do real. Também no teatro proposto por Antonin Artaud (2006) com o que eu chamo de Influxos Artaudianos (2019), o corpo sem espaço para os órgãos e em plena potência de afecções, destrói as coerções e as castrações, produz novas possibilidades simbólicas, desnuda-se e reage diante da força de sua fragilidade, pois perturba o repouso dos sentidos. Esse corpo segue o fluxo de sua natureza do inconsciente, cria gestos gratuitos e personifica o arquétipo através da cena enquanto cerimônia. É um corpo espasmódico que religa suas energias internas e dança às avessas, refazendo seus mitos espirituais, perigosos e inapreensíveis
Abstract: The present work starts from a performative writing, having the Afro-Brazilian myth Obá as support, in its complexity between war and love. The research puts Obá's myth into fiction (LYRA, 2011) with my personal history, plotting shifting crossroads of creation in a perspective of descent to the “south” of the head (FABRINI, 2013). This plot of creation takes place through Mythology in Art, concept / practice developed by Prof. Dr. Luciana Lyra (2011; 2014; 2015). The mythological proposition translates into a path that the artist seeks to glimpse in order to perfect the pluralism of the images collected in his personal and artetnographic experiences in continuous friction. This f (r) fiction artist (LYRA, 2011) models, fictions, in direct brush with the plane of the real. Also in the theater proposed by Antonin Artaud (2006) with what I call Artaudian Influxes (2019), the body without room for organs and full of affections, destroys coercions and castrations, produces new symbolic possibilities, denuded. he reacts to the force of his fragility, for it disturbs the repose of the senses. This body follows the flow of its unconscious nature, creates free gestures, and personifies the archetype through the scene as a ceremony. It is a spasmodic body that relocates its internal energies and dances inside out, remaking its spiritual myths, dangerous and unintelligible
Palavras-chave: Myth of Oba
Mythology in art
Artaudian inflows
Scene suling
Images of the unconscious
Mito de Obá
Mitodologia em arte
Influxos artaudianos
Suleamento da cena
Imagens do inconsciente
Arte e mitologia
Mitologia africana na arte
Imagem corporal na arte
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: RIBEIRO, Adriana Rolin Lopes Oliveira. Yriádobá da Ira à Flor: influxos artaudianos via mitodologia em arte. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16645
Data de defesa: 20-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Adriana Rolin Lopes Oliveira Ribeiro - 2019 - Completa.pdf9,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.