Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16645
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Yriádobá da Ira à Flor: influxos artaudianos via mitodologia em arte |
Título(s) alternativo(s): | Yriádobá from Ira to Flower: Artaudian inflows via mythology in art |
Autor: | Ribeiro, Adriana Rolin Lopes Oliveira ![]() |
Primeiro orientador: | Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
Primeiro membro da banca: | Silva, Denise Espírito da Silva |
Segundo membro da banca: | Almeida, Verônica Fabrini Machado de |
Terceiro membro da banca: | Costa, Luana Antunes |
Resumo: | O presente trabalho parte de uma escrita performática, tendo o mito afro-brasileiro Obá como suporte, em sua complexidade entre guerra e amor. A pesquisa põe o mito de Obá em f(r)icção (LYRA, 2011) com minha história pessoal, tramando encruzilhadas movediças de criação numa perspectiva de descida ao “sul” da cabeça (FABRINI, 2013). Esta trama de criação dá-se por meio da Mitodologia em Arte, conceito/prático desenvolvida pela Prof. Dra. Luciana Lyra (2011; 2014; 2015). A proposição mitodológica traduz-se por um caminho que o artista procura entrever no sentido de aperfeiçoar o pluralismo das imagens colhidas nas suas experiências pessoais e artetnográficas em contínuo atrito. Este artista de f(r)icção (LYRA, 2011) modela, ficciona, em roçadura direta com o plano do real. Também no teatro proposto por Antonin Artaud (2006) com o que eu chamo de Influxos Artaudianos (2019), o corpo sem espaço para os órgãos e em plena potência de afecções, destrói as coerções e as castrações, produz novas possibilidades simbólicas, desnuda-se e reage diante da força de sua fragilidade, pois perturba o repouso dos sentidos. Esse corpo segue o fluxo de sua natureza do inconsciente, cria gestos gratuitos e personifica o arquétipo através da cena enquanto cerimônia. É um corpo espasmódico que religa suas energias internas e dança às avessas, refazendo seus mitos espirituais, perigosos e inapreensíveis |
Abstract: | The present work starts from a performative writing, having the Afro-Brazilian myth Obá as support, in its complexity between war and love. The research puts Obá's myth into fiction (LYRA, 2011) with my personal history, plotting shifting crossroads of creation in a perspective of descent to the “south” of the head (FABRINI, 2013). This plot of creation takes place through Mythology in Art, concept / practice developed by Prof. Dr. Luciana Lyra (2011; 2014; 2015). The mythological proposition translates into a path that the artist seeks to glimpse in order to perfect the pluralism of the images collected in his personal and artetnographic experiences in continuous friction. This f (r) fiction artist (LYRA, 2011) models, fictions, in direct brush with the plane of the real. Also in the theater proposed by Antonin Artaud (2006) with what I call Artaudian Influxes (2019), the body without room for organs and full of affections, destroys coercions and castrations, produces new symbolic possibilities, denuded. he reacts to the force of his fragility, for it disturbs the repose of the senses. This body follows the flow of its unconscious nature, creates free gestures, and personifies the archetype through the scene as a ceremony. It is a spasmodic body that relocates its internal energies and dances inside out, remaking its spiritual myths, dangerous and unintelligible |
Palavras-chave: | Mito de Obá Mitodologia em arte Influxos artaudianos Suleamento da cena Imagens do inconsciente Arte e mitologia Mitologia africana na arte Imagem corporal na arte Myth of Oba Mythology in art Artaudian inflows Scene suling Images of the unconscious |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | RIBEIRO, Adriana Rolin Lopes Oliveira. Yriádobá da Ira à Flor: influxos artaudianos via mitodologia em arte. 2019. 219 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16645 |
Data de defesa: | 20-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao - Adriana Rolin Lopes Oliveira Ribeiro - 2019 - Completa.pdf | 9,97 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.