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Tipo do documento: Dissertação
Título: Que rádio é esse?: memórias, questionamentos e perspectivas do rádio não-comercial brasileiro
Título(s) alternativo(s): Which radio is this?: memories, questions and perspectives of Brazilian non-commercial radio
Autor: Oliveira, Thiago Pereira Regotto de 
Primeiro orientador: Costa, Mauro José Sá Rego
Primeiro membro da banca: Rego, Alita Villas Boas de Sá
Segundo membro da banca: Aguiar, Leonel Azevedo de
Resumo: Em tempos de globalização, convergência de mídias e redes de rádio por satélite a importância das emissoras públicas, educativas e comunitárias na manutenção de um senso de pertencimento cultural e social a uma comunidade, localidade, região ou país é de grande relevância. O rádio no Brasil tornou-se nas últimas décadas um veículo praticamente restrito aos interesses comerciais, deixando de lado outras funções possíveis, tais como seu uso para a educação. Um papel também das rádios não-comerciais neste novo momento, onde as velhas e as novas mídias colidem, pode garantir condições a uma maior variedade e pluralidade na emissão de vozes e opiniões por grupos e coletivos representados a nível local, estadual, regional e nacional, o que pode ajudar uma democratização da participação politica. O uso rádio para a educação, para a difusão cultural, para experimentações sonoras e todo e qualquer outro fim que não tivesse espaço no mercado privado, são a alma desta outra forma de fazer rádio. Mesmo existindo há muito tempo, a forma de financiamento dependente do Estado e as influências do governante no poder, sempre frearam e até mesmo zeraram todas as expectativas e avanços deste rádio não-comercial. Com este potencial de criação e crescimento e esta história fragmentada, o rádio não-comercial chegou ao século XXI e precisa ser repensado neste novo contexto que vivemos. Outro ponto fundamental nesta reflexão é o questionamento sobre que tipo de emissora pública realmente existe no país. Verifica-se na verdade um movimento nesse sentido a partir do começo dos anos 2000, quando emissoras de rádio e televisão mantidas pelo Estado passaram a se autoproclamar como públicas. Mas o que as diferencia como públicas e não como estatais? Uma emissora ao se tornar pública deixa de ser educativa? Para explorar esta história, vamos partir de alguns conceitos gerais para pontuar nosso trajeto, logo depois vamos visitar alguns conceitos da palavra público e por último serão apresentados 3 estudos de casos.
Abstract: In times of globalization, media convergence and satellite radio networks, the importance of public, educational and community broadcasters in maintaining a sense of cultural and social belonging to a community, locality, region or country is of great relevance. The radio in Brazil has become in the last decades a vehicle practically restricted to commercial interests, leaving aside other possible functions, such as its use for education. A role also for non-commercial radio in this new moment, where old and new media collide, can guarantee conditions for a greater variety and plurality in the issuance of voices and opinions by groups and collectives represented at local, state, regional and national levels, which can help democratize political participation. The use of radio for education, for cultural dissemination, for sound experiments and any other purpose that did not have space in the private market, are the soul of this other way of making radio. Even though it has existed for a long time, the form of financing dependent on the State and the influence of the ruler in power, have always stopped and even zeroed all expectations and advances of this non-commercial radio. With this potential for creation and growth and this fragmented history, non-commercial radio has reached the 21st century and needs to be rethought in this new context that we live in. Another fundamental point in this reflection is the questioning about what type of public broadcaster really exists in the country. In fact, there has been a movement in this direction since the early 2000s, when radio and television stations maintained by the State started to self-proclaim themselves as public. But what differentiates them as public and not as state? When a broadcaster goes public, is it no longer educational? To explore this story, we will start from some general concepts to punctuate our journey, soon after we will visit some concepts of the word public and finally 3 case studies will be presented.
Palavras-chave: Public communication
Education
Culture
Comunicação pública
Rádio
Educação
Cultura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: OLIVEIRA, Thiago Pereira Regotto de. Que rádio é esse?: memórias, questionamentos e perspectivas do rádio não-comercial brasileiro. 2015. 74f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16648
Data de defesa: 14-Out-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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