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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16652
Tipo do documento: Tese
Título: Evolução da vida e criação artística em Bergson
Título(s) alternativo(s): Evolution de la vie et création artistique selon Bergson
Life evolution and artistical creation according to Bergson
Autor: Lima Filho, Pedro 
Primeiro orientador: Dias, Rosa Maria
Primeiro membro da banca: Dias, Mário José
Segundo membro da banca: Rosa, Rafael Rocha
Terceiro membro da banca: Gueron, Rodrigo
Quarto membro da banca: Barros, Tiago Mota da Silva
Resumo: Nesta pesquisa, propõe-se a estudar a evolução da vida e a criação artística. São dois fenômenos distintos que aparentemente não apresentam relações um com o outro. Contudo, a diversidade de espécies de seres vivos que encontramos na face da Terra evidenciam que a vida se desenvolve pela evolução. A evolução não é apenas uma teoria, mas, também, um fenômeno comprovado pelas ciências atuais. Ela nos indica que a vida se desenvolve por um processo criativo incessante e que não se esgota no surgimento de uma nova espécie. Por outro lado, temos as artes. Elas resultam da criatividade humana. Uma obra de arte não esgota o afã criativo do homem. Portanto, encontramos na criatividade um elemento comum que se encontra tanto na evolução da vida quanto na criação artística. Além desta observação, as ciências humanas comprovam que a arte sempre esteve presente na cultura da humanidade. Não importando a era, pré-histórica ou não, as atividades humanas sempre mostraram traços de elementos artísticos. Tendo como ponto de partida a criatividade na vida e na arte, damos início à busca de possíveis relações existentes entre a evolução da vida e a criatividade artística. Haveria realmente ligação entre a arte e a vida? Haveria princípios ou regras comuns entre os dois fenômenos? Ou, seria mera fantasia tecer relações entre os dois fenômenos? Para responder a estas questões, buscamos suporte filosóficos nas obras de Henri Bergson e suporte psicológico nas publicações de Henry Maudsley e de Théodule-Armand Ribot. Não deixamos de considerar as novas descobertas da biologia e da medicina para responder aos questionamentos postos.
Abstract: Dans cette recherche, on étudie l’évolution de la vie et la création artistique. Ils sont des phénomènes tout à fait distincts qui apparemment il n’y a pas de rapport entre eux. Cependant, la diversité des espèces de êtres vivants qui nous rancontrons sur la face de la planète nous montre que la vie se développe par évolution. L’évolution n’est pas seulement une théorie, mais un phénomène déjà approuvé par la science actuelle. Elle nous montre que la vie est un procèss créatrice sans interruption qui ne s’épuise pas au but du épanouissement d’une nouvelle espèce. A côté de cela, il y a les arts. Elles sont le produit de la créativité humaine. Une oeuvre d’art n’épuise non plus l’élan créatrice du artiste. Pour ça, on trouve que la créativité devient un élément commun à l’évolution de la vie et à l’activité créatrice du l’homme. En outre, les sciences humaines attestent que l’art a été depuis l’apparition du l’homme présente dans la culture de l’humanité; n’importe sur quel era nous nous rapportons, la préhistoire ou l’era actuelle, les productions humanines sont pleines de traces artistiques. Ayant la créativité comme point de départ tantôt à la vie aussi bien que à l’art, on se met à la recherche de possibles rapports existants entre l’évolution de la vie et la création artistique. Il y aurait vraiment de liaisons entre vie et l’art? Il y aurait de principes ou de règles communs entre les deux phénomènes? Ou serait-il simple fantaisie de la pensée la hypotèse de que il y a de rapports entre eux? Pour répondre à ces questions, on s’appuis sur la philosophie de Henri Bergson et sur les publications psicologiques de Henry Maudsley et de Théodule-Armand Ribot. On n’a pas laissé de compter sur les plus récentes découvertes dans les domaines de la biologie et de la médicine pour répondre à les questions qui on été proposées.
In this research, the life evolution and the artistical creations are set under investigation. They represent phenomenons so differents that apparently there is no connection between them. But, the diversity of species of living beings that we find all over the Earth show us that life develops itself by evolution. Evolution is not only a theory but a phenomenon alread aproved by nowadays sciences. So, evolution shows itself as a process without interruption that do not finish by the outbreak of a new spieces. Besides this, there’s art. Art ist the product of human creativity. A piece of art also do not extinguishes the creative impulse of the artist. For this reason we think that creativity is the commun factor between life evolution and artistical creation. After all, humain sciences have shown us that art is part of man activities since his appearence; no matter the era or age we consider, the prehistorical or the actual times, human productions are full of artistical traces. By setting creativity as starting-point for the investigation of life and art, we get started to the research of possible existing ties between life evolution and artistical creation. Should it there be a link between life and art? Should it there be common principles and rules equaly liable to explain both phenomenons? Or would be simple imagination to consider the existence of such a link. To answer these questions, we rely on Henri Bergson’s philosophy and on the psychological publications by Henry Maudsley and Théodule-Armand Ribot. We also rely on most recent discoveries in the fields of biology and of medicine aiming to respond to the issues that have been posed.
Palavras-chave: Art - Philosophy
Evolution
Vital force
Creation (Literary, artistic, etc.)
Aesthetics
Elan vital
Evolution de la vie
Création artistique
Sentiment esthétique
Arte - Filosofia
Evolução
Bergson, Henri, 1859-1941
Energia vital
Criação (Literária, artística, etc)
Estética
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: LIMA FILHO, Pedro. Evolução da vida e criação artística em Bergson. 2021. 354 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/16652
Data de defesa: 10-Mar-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

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